Avaliação: BYD Han 2023, sedan elétrico de patrão está ainda mais forte
Todo mundo só quer saber de SUVs, isso é uma dura verdade. Mas os sedans ainda têm seu valor. Ah, como tem... Ainda mais quando estamos falando de um modelo com forte apelo esportivo, com aceleração de tirar o fôlego e assentado ao chão. Sim, estamos falando do chinês BYD Han. Que, por sinal, é um modelo elétrico. Mas isso é quase detalhe.
É preciso deixar os preconceitos de lado quando falamos de automóveis chineses, porque, sim, eles já alcançaram um padrão respeitoso de construção. Isso vale, inclusive, para entender que carros chineses costumam ser atualizados em uma velocidade maior a que estamos acostumados em um país com projetos de tão baixo custo como o Brasil.
Vejamos o exemplo do próprio BYD Han: foi lançado em nosso mercado no início deste ano e já vai mudar! A Mobiauto conheceu e andou no facelift do sedan executivo em primeira mão no Electric Experience, evento voltado a experiências com carros elétricos e híbridos que vai de 8 a 15 de novembro no Haras Tuiuti, interior de São Paulo.
Segundo nossas apurações, o Han renovado chegará às lojas como linha 2023 em dezembro. Em princípio, a ideia é manter o preço em R$ 539.990, o que não chega a ser lá uma etiqueta das mais acessíveis. Todavia, o sedan está mais forte, com autonomia maior e novidades tanto visuais quanto no acabamento interno e na lista de equipamentos.
Leia também: Avaliação: Audi Q5 TFSIe é híbrido de meio milhão bom de consumo
O que muda no BYD Han 2023
Os retoques são sutis. No balanço dianteiro, o modelo recebeu um para-choque com novos recortes na base, incluindo duas tomadas laterais de caráter aerodinâmico. A grade cromada passa a contar com a inscrição BYD em alfabeto latino no lugar do nome Han inscrito em sinograma mandarim. Os faróis full-LED inteligentes trocaram as luzes azuis pelas brancas.
As rodas ainda são de liga leve diamantadas aro 19, mas ostentam um novo desenho com dez raios em forma de Y, intercalados nas cores prata e preta. Eles acasulam freios Brembo a disco microperfurados nas quatro posições. Os para-lamas traseiros foram encurtados, a fim de encaixar um para-choque traseiro maior, que também possui novos desenhos internos.
Por fim, as lanternas traseiras têm desenho mais similar ao de um Jaguar, com guias de LED entrelaçados e integradas pela borda superior, não mais pela inferior. A lâmina cromada que interligava as peças foi substituída por uma barra refletora vermelha.
Internamente, o acabamento em couro vermelho com costuras em losango no miolo dá lugar a outro um pouco mais sóbrio, marrom e novas faixas perfuradas nos bancos. Também houve o acréscimo de Head-Up Display.
Por fim, o trem de força e o banco de baterias foram atualizados para as mesmas especificações do SUV Tan, seu irmão de plataforma: 517 cv de potência e 69,3 kgfm de torque combinados por dois motores elétricos: um dianteiro de 245 cv e 33,6 kgfm (este é o que foi atualizado, ganhando 23 cv); um traseiro de 272 cv e 35,6 kgfm, formando tração integral.
Leia também: Porsche 911 GTS anda muito, custa quase R$ 1 milhão, mas não esquece do conforto
O banco de baterias, formado por células de ferro-fosfato-lítio (LFP) na forma de lâminas e posicionado no assoalho, teve sua capacidade incrementada de 76,9 para 85,4 kWh brutos. No ciclo NEDC, da China, o alcance aumentou de 550 para 610 km. A ver como será no PBVE do Inmetro, no qual o sedan obteve 500 km.
Já o 0-100 km/h declarado é o mesmo de outrora: 3,9 segundos, número inclusive inscrito no canto inferior direito da tampa de porta-malas. Isso porque o motor dianteiro e as baterias maiores fizeram o peso subir em 70 kg.
MOTORIZAÇÃO E DESEMPENHO
Motor frontal: 245 cv e 33,6 kgfm de torque
Motor traseiro: 272 cv e 35,6 kgfm de torque
Potência combinada: 517 cv
Torque combinado: 69,3 kgfm de torque
Peso/potência: 4,79 kg/cv
Peso/torque: 35,7 kg/kgfm
0 a 100 km/h: 3,9 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h (controlados eletronicamente)
Câmbio: automático, marcha única
Tração: integral (AWD)
Tempo de recarga
Carregador DC - carga de 30% a 80% em: 30 minutos
Carregador DC 110 kW – carga de 0% a 100% em: 1h30
Carregador AC 7 kW– Carga 0-100% em: 15 horas
Autonomia (NEDC): 610 km
Leia também: Peugeot e-2008 tem o dobro do estilo (e do preço) de um 2008 nacional
Um sedan de patrão
De resto, o Han é o mesmo carro que conhecêramos justamente no Electric Experience do ano passado: quadro de instrumentos digital, uma central multimídia gigante de 15,6” com tela giratória, que permite instalar aplicativos, visualizar câmeras de manobra de diversos ângulos, gravar uma viagem a partir da câmera frontal ou até gravar vídeos ou tirar uma selfie dos passageiros através de uma câmera interna localizada no console de teto.
O ar-condicionado digital pode ser comandado por essa mesma telona ou por botões escamoteados no console central. Digo escamoteados porque não há nenhum ícone neles, assim como em outras teclas do console, o que causa estranheza e certa confusão na hora de aprender a mexer.
Falando em console, seu acabamento é em madeira e ele possui entradas USB escondidas em um porta-objetos com tampa que abre por pressão do dedo. O volante de dois raios com elementos em preto brilhante e os bancos esportivos completam o pacote.
Mostrando que é um carro típico de “patrões com chofer”, o BYD Han trata muito bem quem senta na fileira traseira: saída de ar dedicada e possibilidade de alterar uma terceira zona de climatização em uma tela na parte de trás do console central.
Há, inclusive, comandos para o ajuste elétrico do passageiro dianteiro na lateral deste banco, caso o patrão queira mais espaço para esticar as pernas.
O Han é um sedan enorme: são 4.995 mm de comprimento (ganho de 3,5 cm, por conta dos novos para-choques), 1.910 mm de largura e 2.920 mm de entre-eixos. Só a altura que não é tão superlativa: 1.495 mm.
Apesar do tamanho e de ser homologado para cinco passageiros, o legal é poder baixar o apoio de braço central traseiro e descobrir as surpresas ali presentes: outra tela digital, para configurar multimídia e ar, além de dois porta-copos retráteis e um porta-documentos.
DIMENSÕES:
Comprimento: 4.995 mm
Entre-eixos: 2.920 mm
Largura: 1.910 mm
Altura: 1.495 mm
Porta-malas: 410 litros (VDA)
Leia também: Avaliação: BYD TAN será o Caoa Chery Tiggo 8 dos carros de luxo?
Como é acelerar o BYD Han 2023
Agora, se no banco traseiro é onde fica a maior dose de conforto, no do motorista é onde você encontrará mais diversão. Rodamos com o Han apenas em circuito fechado, e a diferença de desempenho dele para outros elétricos é impressionante. E olha que estávamos falando de modelos como Volvo XC40 Recharge, Kia EV6, Volkswagen ID.4 e Peugeot e-2008.
Inclusive, há uma boa diferença para o SUV Tan, o que mostra o quanto os sedans ainda têm a ensinar no quesito eficiência aerodinâmica. Você dá uma patada no acelerador e sente seu corpo grudar ao banco como se estivesse em um BMW ou Porsche. Que sensação legal! E sem nenhuma passarinhada.
Nas curvas, carroceria assentada e índice mínimo de inclinação das suspensões. Nas frenagens, excelente nível de estabilidade. Foram poucas voltas, mas suficientes para surpreender.
Claro que falta experimentar o Han em situações reais de uso, na cidade ou estrada, especialmente os itens de assistência semiautônoma de condução. Além disso, é bem provável que o chofer sofra para transpor valetas, lombadas e buracos sem raspar o carro do patrão.
Dados técnicos: direção elétrica assistida; suspensões tipo McPherson com molas helicoidais (dianteira) e Independente Multi-link com molas helicoidais (traseira); freios dianteiros a discos ventilados e perfurados, com pinças Brembo de 6 pistões; freios traseiros a discos ventilados e perfurados; vão livre do solo: 125 mm; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; coeficiente aerodinâmico, 0,233 Cx; pneus 245/45 R19; estepe por kit de reparo e enchimento.
Leia também: De repente a Mercedes-Benz é a marca com mais carros elétricos no Brasil
Vale a pena comprar o BYD Han 2023?
Ainda assim, o BYD Han 2023 mostra que, definitivamente, temos que deixar os preconceitos ao carro chinês para trás. Até porque, mundialmente, a BYD tem se tornado uma das grandes referências em carro elétrico, no mesmo patamar ou até acima da Tesla.
E embora o Han seja um sedan para lá de divertido, a verdade é que os asiáticos não vieram ao mercado brasileiro para brincar.
BYD Han 2023 – Itens de série
- Teto solar panorâmico elétrico deslizante com persiana elétrica
- Rack de teto em alumínio
- Antena shark
- Abertura automática do porta-malas ativada
- Carregador de celular por indução
- Apoio de braço central traseiro com dois porta-copos, tela de ajuste do ar-condicionado e porta-objetos
- Chave inteligente
- Central multimídia 15,6" com tela flutuante e rotativa
- Direção elétrica progressiva
- Sistema de som com 12 alto-falantes
- Coluna de direção com ajuste elétrico (Altura e profundidade)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold (AVH)
- Interface USB na segunda fileira de bancos (2)
- Modo Eco/Modo Sport
- Entradas SD e USB
- Modo anti-patinação (snow mode)
- Freios regenerativos (CRBS)
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Faróis full-LED inteligentes com ajuste elétrico de altura do facho e cornering light (alto e baixo)
- Aviso do uso de cinto de segurança para todos os assentos
- Câmera panorâmica 360° - (5 câmeras) com modo 3D Navitech
- Lanternas traseiras em LED
- Luzes de neblina traseira
- Câmera interna com modo de gravação de direção
- Sensor de ponto cego
- Luzes de seta sequenciais
- Assistente de frenagem de emergência (EBA)
- Controles de estabilidade e tração
- Desaceleração controlada para freio de estacionamento (CDP)
- Luz ambiente configurável (cor e instensidade)
- Sistema eletrônico anticapotamento (RMI)
- Luzes ambientes translúcidas para o painel de controle
- Controle dinâmico do veículo (VDC)
- Luzes de cortesia internas em LED
- Head-Up Display (HUD)
- Distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
- Assistente de descida (HDC)
- Assistente de partida em rampa (HHC)
- Sistema de detecção para abertura de portas (DOW)
- Porta-luvas com iluminação
- Reconhecimento de sinais de trânsito (TSR)
- Sensor de chuva
- Alerta de colisão frontal (FCW)
- Freio automático de emergência (AEB)
- Alerta de colisão traseira (RCW)
- Desembaçador traseiro
- Alerta de tráfego cruzado (RCTA)
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Alerta de mudança de faixa (LDW)
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico e memória de ajuste
- Assistente de permanência em faixa (LKA)
- Assistente de mudança de faixa (LCA)
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
- Ar-condicionado automático digital de três zonas com saída traseira
- Sensor de pressão dos pneus (TPMS)
- Kit de reparo dos pneus (Contimobility)
- Revestimento em couro sintético premium
- Ajuste elétrico dos bancos da frente (8 posições)
- Bancos da frente com aquecimento, ventilação ajuste elétrico de 8 posições e função memória para o motorista
- Encosto de cabeça dos bancos da frente ajustável (4 posições)
- Ajuste lombar elétrico dos bancos dianteiros
Você também pode se interessar por:
Toyota terá ajuda da BYD para criar elétricos com baterias que não viciam
Como a BYD venderá carros que usam energia gerada pelo próprio dono
BYD Song Plus: SUV cupê híbrido chinês chega por R$ 270.000
Jornalista Automotivo