5 Carros legais de até R$ 50.000 que podem te dar dor de cabeça
No mercado brasileiro temos os veículos ditos racionais, aqueles em que as pessoas querem a melhor opção para o deslocamento diário e sem muito custo, mas por outro lado temos também os carros desejados – e que nem sempre são garantia de uma ótima compra. Pensando nisso, elegemos 5 carros legais de até R$ 50.000 que você pode comprar, mas que podem te dar dor de cabeça em um momento.
Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na MobiautoPublicidade
Você pode se interessar por:
- Os 10 SUVs mais econômicos do Brasil na faixa dos R$ 150 mil
- 5 Carros que são vendidos no Brasil e você com certeza não sabe
- 10 carros 1.0 seminovos que mais valorizaram no Brasil no último ano
- 5 sedans da Chevrolet que antecederam o Cruze e deixaram saudades
É verdade que você pode se divertir a bordo de um desses cinco modelos que vamos descrever na lista, mas também podem te surpreender (não positivamente) por diversos fatores. Seja porque existe um problema crônico em determinado projeto ou porque algum veículo não emplacou muito no mercado brasileiro – e aí boa sorte no encontro de peças de reposição. Vamos à lista.
Chevrolet Captiva V6
Como não se lembrar da Chevrolet Captiva V6, SUV que foi lançado no mercado brasileiro em meados de 2008. Com porte médio, ele se destacava pelo seu visual robusto e o motor V6 3.6 naturalmente aspirado, que na época entregava nada menos do que 261 cv de potência e 32,9 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em nada menos do que 8,5 segundos, um tempo bastante baixo para um SUV com mais de 1.800 kg de peso.
A questão do Captiva ser um modelo que pode dar dor de cabeça é que o utilitário contou com muitos problemas relacionados ao seu câmbio automático de seis marchas. A principal questão é que a transmissão tinha o costume de dar trancos e ainda ter dificuldades nas trocas, sem contar que poderia ainda travar nos casos mais graves. Não à toa o preço do SUV por aí fica próximo até das versões mais simples com motor 2.4 de quatro cilindros.
Fiat Marea
Sem dúvidas o Fiat Marea é o carro mais conhecido do Brasil por ter problemas ou com sua alcunha de “carro bomba” – fama que aliás vai até além do mundo automotivo. O modelo foi lançado tanto como sedan como perua (famosa Marea Weekend), e se destacou no final da década de 1990 ao trazer debaixo do capô o motor cinco cilindros em linha, com opções de motor 2.0 turbo ou 2.4 naturalmente aspirado, com nada menos do que 182 cv de potência na versão sobrealimentada.
O que mais afetava (e afeta) o Fiat Marea, no qual ele ficou com a má fama, é a questão do óleo utilizado – época em que proprietários colocavam óleo mineral em vez de sintético, bem como a correia dentada que estourava porque muitos donos desistiam da troca porque o motor precisava ser retirado do cofre para tal manutenção. O resto é história.
Ford Focus Poweshift
Eis aqui um dos hatches médios mais interessantes que já passaram pelo mercado brasileiro: o Ford Focus. Os modelos da terceira geração que foram vendidos no Brasil entre 2013 e 2017 são os mais novos que pode encontrar, trazendo um desenho ainda atual e um bom pacote de equipamentos. A questão é que as versões 2.0 de até 178 cv, principalmente, traziam o famoso e mal falado câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas. A transmissão é conhecida por trepidações, sem contar os problemas por perda de potência. Muitos proprietários à época entraram na justiça contra a marca do oval, tamanha a dor de cabeça.
Hyundai Azera
O Hyundai Azera trazia um belo motor V6 3.3 a gasolina de 265 cv de potência nos modelos 2010/2011, que o alçava como um dos modelos mais interessantes quando o assunto era performance no segmento. O nível de equipamentos de série e conforto também era um de seus destaques.
Suas maiores questões ficam pela manutenção mais salgada, principalmente por exigir mão de obra especializada, bem como pelo maior desgaste da suspensão e pastilhas de freios por conta do peso elevado – que sofre mais nas ruas lunares do Brasil. Pesa também o fato de muitos carros da lista: ter um preço mais popular e assim ter sua manutenção negligenciada pelos novos donos, que acabam não fazendo as trocas corretas de peças por conta do valor salgado.
Volkswagen Jetta 2.5
Por
fim outro sedan cinco cilindros na lista: o Volkswagen Jetta 2.5, que foi
comercializado no Brasil entre 2007 e 2011. Também vendido como Jetta Variant
em sua versão perua, o modelo trazia debaixo do capô o motor 2.5 aspirado de
cinco cilindros que entregava 170 cv e 24,5 kgfm de torque. O câmbio era
automático de seis marchas, da Aisin, que é conhecido pela suavidade. O modelo
pode apresentar problemas em bomba de vácuo ou mesmo desgaste na transmissão,
que acaba dando trancos neste caso.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.