Avaliação: BYD Seal é absurdo como Porsche Taycan pela metade do preço
Pagar R$ 300.000 por um automóvel não é barato. Mas não necessariamente significa que o custo-benefício seja ruim. Vejamos o caso do BYD Seal. Com preço ainda a ser revelado, o novo sedan médio elétrico da marca chinesa será posicionado entre o SUV híbrido plug-in Song Plus (R$ 270.000) e o SUV elétrico Tan (R$ 530.000).
O BYD Seal não será o sedan elétrico mais barato do Brasil e tampouco será um carro acessível. Está sendo lançado por R$ 296.800. Mas, pelo que oferece, até que custará uma pechincha. É só lembrarmos que um Porsche Taycan não sai por menos de R$ 660.000. Aliás, é notório o quanto o elétrico chinês se inspira no alemão em termos visuais.
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Ok, um Taycan sai da loja com pelo menos 680 cv de potência, mas os 530 cv do Seal não são de se desprezar. São “apenas” 150 cv a menos por cerca de metade do preço, com um nível surpreendentemente parecido de conforto e refinamento a bordo. Viu como tudo é uma questão de perspectiva?
A Mobiauto teve oportunidade de rodar por um dia inteiro com o Seal dias antes de seu lançamento, na noite desta quarta-feira (30), e conta suas principais vantagens e alguns (poucos) pontos que incomodaram. Assista ao vídeo que fizemos do carro há algumas semanas, no Festival Interlagos, e leia mais abaixo nossas primeiras impressões.
BYD Seal – 10 pontos de excelência do sedan elétrico
1) Design
O BYD Seal é a prova do nível de maturidade alcançado pela escola chinesa de automóveis. Sim, ele se inspira no Porsche Taycan, mas está longe de ser uma cópia escarrada. Pelo contrário: tem personalidade própria e chama muita atenção por onde passa, especialmente na unidade que pegamos, cor Azul Glacial.
Destaque para os filetes de LED no para-choque frontal, operando como DRL, e a traseira com lanternas integradas e estilizadas com pontilhados que conferem um efeito 3D ao conjunto. Sua silhueta traz um elegante estilo fastback.
2) Aerodinâmica
Toda a carroceria do BYD Seal demonstra preocupação com a aerodinâmica. Há dutos no para-choque frontal e até “degraus” nas saias laterais, a fim de aprimorar a passagem de ar.
Tudo isso ajuda o sedan a alcançar um Cx de 0,219. Como efeito de comparação, o próprio Porsche Taycan alcança 0,22, número inferior ao do BYD.
3) Desempenho
Com tanta eficiência aerodinâmica, fica fácil imaginar como o BYD Seal desenvolve fácil seus 530 cv de potência e 60,2 kgfm de torque combinados. Curiosamente, o motor elétrico dianteiro, síncrono, é menos potente do que o traseiro, assíncrono, de modo que se sente mais as rodas traseiras tracionando do que as dianteiras ao pisar fundo no acelerador.
Os kickdowns chegam a ser assustadores. De verdade. O 0 a 100 km/h ocorre em apenas 3,8 segundos, algo que a BYD faz questão de destacar na tampa do porta-malas do Seal. É preciso ter cuidado e saber escolher local e momento certos para isso.
Ao mesmo tempo, é possível rodar com o três-volumes de maneira mansa em qualquer ambiente, curtindo a viagem. O excelente isolamento acústico e até a capacidade de manobra do modelo surpreendem. Um completo conjunto de câmeras de 360 graus auxilia a trafegar no trânsito intenso e a estacionar com facilidade.
4) Dirigibilidade
Por ser um sedan elétrico com tração integral, baterias integradas ao chassi no assoalho, além de suspensões independentes nos dois eixos e rodas com banda de rodagem generosa, o Seal tem muito “chão” para fazer curvas. A direção é direta e precisa, e o elétrico é capaz de agradar mesmo os motoristas mais exigentes em termos de dinâmica.
A boa notícia é que ele consegue isso ao mesmo tempo em que proporciona uma excelente dose de conforto para quem quiser rodar com tranquilidade dentro da urbe. O nível de absorção de impactos de nossas tão maltratadas ruas é ótimo e sequer se escuta ruído de suspensão trabalhando.
5) Espaço
Com mais de 2,90 metros de entre-eixos, assoalho plano e mais de 1,87 m de largura, o BYD Seal oferece espaço de sobra para as pernas e os ombros de qualquer ocupante. Para a cabeça ele é ok, mas o enorme teto panorâmico obriga as bordas do teto a ficarem rebaixadas.
O porta-malas é relativamente generoso, com 400 litros de volume, mas conta com um compartimento extra de carga abaixo da base principal, suficiente para guardar o cabo de carregamento ou algumas mochilas. É só embaixo dele que se encontra o kit de reparo emergencial dos pneus.
Sob o capô, como não há motor a combustão, entra em cena outro compartimento de cargas, onde também se pode guardar o cabo de recarga ou outras quinquilharias de porte não muito grande.
6) Conforto a bordo
Como dissemos, mesmo com sua dose cavalar de força, o BYD Seal tem versatilidade suficiente para rodar com tranquilidade dentro da cidade. Com o bom desenho dos bancos, qualquer viagem a bordo do Seal transcorrerá com muito conforto. Só não é melhor por conta dos barulhos a bordo, dos quais falaremos mais adiante.
7) Nível de acabamento
A BYD é a 12ª marca de automóveis mais vendida no mundo e rivaliza com a Tesla o posto de fabricante que mais vende veículos elétricos. Ou seja, os chineses não estão no mercado para brincar e já estabeleceram um nível elevado de qualidade.
Prova disso é o altíssimo padrão de acabamento do Seal, com couro, costuras, suede e plásticos muito bem distribuídos por painel, guarnições, console e bancos. Os dianteiros, por sinal, são esportivos e contam com um vão ao centro do encosto de cabeça para aplicação de cintos de segurança de cinco pontos.
A aplicação de couro em tom claro com elementos do painel em azul, ao que tudo indica, será opcional. De série, o Seal terá um acabamento mais sóbrio, predominantemente preto.
8) Pacote de equipamentos
O BYD Seal traz tudo que se espera de um carro na faixa de R$ 300.000 hoje. Não falta praticamente nada. A lista de itens de série é muito bem pensada e recheada, conforme você poderá constatar mais abaixo. Destaque para o sistema de som Dynaudio, com 12 alto-falantes.
Para ser chato, senti falta de paddle shifts no volante para ajustar o nível de intrusão da frenagem regenerativa. Quem quiser fazer isso terá que acessar as configurações do carro na central multimídia.
9) Conectividade
Inicialmente, a fabricante trouxe um pacote básico de conectividade para seu sedan elétrico, mas o fato é que o BYD Seal já chega com chip 4G dedicado para ter WiFi e outros serviços mais sofisticados de conectividade a bordo.
10) Segurança ativa
Aqui, temos o que de mais moderno se espera em termos de assistências semiautônomas. O ACC (controle de cruzeiro adaptativo), por exemplo, já evoluiu para o chamado ICC (controle de cruzeiro inteligente), capaz de monitorar as placas de trânsito e os veículos ao redor, a fim de trabalhar frenagens, retomadas e manutenção em faixa de modo dinâmico, inclusive a partir da imobilidade.
11) Teto panorâmico
É a cereja do bolo deste carro. Ele não abre, o que é uma pena, mas é grande e possui diferentes níveis de opacidade, dando um charme e ajudando a aumentar a sensação de amplitude da cabine.
BYD Seal – 7 detalhes que incomodaram
1) Carregador por indução
Há um nicho para carregar até dois smartphones simultaneamente, mas ele é muito aberto. Ou seja, os aparelhos saem do lugar conforme o veículo se mexe, o que inevitavelmente interrompe o carregamento com frequência. No fim, mais atrapalha do que ajuda.
2) Alertas sonoros na cabine
Ok, é importante ter um carro seguro, que avisa quando evadimos da faixa de rolagem ou ultrapassamos a velocidade máxima da via. Porém, os apitos do BYD Seal são escandalosos e não é fácil descobrir como desativá-los. Não há botões para isso. É preciso adentrar as configurações do veículo na central multimídia.
3) Quadro de instrumentos
Digital com tela de mais de 10 polegadas, de ótima resolução, ele seria perfeito se os comandos fossem um pouco mais intuitivos. E olha que a BYD já aprimorou o sistema em relação ao que oferece nos primeiros Tan, Han, Song Plus e Yuan Plus em nosso mercado.
Funções simples, como acessar o hodômetro ou zerar os dados de viagem, ficam complexas se o proprietário não aprender direito os atalhos do volante multifuncional.
4) Ângulos de transposição
Ser mais aerodinâmico que um Porsche Taycan tem um preço. No caso do Seal, é o vão livre do solo de apenas 12 cm, com ângulos de ataque e saída abaixo de 15 graus. Honestamente? Eu esperava que transpor valetas e lombadas com ele seria até pior. Não cheguei a raspar seu assoalho em nenhum lugar, mas tive que dirigir com muito cuidado nesses momentos.
5) Barulho de nave espacial
Uma reclamação recorrente entre proprietários de elétricos da BYD no Brasil é o som ambiente de nave espacial que permeia a bordo. É possível amenizá-lo na central multimídia – assim como dá para ajustar os níveis de modulação dos freios ou da assistência elétrica da direção –, mas não encerrá-lo por completo.
6) Multimídia não gira com Android Auto ligado
Um dos grandes mimos dos BYD é a central multimídia com tela de mais de 15 polegadas giratória, podendo ficar na vertical ou na horizontal, ao gosto do freguês. Só que a função não se aplica quando o Android Auto está ligado (não testei com Apple CarPlay, por motivos de não ter um iPhone). Nesse último caso, a tela tem que ficar invariavelmente na horizontal.
7) Velcro da bolsa do carregador
A BYD oferece como cortesia aos compradores do Seal um cabo de carregamento (confira os dados e tempos estimados para recarga na ficha técnica mais abaixo), mas ele fica dentro de uma bolsa, localizada no porta-malas, cuja base é de velcro para que não se mexa de um lado para o outro com o carro em movimento.
Além de roubar parte do espaço do compartimento de cargas, essa bolsa danifica todo o carpete do bagageiro se o proprietário resolver tirá-lo do lugar o tempo todo. Melhor deixá-la dentro do compartimento secreto do porta-malas ou o porta-objetos do capô.
BYD Seal 2024 - Ficha técnica
Preço: R$ 296.800
Motor
dianteiro: elétrico, transversal, síncrono com ímãs permanentes
Motor traseiro: elétrico, transversal, assíncrono
Potência motor dianteiro: 218 cv (a 16.500 rpm)
Torque motor dianteiro: 23,4 kgfm
Potência motor traseiro: 313 cv (a 16.000 rpm)
Torque motor traseiro: 36,7 kgfm
Potência combinada: 530 cv
Torque combinado: 60,2 kgfm
Peso/potência: 4,12 kg/cv
Peso/torque: 36,3 kg/kgfm
Câmbio: automático, marcha única
Tração: integral
0 a 100 km/h: 3,8 s
Velocidade máxima: 180 km/h (limitados eletronicamente
Bateria: 82,56 kWh do tipo blade, por lâminas de LFP
(ferro-fosfato-lítio) e com montagem integrada ao chassi
Voltagem: 645V
Recarga rápida: até 150 kW, de 30% a 80% em 26 minutos
Recarga wallbox: até 11 kW
Autonomia (PBEV): 372 km
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões semiativas com braços triangulares duplo-A (dianteira) e Multilink (traseira); freios a discos ventilados dianteiros e traseiros; diâmetro de giro, 11,4 m; Cx, 0,219; vão livre do solo, 120 mm; ângulo de ataque, 13°; ângulo central não divulgado; ângulo de saída, 14°; carga útil, 446 kg; pneus 235/45 R19; estepe por kit de reparo emergencial.
Dimensões: comprimento, 4.800 mm; entre-eixos, 2.920 mm; largura, 1.875 mm; altura, 1.460 mm; porta-malas, 400 litros; peso em ordem de marcha, 2.185 kg.
BYD Seal 2024 – Itens de série
- Teto panorâmico
- Grade ativa
- Maçanetas externas retráteis
- Antena tubarão
- Porta-malas com abertura e fechamento elétricos
- Rodas de liga leve aro 19 com acabamento diamantado
- Faróis de LED com acendimento automático, DRL, assistente de farol alto e ajuste manual de altura do facho
- Faróis e Lanternas de neblina
- Lanternas traseiras de LED integradas
- Luzes internas de LED: motorista, passageiro, traseira, porta-malas e porta-luvas
- Iluminação ambiente interna multicolorida
- Retrovisores externos elétricos com rebatimento, antiembaçamento e indicador de ponto cego
- Banco do motorista esportivo elétrico com 8 posições, função memória, ventilação, e aquecimento
- Banco do passageiro dianteiro esportivo elétrico com 6 posições, ventilação e aquecimento
- Banco traseiro bipartido em 60:40
- Acabamento interno em tom preto
- Volante multifuncional revestido de couro com ajuste de altura e profundidade
- Controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC)
- Quadro de instrumentos digital de 10,25"
- Duplo carregador de celular por indução
- Pedais com acabamento em metal
- Ganchos Isofix para cadeirinhas infantis
- Central multimídia giratória de 15,6 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Internet 4G com conexão via nuvem (BYD Cloud)
- Duas tomadas USB tipo A (uma dianteira e uma traseira)
- Duas tomadas USB tipo C (uma dianteira e uma traseira)
- Simulador de ronco do motor elétrico
- Chave com sensor presencial
- Sistema de estacionamento eletrônico (EPB)
- Estacionamento automático (AVH)
- Quatro modos de condução: Sport, Normal, Eco e Snow
- Oito airbags (frontais, laterais dianteiros, laterais traseiros e de cortina)
- Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga
- Aviso de uso do cinto de todos os passageiros
- Câmera de 360 graus com visão panorâmica em HD
- Detector de ponto cego (BSD)
- Head-Up Display (W-HUD)
- Sistema de som Dynaudio com 12 alto-falantes
- Assistente de frenagem emergencial (HBA)
- Controles de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
- Assistente de partida em rampa (HHC)
- Alerta de obstáculo para abertura de portas (DOW)
- Leitor de placas com aviso inteligente de limite de velocidade
- Alerta de colisão frontal e traseira
- Frenagem autônoma emergencial, incluindo para colisões lateral frontal e lateral traseira
- Assistente de permanência em faixa
- Monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Ar-condicionado automático de duas zonas com purificador de
ar
- Freio de estacionamento eletrônico
- Auto Hold (AVH)
Opcional: acabamento interior azul e preto
Vale a pena comprar o BYD Seal?
Se você tem R$ 300.000, faz questão de um carro elétrico e não liga para uma posição de dirigir mais baixa e um carro sem capacidades de transposição de obstáculo tão generosas, com certeza!
E esqueça o preconceito contra carros chineses. Como já falamos, a BYD é a 12ª marca de automóveis mais vendida no mundo e líder global entre veículos leves eletrificados. No Brasil, está crescendo rapidamente, anunciou uma fábrica na Bahia e fará sua rede saltar de 40 pontos de venda para 100 até o fim deste ano.
Claro que o BYD Seal não é um carro perfeito. Tampouco tem o exato nível de um Porsche Taycan. Mas ele surpreende e chega perto disso, custando muito menos do que o modelo com grife alemã.
Jornalista Automotivo