5 carros de família para quem não tem dinheiro para um SUV

Lista inclui peruas e as famosas minivans que fizeram sucesso na década passada
Diego Dias
Por
22.08.2024 às 12:18
Compartilhe:
Lista inclui peruas e as famosas minivans que fizeram sucesso na década passada

O segmento de SUVs já domina o mercado brasileiro de automóveis 0km, tanto que já representam nada menos do que 48,03% das vendas no acumulado de 2024 até julho. Com preço inicial de R$ 100 mil neste segmento, restam os carros usados, mas ainda assim infelizmente para uma parcela da população são modelos com preços não muito acessíveis.

Você pode se interessar por: 

Sabemos que muitos desses modelos têm proposta de carro familiar, mas para quem não tem dinheiro para comprar um SUV, ainda existem boas opções no mercado de carros usados, representado pelas minivans e peruas, que ainda eram carros presentes nos anos 2000. Dito isso, separamos 5 carros de família para quem não pode comprar um SUV – e que podem ser encontrados com preço até de R$ 30.000.

Chevrolet Meriva

Fruto de um projeto nacional, a Chevrolet Meriva é uma minivan (ou monovolume) que foi vendida no Brasil entre 2003 e 2012. É uma ótima opção para quem procura um carro numa faixa de preço entre R$ 20.000 e R$ 30.000, sendo um carro desenvolvido a partir da plataforma do Corsa C e que teve seu projeto feito pela engenharia brasileira – sendo até aproveitada pela Europa, onde foi vendida pela Opel e Vauxhall.

Com apenas 4,04 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, a Meriva é um carro com amplo espaço interno, seja considerando a área para as pernas ou para a cabeça – por conta do teto elevado. Tem versões com motor 1.4 flex de até 106 cv e 13,1 kgfm de torque a partir de 2009, enquanto o 1.8 está disponível desde seu lançamento, sendo até mais condizente com a proposta familiar da minivan pela maior potência de até 114 cv e o maior torque de 17,7 kgfm, útil para quando o carro estiver carregado.

Fiat Palio Weekend

Última perua produzida no Brasil, a Fiat Palio Weekend, que se chamou Weekend na sua fase final de vida, é sem dúvidas uma das melhores opções quando se pensa em um carro de proposta familiar. Vendida entre 1997 e 2020, teve somente uma geração baseada na plataforma 178 – sim, aquela derivada do Palio da segunda metade dos anos 1990.

Apesar de ter um entre-eixos de 2,43 metros, considerado pequeno para os padrões atuais, a perua compacta esbanja espaço no porta-malas com seus 460 litros, volume que pode aumentar com os bancos da segunda fileira rebatidos. Na faixa de até R$ 30.000, pode-se encontrar unidades até 2013. A robustez e a facilidade de manutenção também são uma de suas marcas, utilizando o famoso motor 1.4 Fire de até 86 cv em seu último ciclo, bem como o motor 1.8 E.torQ de até 132 cv e 18,9 kgfm de torque nas versões Adventure, de estilo aventureiro.

Fiat Idea

Temos mais um carro da Fiat na lista que não podia ficar de fora: a Fiat Idea. Comercializada entre 2005 e 2016 em terras tupiniquins, a minivan desenho feito por nada menos do que Giorgetto Giugiaro em sua primeira fase (que durou até 2010), mas se destaca pelo porte compacto de 3,95 metros de comprimento, mas com muito espaço interno – como é comum nesses monovolumes.

O porta-malas comporta 380 litros, enquanto um de seus marcos é o famoso teto solar panorâmico Skydome e as lanternas de LED da segunda fase, sendo um dos primeiros carros nacionais com tal tecnologia. A motorização, por sua vez, varia desde o 1.4 Fire ao 1.8 de origem GM, passando pelo 1.6 e 1.8 E.torQ na versão reestilizada. É possível encontrar carros até 2014 na faixa de preço até R$ 30.000.

Renault Logan

Aparece aqui o primeiro sedan compacto, mas que de compacto só tem a classificação mesmo porque sempre entregou bastante espaço, é o Renault Logan. Vendido no Brasil desde 2007, o sedan ainda está à venda e sempre foi uma opção interessante para quem procura um carro de baixo custo e bastante espaço, sem contar o porta-malas de nada menos que 510 litros na versão atual.

Vendido desde sempre com motor 1.0 e 1.6, é melhor você dar preferência para as configurações com o motor maior, que rende até 106 cv e 15,5 kgfm de torque nos modelos mais novos (2014 considerando modelos até R$ 30.000). A robustez e ser o queridinho dos taxistas e motoristas de aplicativo até pouco tempo também indicam que o sedan é uma boa opção.

Volkswagen Spacefox

Por fim mais uma perua para a nossa lista: a VW Spacefox. Apesar de ter sido vendida de 2006 a 2019, vamos considerar por aqui somente a primeira fase da perua – ou sportvan, termo que a Volkswagen tentou emplacar na época de seu lançamento. Na faixa de até R$ 30.000 podemos achar boas unidades até 2010 da Spacefox, que traz como apelo o teto alto e um desenho mais interessante do que o próprio Fox, sem contar o porta-malas de 430 litros.

Debaixo do capô temos sempre o famoso motor 1.6 flex de até 104 cv e 15,6 kgfm de torque, que faz parceria com o câmbio MQ200 de cinco marchas conhecido pelos engates precisos da marca. Sem dúvidas é uma opção para quem valoriza também um carro mais prazeroso ao dirigir e que seja prático, ficando o senão apenas pelos bancos não tão confortáveis quanto seus rivais mencionados aqui.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários