10 projetos de carros mostrados no Salão do Automóvel que queríamos no Brasil

Conceitos até saíram do projeto inicial, mas por algum motivo acabaram não chegando à linha de produção
Vinicius Moreira
Por
31.03.2024 às 23:41 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Conceitos até saíram do projeto inicial, mas por algum motivo acabaram não chegando à linha de produção

Todo carro vendido atualmente já foi um projeto, que virou conceito e só depois testado para ser colocado em produção na linha de montagem. Por isso, algumas ideias até saem da prancheta e se tornam realidade quando viram carros conceito, como já ocorreu no famoso Salão do Automóvel de São Paulo e tantos outros mostras pelo mundo, mas que, por motivos diversos, acabaram não vingando.

Quem nunca pensou em ter uma versão esportiva do último VW Gol? Já pensou em ver um Fiat Uno conversível rodando por aí (iria faltar lugar para a escada)? E se dissermos que já houve até Chevrolet Onix pronto para o uso em uma pista de corrida, você acredita?

Você também pode se interessar:

A lista não para por aí, em comum, ambos os modelos citados foram expostos como conceitos, chamaram a atenção, porém, ficaram apenas no campo do “e se”. Mas quem sabe algum dos conceitos que vamos descrever não sirvam de inspiração para futuros projetos. Confira abaixo 10 projetos de carros que já deram as caras nos Salões do Automóvel mundo afora anos atrás.

Saveiro Rocket

Nada mais justo que chamar um projeto de Rocket (foguete) para mostrar um conceito de picape compacta com ares de esportivo. Foi assim que a Volkswagen apresentou a Saveiro Rocket no Salão do Automóvel em 2010. O modelo tinha bancos concha do VW Golf R32 e manopla de câmbio do Golg GTI, nada mal.

Motor: 1.4 TSI com câmbio manual de seis marchas

Potência: 122 cv de potência e torque de 20,4 kgfm

Creta picape

Apresentada no Salão do Automóvel de 2016, a versão picape do Creta tinha como apelo chamar a atenção do público mais jovem. O conceito foi batizado de Creta STC.

Motor: Sem a confirmação, o mais provável é que a picape recebesse as motorizações do Creta, 1.6 e 2.0

Potência: 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque (1.6)/ 166 cv de potência e 20,6 kgfm de torque

SUV da Fiat Toro

Baseado no conceito apresentado como Fastback, a Fiat apresentou no Salão do Automóvel de 2018 um modelo que ficou conhecido como SUV da Toro por usar a mesma plataforma da picape. Até era esperado que o atual Fiat Fastback seria o SUV cupê da Toro, mas ele tomou um caminho diferente e virou a variante cupê do Pulse.

Motor: Sem confirmar a sua motorização, é possível que o modelo trouxesse os motores da Toro, que à época tinha o 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel

Potência: 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (etanol)/ 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque (diesel)           

Fiat Argo Sting

O Fiat Argo costuma figurar entre os carros mais vendidos do Brasil com frequência. Mas foi no 30º Salão do Automóvel (2018) que o hatch mais tenha chamado a atenção. Isso porque trazia rodas aro 17 na cor preta, faróis exclusivos Full LED e uma pintura bicolor.

Motor: 1.8 E.torQ flex com câmbio automático de seis marchas

Potência: 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (etanol)/ 135 cv de potência e 18,8 kgfm de torque (gasolina)

Itens exclusivos: Logo da vespa desenvolvido, rodas aro 17 na cor preta, pintura bicolor, faróis Full LED e opção de troca de marchas por aletas no volante

VW Gol GT Concept

O VW Gol conceito, que mais tarde inspiraria o Gol Last Edition, foi apresentado também no Salão do Automóvel de 2016. O modelo trouxe um design único que deixou os fãs do Gol ansiosos por um dia ter a versão comercializada.

Motor: 1.0 TSI flex (com a mesma configuração do Golf)

Potência: 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque

VW Budd.e

Com cara de uma VW Kombi versão século XXI, a marca alemã apresentou a VW Budd.e no Salão do Automóvel em Las Vegas, nos Estados Unidos. O conceito foi o primeiro apresentado sobre a plataforma MEB, projetada para ser a base dos veículos elétricos da marca.

Motor: elétricos, posicionados na dianteira e traseira. Na frente, o trem de força gera 136 de potência e 20,4 kgfm de torque, enquanto o traseiro 170 cv e 29,6 kgfm de torque.

Potência: Combinados, os motores elétricos rendem 306 cv de potência.

VW T-Cross Breeze

Apresentado no Salão Internacional de Genebra (2016), na Suíça, o VW T-Cross Breeze feito sobre a plataforma MQB antecipou a chegada do VW T-Cross que chegaria ao Brasil em 2018.

Motor: 1. 0 TSI de três cilindros

Potência: 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque

Onix Track Day

Quem visitou o stand da Chevrolet no Salão do Automóvel de 2014 pode encontrar um Chevrolet Onix preparado para as pistas. O Onix Track Day foi reajustado com suspensão, freios e sistema de exaustão, tudo para aguentar o novo propulsor.

Motor: 1.8 16V Ecotec, câmbio manual de 6 marchas e tração dianteira

Potência: 150 cv de potência e 18,9 kgfm

VW Golf GTE Sport

Com um design interior e exterior completamente futurístico, a VW apresentou no Salão de 2016 uma versão híbrida do VW Golf. Batizado de GTE Sport, o conceito tinha potência de esportivo e bem diferente do Golf convencional.

Motor: 1.6 TSI, dois motores elétricos de 115 cv de potência cada um

Potência: 414 cv e potência combinada e 68,6 kgfm de torque/ velocidade máxima de 280 km/h e 0 a 100 km/h em 4,3 segundos

Fiat Uno Cabrio

Quem visitou o Salão do Automóvel no Brasil em 2010 deve se lembrar do conceito do Fiat Uno conversível. Para ser apresentado, o Uno ganhou reforços estruturais, já que não teria mais o reforço do teto e colunas B e C.

Motor: 1.4 turbo de 16V ( o mesmo do Punto T-Jet) com câmbio manual de cinco marchas

Potência: 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários