Avaliação: BYD Yuan Plus em 12 detalhes surreais que nenhum outro carro tem
Acabou o estigma de que carros chineses são cópias de modelos bem-sucedidos de outras escolas. Exemplo cristalino disso é o BYD Yuan Plus. SUV de porte médio, ligeiramente maior que o de um Jeep Compass, o modelo se notabiliza por muito mais do que ser um elétrico com preço de modelos equivalentes híbridos (R$ 270.000).
O modelo é dotado de alguns detalhes extremamente criativos e originais, que nenhum outro ou quase nenhum outro veículo vendido no Brasil tem. São essas particularidades que a Mobiauto destacará nesta avaliação.
BYD Yuan Plus 2023 – Preço: R$ 269.990. Não há opcionais.
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Os 11 detalhes que só o BYD Yuan Plus tem
1) Cofre de motor de carro comum
O BYD Yuan Plus é um SUV elétrico com apenas um motor, postado sobre o eixo dianteiro, o que significa que sua tração também é 4x2 dianteira. O mais curioso é, ao abrir o capô, ver todo o conjunto motriz exposto, incluindo o alternador que faz a conversão de corrente contínua para alternada.
Parece o cofre de um carro a combustão, até porque caberia facilmente um motor térmico ali. Como o propulsor elétrico é muito menor, o espaço fica exposto e é possível ver até as longarinas. Aqui, a marca chinesa optou por não aplicar nenhum tipo de capa isolante com porta-objetos, nem abertura amortecida do capô, a fim de tornar o projeto mais racional.
2) Pneus Batman
Não estamos mentindo. Basta encontrar um Yuan Plus na rua e constatar que ele vem originalmente calçado com os pneus Atlas Batman 215/55 R18. A Atlas é uma fornecedora de pneus de origem americana, mas que hoje pertence a uma companhia chinesa chamada Linglong. Costuma ser bem avaliada no mercado brasileiro.
3) Central multimídia gigante e giratória
Este item não chega a ser total novidade, visto que está presente em outros carros da BYD oferecidos no Brasil. Como pontos positivos, possui ótima resolução de tela, funcionamento rápido e comandos intuitivos, embora traduzidos apenas para o inglês e não para o português.
Entre as opções vertical e horizontal, prefiro particularmente a horizontal, pois invade menos o campo de visão do condutor. Por outro lado, falta conexão com Android Auto e Apple CarPlay. É possível baixar aplicativos nativos para ouvir música e ver mapas online, roteando a internet do próprio celular. Porém, o processo é complicado de se aprender.
4) Painel com desenho único
Um dos destaques mais positivos do Yuan Plus é o seu painel: um desenho criativo, elegante, e revestimento formado por materiais de boa qualidade e muito bem acabado.
5) Quadro de instrumentos integrado à coluna
Uma boa sacada é que o cluster digital de 5 polegadas fica integrado à coluna de direção. Ou seja, independentemente de qual seja o ajuste da altura ou da profundidade do volante, a tela ficará visível ao motorista.
A má notícia é que nem mesmo os comandos nos raios laterais do próprio volante tornam a vida fácil na hora de variar entre as informações descritas ali. A transição entre elas é complicada e nada intuitiva. Sofri para encontrar informações simples como Odômetro e Viagem.
6) Saídas de ar “cilíndricas”
Os difusores de ar com divisórias em forma de meia lua, formando o aspecto de “cilindros”, é outra solução visual deveras criativa do BYD Yuan Plus. Combina bem com o acabamento geral da cabine.
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7) Puxadores de porta estilo chave estrela
Os puxadores das portas laterais são um elemento à parte no acabamento do SUV elétrico. Parecem uma chave estrela e contribuem para a sensação de carro com habitáculo “diferentão”.
8) Maçanetas internas
Nada supera, contudo, as maçanetas internas do BYD Yuan Plus. São alavancas posicionadas n topo de alto-falantes integrados, em formato circular, que precisam ser puxadas para trás para se abrir as portas. Os mais desavisados demorarão a entender que aquilo é o que é.
9) Luzes ambientes
Esta é outra característica presente em muitos carros modernos, mas só em modelos de marcas mais luxuosas, como Mercedes-Benz e BMW, que se costuma ter uma paleta de cores tão ampla para a iluminação ambiente interna.
10) Cordas das portas laterais que emitem notas musicais
Sim, há três cordas que funcionam como aparadores dos porta-objetos das portas laterais. Todos emitem notas musicais, com som similar ao de um baixo acústico.
Nas dianteiras, as notas são E (Mi), G# ou Ab (Sol Sustenido ou Lá Bemol) e A (Lá). Nas traseiras, F# ou Gb (Fá Sustenido ou Sol Bemol), G# ou Ab (Sol Sustenido ou Lá Bemol) e A# ou Bb (Lá Sustenido ou Si Bemol).
11) O conjunto de câmeras 3D em 360°
De tudo que foi aqui comentado, nenhum dos detalhes é tão útil quanto o sistema de câmeras 360° com visão de 3D. É formado por quatro câmeras, sendo uma traseira, uma dianteira e duas laterais, que podem ser visualizadas em modo real.
As laterais são ótimas para, por exemplo, ajudar a não raspar as rodas na guia em uma vaga de estacionamento, enquanto a dianteira e a traseira podem operar em modo convencional ou 180°, com visão estendida.
Por fim, é possível criar uma projeção do veículo com vista superior ou em perspectiva de 360 graus. Na primeira função, pode-se ainda ativar o modo “invisível”, para projetar o que há abaixo das rodas do carro.
12) Pneus runflat mais estepe
Carros elétricos costumam vir equipados com pneus do tipo runflat e kits de reparo emergencial. O objetivo é dispensar o uso de estepe, que gera peso extra e limita a capacidade volumétrica do porta-malas. No caso do Yuan Plus, curiosamente, há os dois: pneus runflat que calçam rodas aro 18 mais um estepe de uso temporário com roda de aço aro 16.
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Como o BYD Yuan Plus anda
O BYD Yuan Plus tem desenho moderno e limpo, em acordo com a identidade visual dos elétricos da BYD (grade cromada larga integrando os faróis e lanternas também interligadas por um filete de LED funcional na tampa do porta-malas.
Suas dimensões são um pouco maiores que as de um Jeep Compass ou Volkswagen Taos, mas com um banco de baterias de 60,5 kWh postado no assoalho, o que permite um entre-eixos longo, acima de 2,70 m, e um assoalho plano. A parte ruim é que o peso é de mais de 1,7 tonelada, embora ainda baixo para os padrões de um elétrico.
Por conta de tudo isso, o espaço interno para os cinco ocupantes é enorme, com direito a assoalho integralmente plano. Já o do porta-malas é razoável, 440 litros, o mesmo de um Toyota Corolla Cross.
Dimensões: comprimento, 4.455 mm; entre-eixos, 2.720 mm; largura, 1.875 mm; altura, 1.615 mm; porta-malas, 440 litros; peso em ordem de marcha, 1.750 kg.
Mesmo sem a ignorância dos irmãos Tan e Han, que se aproximam de 500 cv, com direito a dois motores elétricos e tração integral, o Yuan Plus anda muito bem, obrigado. É um modelo com ótimo desempenho e proposta mais racional. Afinal, ter apenas um motor elétrico e um banco de baterias menor contribui para um menor peso e maior eficiência energética.
Além disso, vale lembrar que o pico de torque vem de imediato, por se tratar de um motor elétrico, daí que o 0 a 100 km/h ocorre em pouco mais de 7 segundos. Como comparação, um Jeep Compass T270 faz o mesmo em 9,4 segundos.
Há três modos de condução. No Sport, a aceleração fica mais direta e o SUV até canta pneu nos kickdowns. A direção fica mais pesada e os freios, extremamente reativos logo no primeiro estágio de curso do pedal. No Comfort, a direção e os freios ficam mais leves. No Eco, além disso, o acelerador fica mais anestesiado, a fim de poupar energia.
É possível regular o nível de rigidez dos freios e volante diretamente pela central multimídia. No meu caso, preferi deixar sempre o volante em modo Sport, mais duro, e os freios em modo Comfort, pois estranhei demais as respostas agressivas do modo mais esportivo dos freios.
Motor: elétrico, dianteiro, síncrono com ímãs permanentes
Potência: 204 cv
Torque: 31,6 kgfm
Peso/potência: 8,58 kg/cv
Peso/torque: 55,4 kg/kgfm
Câmbio: automático de marcha única com relação infinita
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
As baterias do BYD Yuan Plus são por lâminas de LFP (fosfato-lítio-ferro). Trata-se de uma combinação de densidade e velocidade de recarga menores do que os produtos do tipo NMC (óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio), genuinamente as baterias com os chamados “íons de lítio”.
Apesar disso, a solução patenteada pela BYD, das chamadas lâminas (ou “blades”), ajuda a deixar os módulos mais compactos e eficientes. No caso do Yuan Plus, o conjunto alcança 60,5 kWh e um peso razoável, com possibilidade de recarga entre 10% e 80% em 30 minutos, em carregadores rápidos DC (corrente contínua) de até 80 kW.
A autonomia declarada pelo PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do Inmetro é de 423 km com eficiência máxima e de até 294 km em uso mais extremo (penalidade de 30% que o instituto vem aplicando a todos os veículos elétricos homologados no país).
Em nosso teste, rodamos 181 km e finalizamos com 48% de bateria, em uso 100% urbano e com ar-condicionado sempre ligado. Isso perfaz um consumo de 5,75 km/kWh, sendo um alcance real de cerca de 350 km.
Bateria: lâminas de LFP (fosfato-lítio-ferro)
Capacidade: 60,5 kWh
Autonomia Inmetro: 423 km (máxima) ou 294 km (mínima)
Autonomia teste Mobiauto: 348 km
Recarga rápida (DC): 10% a 80% e 30 minutos a até 80 kW
Em nossa experiência, o BYD Yuan Plus se mostrou um modelo muito confortável. As suspensões absorvem muito bem os impactos e só não são perfeitas porque dão fim de curso com certa facilidade, algo que pode incomodar em um país cheio de pavimentos irregulares como o Brasil.
O comportamento, num geral, é bem chinês: regulagem mole, sem muita preocupação em impedir inclinações laterais e longitudinais, embora a rigidez torcional da carroceria tenha se mostrado excelente, bem como a estabilidade.
Curioso é que é possível configurar o veículo para soar na cabine o “ronco” do motor elétrico, que mais parece o ruído de uma nave espacial. Como achei aquele barulho um bocado incômodo, preferi desativá-lo para rodar quase no silêncio total, visto que o isolamento acústico é surpreendentemente bom.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão tipo Independente McPherson na dianteira e MultiLink na traseira; freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); vão livre do solo, 175 mm; ângulo de ataque, transposição e saída não divulgados; coeficiente aerodinâmico, 0,29 Cx; pneus 215/55 R18; estepe temporário 125/90 R16
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BYD Yuan Plus 2023 - Principais itens de série
· Volante multifuncional com couro vegano;
· Teto solar panorâmico
· Bancos de couro vegano
· Bancos dianteiros elétricos, com aquecimento e ajuste elétrico de 6 posições para o motorista e 4 para o passageiro vias
· 1 porta USB-A e uma USB-C frontais
· 1 porta USB-A e uma USB-C traseiras
· Faróis full-LED com projetores
· Iluminação ambiente multicolor
· Quadro de instrumentos digital de 5″
· Carregamento sem fio do smartphone
· Central multimídia BYD DiLink de 12,8″ em tela giratória
· Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
· Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força
· Aviso de cinto nas cinco posições
· Detecção de ponto cego (BSD)
· Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) e tração (TCS)
· Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
· Assistente de partida em rampas
· Aviso de Abertura de Porta
· Controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC)
· Controle inteligente de limite de velocidade
· Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR)
· Frenagem autônoma emergencial (AEB)
· Assistente de mudança (LCA) e permanência em faixa (LKA)
· Aviso de colisão frontal (FCW) e traseira (RCW)
· Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
· Frenagem autônoma emergencial em ré (RCTB)
· Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
· Câmeras 360 graus para auxílio a manobras
Vale a pena comprar um BYD Yuan Plus?
O BYD Yuan Plus é, definitivamente, uma das opções mais racionais entre os automóveis elétricos disponíveis no mercado brasileiro. E se você está ressabiado porque não conhece a marca, esteja preparado.
A BYD chinesa já é uma das maiores e mais valorizadas no mundo em produção de veículos elétricos. No Brasil, já possui algumas concessionárias e vende os elétricos Tan, Han, Yuan Plus e D1, além do híbrido Song Plus. E já produz chassis de ônibus elétricos em Campinas (SP), além de painéis fotovoltaicos em Manaus (AM).
Deve, em breve, assumir a antiga instalação da Ford em Camaçari (BA) para desmembrá-la em três fábricas: uma de carros elétricos e híbridos; outra de chassis de ônibus e caminhões elétricos; a terceira para processamento de lítio e ferro fosfato para baterias. E até a Tesla já virou cliente de suas baterias de LFP.
Ou seja, o BYD Yuan Plus pode ser um trunfo importante na estratégia de consolidação dessa forte companhia chinesa, que certamente não ingressou no Brasil para brincar. Justamente por isso, seu preço é competitivo, visto que está no patamar de híbridos como o novo Honda Civic, sendo até mais barato do que um Jeep Compass 4xe.
Imagens: Leonardo Felix/Mobiauto e Reprodução/Mobiauto
Jornalista Automotivo