18 carros elétricos e híbridos que serão lançados em 2022

Brasil superou pela primeira vez a barreira de 30.000 veículos eletrificados emplacados em 2021, e quer subir o volume ainda mais
Renan Bandeira
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30.12.2021 às 11:00 • Atualizado em 29.05.2024
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Brasil superou pela primeira vez a barreira de 30.000 veículos eletrificados emplacados em 2021, e quer subir o volume ainda mais

Os veículos eletrificados (elétricos e híbridos) estão ganhando cada vez mais espaço no coração dos brasileiros.

Até o fim de novembro deste ano, o Brasil já havia atingido a marca de 30.440 emplacamentos de veículos equipados com uma das duas tecnologias, segundo levantamento do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores do Ministério da Infraestrutura).

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O número soma a venda de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, e representa uma fatia de 1,7% do total de emplacamentos no período, que é de 1.780.906 unidades, segundo a Fenabrave (federação nacional dos  concessionários).

As fabricantes querem aproveitar a maré boa e aumentar essa representatividade no próximo ano, lançando mais opções no mercado. Confira 18 novidades elétricas e híbridas que devem pintar já em 2022 por aqui:  

BYD Han (elétrico)

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A BYD decidiu entrar de vez no mercado de automóveis no Brasil. E veio logo com o pé na porta, apresentando de uma só vez dois veículos elétricos que estarão nas lojas em 2022. Um deles é o Han, um sedan com padrão premium, visual invocado e interior bastante tecnológico. 

Ele terá dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Juntos, geram 494 cv e permitem que o três-volumes acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

Leia também: BYD Han: sedan elétrico será mais legal, completo e barato que SUV Tan

BYD Tan (elétrico)

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O Tan será o primeiro BYD a desembarcar aqui. O SUV já foi apresentado pela marca em novembro e está em pré-venda, mas ganhou espacinho em nossa lista porque chegará apenas no primeiro trimestre de 2022.

O primeiro lote deve ter 200 unidades. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar perto de R$ 500.000, como a Mobiauto já contou em outro artigo. Ele será empurrado por dois motores elétricos - um sobre cada eixo - que rendem 517 cv e 69,3 kgfm combinados. O 0 a 100 km/h prometido é de 4,6 segundos.

BYD Song Plus (híbrido)

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Para o segundo semestre do próximo ano, a BYD prepara novidades híbridas. Um dos modelos é o SUV cupê Song Plus, que ainda não tem especificações informadas. 

Até o momento, sabe-se que ele chegará para brigar com o Toyota RAV4 Hybrid, por causa de suas dimensões (4,65 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos).

Leia também: BYD encarará Corolla e RAV4 com SUV e sedan híbridos que fazem 26 km/l

BYD Qin (híbrido)

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O sedan híbrido Qin também deve chegar no segundo semestre, mas, assim como o SUV Song Plus, não há muitas informações sobre as especificações de motor e equipamentos. 

Mas sua missão será tentar brigar com as versões híbridas de Toyota Corolla sedan e novo Honda Civic, já que suas dimensões são similares (4,76 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos).

VW ID.3 (elétrico)

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O VW ID.3 deve ser o primeiro automóvel 100% elétrico da marca alemã vendido no Brasil. Tido por muitos como o “sucessor elétrico do Golf”, com uma pegada mais amiga do meio ambiente, o hatch será empurrado por um motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm.

Leia também: VW ID.3: órfãos do Golf estão preparados para um sucessor elétrico no Brasil?

VW ID.4 (elétrico)

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O VW ID.4 é outro veículo da ofensiva 100% elétrica da Volkswagen no Brasil. O SUV terá uma missão mais difícil por aqui, já que pode ter como concorrentes os já conhecidos Volvo XC40 Recharge e BMW i3, dependendo de sua faixa de preço. O motor elétrico é o mesmo do ID.3. 

JAC E-J7 (elétrico)

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A JAC seguirá com seu plano zero-emissão em 2022. Depois de lançar o SUV e-JS4 e o subcompacto e-JS1 neste ano, a marca trará ao Brasil o sedan E-J7, que promete ter preço competitivo (mais barato que os premium, pelo menos) e motor elétrico de 192 cv e 34,6 kgfm.

Leia também: Avaliação: JAC e-JS1, elétrico chinês com peças de VW e toque de Mercedes

Kia Sportage (híbrido)

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O novo Kia Sportage foi apresentado neste ano com visual bastante ousado. Como a Mobiauto já contou, ele vai desembarcar no Brasil com uma inédita versão híbrida plug-in, usando o motor 1.6 turbo a gasolina de 180 cv auxiliado por um elétrico de 91 cv, atingindo uma potência combinada de 265 cv.

Kia Niro (híbrido)

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O Niro é outro modelo da ofensiva da Kia de carros amigos do ambiente. A nova geração do SUV foi apresentada mundialmente há cerca de um mês, e a marca espera a chegada do veículo para homologação no Brasil. 

Ainda não há muitas informações, mas ele foi lançado em versões híbridas convencionais e plug-in, além de uma configuração 100% elétrica. 

Leia também: Kia terá SUV híbrido em novembro no Brasil para sair do esquecimento

Novo Honda Civic (híbrido)

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A nossa reportagem mostrou o último Civic nacional saindo da linha de produção. Não teremos mais o sedan médio fabricado no Brasil, mas a 11ª geração virá importada e, provavelmente, híbrida, para bater de frente com o Toyota Corolla Hybrid. Ao que tudo indica, usará o mesmo trem de força do Accord.

Renault Kwid (elétrico)

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O subcompacto metido a SUV ganhará uma configuração elétrica. O Kwid E-Tech vai brigar no primeiro degrau dos veículos amigos do ambiente aqui. Será apresentado junto com o facelift de meia vida do modelo, no fim de janeiro, mas deve chegar de fato ao mercado em julho.

A Renault promete que, apesar de importado da China, o Kwid E-Tech terá um pacote exclusivo para nosso mercado, com um motor mais forte que o de 45 cv e 12,6 kgfm equipa o Renault City K-ZE comercializado na China e o Dacia Spring vendido na Europa.

Leia também: Exclusivo: Renault Kwid ganhará versão elétrica no Brasil em 2022

Jeep Compass 4Xe (híbrido)

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O Jeep Compass ganhou um tapa no visual e o novo motor 1.3 turboflex neste ano. Mas a Stellantis ainda prepara a chegada de sua versão 4xe, que fará do Compass o primeiro híbrido do grupo no Brasil.

Ela virá importada da Itália e terá o motor 1.3 turbo a gasolina com calibração de 180 cv, auxiliado por um elétrico de 60 cv, formando uma potência combinada de 240 cv. O primeiro atua no eixo dianteiro e o segundo traciona o traseiro, formando juntos a tração integral do SUV, chamada de “4xe” pela marca.

VW Tiguan eHybrid (híbrido)

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A Volkswagen tirou o Tiguan atual de linha e as concessionárias já se preparam para receber o SUV com visual renovado. O veículo terá lista de equipamentos atualizada e o inédito sistema eHybrid, que combina o propulsor 1.5 TSI térmico com um elétrico, chegando a 245 cv. O sistema inclui recarga externa.

Leia também: Novo VW Tiguan ficará assim para encarar Jeep Commander e Tiggo 8 Plus

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug (híbrido)

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A “oitava maravilha do mundo” deve ganhar uma versão híbrida. O visual é o da versão Pro, que já contamos os detalhes em outro artigo, e o SUV será empurrado pelo motor 1.5 turbo a gasolina de 156 cv e 23,5 kgfm.

Ele será aliado a três elétricos, sendo dois dianteiros (um gerador e um de tração) e um traseiro (de tração), formando a tração integral. Ainda não há dados de potência e torque combinados, mas o consumo será de incríveis 80 km/l - podendo ficar acima dos 100 km/l.

Chevrolet Bolt (elétrico)

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O Chevrolet Bolt ia chegar de cara nova neste ano, mas os problemas com incêndio em diversas unidades nos Estados Unidos mudaram os planos da marca. O facelift do monovolume deve ser lançado agora em 2022 e a principal novidade estará na parte estética, já que seu motor elétrico de 200 cv e 36,7 kgfm será mantido.

Leia também: Risco de incêndio: Chevrolet pede para manter Bolt longe de outros carros

Ford Mustang Mach E (elétrico)

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Do Mustang, o Mach E só leva o nome mesmo. Nada de músculos ou carroceria cupê esportiva: o modelo é um SUV cupê com poucos traços do muscle car, e que ainda troca o motor V8 Coyotte por outro 100% elétrico. 

Com a chegada ao Brasil prometida para o ano que vem, só resta saber qual configuração irá desembarcar por aqui. Nos Estados Unidos, a versão de entrada rende 270 cv e 59 kgfm e a de topo, 487 cv e 87,7 kgfm. Apostamos mais na última.

GWM Big Cat (elétrico)

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A Great Wall Motors quer chegar com força total ao Brasil. A marca comprou a área fabril que era da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), e já registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) um SUV elétrico que nem a China tem. 

Trata-se do Cherry Cat (ou Big Cat), da divisão de elétricos ORA. Ainda não se sabe os dados da motorização, mas o veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de Xangai deste ano e herdará a carroceria do Wey (outra divisão da GWM) Machiatto.

Leia também: Great Wall registra no Brasil SUV elétrico de luxo que nem a China tem

Volvo C40 Recharge (elétrico)

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Este já nasceu como 100% elétrico e é uma versão cupê do SUV elétrico XC40 Recharge. O Volvo C40 Recharge deve desembarcar no Brasil no primeiro semestre de 2022, mas ainda não se sabe se virá na configuração mais básica, de 231 cv, ou na mais completa, de 408 cv.

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