Avaliação: Chevrolet Equinox muda muito e segue apostando no espaço interno

SUV médio a combustão apresentou novo visual, mais potência e tração integral de série
Vinicius Moreira
Por
09.12.2024 às 21:51
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SUV médio a combustão apresentou novo visual, mais potência e tração integral de série

O Chevrolet Equinox estreou sua quarta geração no Brasil. Agora com tração integral para todas as versões, o SUV recebeu um reforço na cavalaria, ganhou um banho de loja na tecnologia e mudou o visual radicalmente. São várias novidades para o rival de Jeep Compass e Corolla Cross, mas o novo preço pode ser o telhado de vidro para a montadora americana.

São duas versões: RS e Activ. A primeira com proposta mais esportiva e a segunda mais aventureira. Ambas chegam com o mesmo preço: R$ 267 mil. O que justifica esse preço? A Chevrolet revelou na apresentação que ouviu seu público e, por isso, resolveu posicionar o SUV nessa faixa de preço.

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Assim, o SUV mais vendido pela Chevrolet no mundo foi testado pela Mobiauto em suas duas versões. A seguir, você confere os pontos positivos e negativos do sexto lançamento da Chevrolet em 2024 no Brasil.

Chevrolet Equinox 2025 – pontos positivos

Espaço interno

O porta-malas do Equinox tem 469 litros de capacidade, ainda capaz de ofertar um pequeno compartimento abaixo do tampão para ferramentas e pequenos objetos.

Mas é na segunda fileira de bancos que os 2,73 metros de entre-eixos fazem a diferença. Não só tem espaço de sobra para as pernas, como o ângulo e densidade dos bancos ajuda o posicionamento do corpo. Os 1.,90 metros de largura também levam o espaço para os ombros a outro nível, comparado a SUVs grandes como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.

Conectividade

Esqueça a falta de itens de conectividade do antigo Equinox. O novo não só já oferece conexão 5G, como sistema Google built-in, pareamento sem fio de Apple Carplay e Android Auto, além da tela de 11,3 polegadas da central multimídia.

Um é pouco e dois é demais, assim são dois carregadores por indução no Equinox, posicionados no console central logo à frente do seletor de modos de condução.

Isolamento acústico

Para o preço cobrado pelo Equinox, esperava-se mesmo um isolamento acústico de qualidade. Ele veio sim, mas com um pênalti. Quando você precisar pisar no acelerador, o som do motor vai invadir a cabine a depender do giro para acelerar. No mais, o SUV americano filtra bem os sons externos.

Visual

Esqueça as linhas mais quadradas da versão anterior. O novo Equinox ganhou curvas e chega alinhado ao novo padrão de design da Chevrolet, iluminação dianteira full LED dividida em dois níveis, assim como lanternas também de LED com desenho semelhante ao que já vimos primeiro no Blazer EV.

O novo conjunto de grade e para-choque ficaram bem acertados, tanto na versão Activ quanto na RS. Nesta última, o desenho das rodas com acabamento diamantado e teto preto combinam como calçados e blusa da mesma cor.

Conforto

A posição para guiar o Equinox está entre as melhores da categoria. Soma-se a isso o ajuste elétrico dos bancos, tanto para o motorista quanto passageiro. Os bancos também acomodam bem os ocupantes, tanto da primeira fileira, quanto da segunda, a qual possui um assoalho praticamente plano, o que facilita vida de quem viaja no assento do meio.

O teto solar panorâmico é de série, da mesma forma que a tração integral que faz toda diferença, juntos dos assistentes de segurança (confira a lista completa abaixo) ao guiar o SUV médio.

Chevrolet Equinox 2025 – pontos negativos

Consumo

A Chevrolet mostrou os ganhos de potência do Equinox, ressaltando a permanência nos níveis de consumo. Já no ciclo do Inmetro, foram divulgados 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, sempre na gasolina.

A terceira geração vendida até então na versão RS consume 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Já a Premier, que tem tração integral, apresenta os mesmos 9 km/l e 10,8 km/l praticamente os mesmos números da nova geração que acaba de chegar.

O problema é que quando olhamos para o Compass, o rival apresenta melhor consumo 10,1 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, além de motor mais potente. Claro, são sete cavalos a mais que o Equinox e 0,5 kgfm de torque a menos, mas esses números ganham outra visão a partir do próximo ponto negativo.

Preço

Confesso que ao ver a antiga geração sendo comercializada por 227.500 na versão RS e 247.000, não esperava o novo Equinox por menos de R$ 250 mil. O anúncio de R$ 267 mil posicionou o SUV da Chevrolet para uma categoria mais premium entre os SUVs médios.

Só para se ter uma ideia, o Corolla Cross XRX Hybrid é a versão mais cara do modelo e sai por R$ 212.890. Na mesma toada, o Compass que tem a mesma faixa de preço é o Overland Hurricane, com motor de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, vendido por R$ 266.990.

Esse valor também é superior aos recém-chegados BYD Song Plus (R$ 239.800) e GWM Haval H6 PHEV 19 (241.000), com melhor consumo e maior potência, 235 cv e 326 cv, respectivamente.

Modo esporte

Uma das críticas das versões RS nos modelos da Chevrolet é justamente a falta de uma motorização exclusiva para a variante que se propõe ser esportiva. O que dizer então para a variante do Equinox que sequer tem um modo de condução esportivo.

A versão RS possui os mesmos três modos de condução da Activ: normal, neve/gelo e off-road. O motorista vai precisar apelar para aletas ou paddle shifts para ter uma experiência mais sensorial e retardar as trocas de marcha.

Balanço de carroceira

Além do visual e acabamento, a principal diferença para as versões Activ e RS são os desenhos das rodas e perfis dos pneus, 235/50 com aro 19 na voltada para o off-road e 235/55 na variante esportivada com aro 20. Com um pouco mais de borracha no flanco, não foi perceptível durante o test-drive uma diferença grande entre as versões.

O que ficou perceptível é o balanço da carroceria em curvas, principalmente mais fechadas. Essa é uma característica que já estava presente na geração anterior. Com uma calibração mais macia voltada para o conforto, o Equinox 2025 mostrou essa rolagem em situações que o acerto do SUV foi mais exigido.

Motor

A expectativa da volta do motor 2.0 turbo com 262 cavalos de potência e 37 kgfm para o Equinox não aconteceu. Em vez disso, a Chevrolet manteve o 1.5 turbo, mas com uma recalibrada. Agora, são 177 cavalos e 28 kgfm de torque para tracionar um SUV de 1.678 kg.

Assim, o Equinox não deixa faltar fôlego, principalmente na estrada. O problema é que se você quer desempenho, vai ficar desapontado ao pisar do pedal direito.

Ergonomia

Você liga o Equinox e os faróis não estão no automático. Recorro ao histórico da Chevrolet e não acho o acionamento do lado esquerdo do volante, nem pela alavanca na barra de direção. Isso porque os faróis são acionados somente pela central multimídia, com dois ou até três toques na tela.

Ao estacionar o Equinox, coloque a alavanca do câmbio no modo neutro e aperte o botão na mesma manopla. Assim, o SUV estará na função park, certo? Não, caso faça isso e solte o pedal do freio, o Equinox vai movimentar um pouco antes de realmente acionar o freio de estacionamento de forma automática. Essa função, na verdade, é feita por botão do lado esquerdo do painel logo abaixo da saída de ar.

Eis que acontece alguma emergência e é necessário acionar pisca alerta. Caso procure no painel não vai achar. O botão para ligar o pisca está no alto próximo do espelho retrovisor central.

Chevrolet Equinox 2025 – vale a pena comprar?

Filtre bem suas prioridades, caso visual, competências mecânicas na média e, principalmente, espaço interno e conforto estejam na sua lista, coloque o Chevrolet Equinox nela.

Por outro lado, existem opções de SUVs médios com melhor custo x benefício. Assim, o novo Equinox pode repetir a trajetória da antiga geração, ser uma ótima opção do ponto de vista técnico, mas que não faz sentido quando olhamos paro o atual mercado brasileiro.

Chevrolet Equinox 20254 - ficha técnica

Motor: 1.5, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta, duplo comando de válvulas no cabeçote

Taxa de compressão: 16:.0:1

Potência: 177 cv a 5.600 rpm

Torque: 28 kgfm a 2.000 rpm

Câmbio: automático, 8 marchas

Tração: integral

0 a 100 km/h: 9,3 segundos

Velocidade máxima: não declarado

Consumo (Inmetro): 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada

Dimensões: Activ: 4667 / RS: 4657 mm comprimento, 2.730 mm de entre-eixos, 1.902 mm de largura, 1.713 mm de altura, 59 litros de tanque de combustível; peso em ordem de marcha, 1.678 kg.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão Independente (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e disco (traseira); pneus 235/55 R20 (RS) e 235/50 aro 19 (Activ).

Chevrolet Equinox Turbo Activ 2025 – R$ 267.000

  • 06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina)
  • Alerta de colisão frontal com auxílio de frenagem
  • Alerta de detecção frontal de pedestre e ciclistas
  • Alerta de esquecimento de objeto no banco traseiro
  • Alerta de ponto cego com assistência de direção
  • Alerta de segurança vibratório no banco do motorista
  • Alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem automática
  • Alerta lateral de abertura de porta com detecção de ciclista, veículos e pedestres
  • Alerta traseiro de detecção de pedestres
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração
  • Farol alto adaptativo
  • Faróis com ajuste de altura
  • Frenagem automática de emergência
  • Indicador de distância do veículo da frente
  • Indicador de vida útil do óleo
  • Modos de condução selecionáveis: Normal, Neve/Gelo, Off-road
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema auxiliar de permanência em faixa
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix")
  • Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA")
  • Sistema de tração integral (AWD)
  • Lanterna em LED
  • Painel central com acabamento premium "Maple Sugar" (caramelo) e moldura 3D cinza/preto e saídas de ar cinza
  • Painel de portas com revestimento premium
  • Roda de alumínio aro 19" com acabamento exclusivo para a versão Activ
  • Sistema de grade ativa do radiador ("Active Grille Shutters")
  • Spoiler traseiro
  • Volante de direção com revestimento premium
  • Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de presença, com ajuste do ângulo de abertura
  • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
  • Acionamento do freio de estacionamento elétrico através de botão ao lado esquerdo da coluna de direção
  • Aquecimento do volante
  • Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro
  • Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), com função "Auto Hold"
  • Câmera 360° - Conjunto de câmeras que projetam visão periférica do veículo com opção de seleção de campos visuais
  • Limpador da câmera de ré
  • Carregador sem fio para smartphone
  • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
  • Painel de instrumentos com tela LCD 11" colorido e configurável
  • Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com função "Stop&Go" Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
  • Descongelador do vidro dianteiro (parabrisa)
  • Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
  • Sistema de partida do motor por controle remoto "Remote Start System" (com acionamento do ar-condicionado)
  • Direção elétrica progressiva
  • Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
  • Aquecimento do volante Para-brisa com isolamento acústico
  • Easy Start - Partida sem chave
  • Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico com projeção de vídeo
  • Memória dos ajustes de banco e de retrovisor do motorista
  • Navegação embarcada por mapa através do Chevrolet MyLink
  • Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo)
  • Teto solar elétrico panorâmico
  • Tomada de força 12V no porta-malas
  • Portas USB dianteiras (1 USB-C console frontal e 1 USB-A) e traseiras (2 USB-C)
  • Transmissão automática de oito velocidades com opção de troca manual de marchas (modo de seleção de marcha eletrônico ETRS)
  • Banco do motorista e passageiro com ajuste elétrico de altura, distância, lombar, inclinação e reclinação do encosto e do assento
  • Banco do motorista e espelhos retrovisores com 2 memórias de posição
  • Banco do motorista e do passageiro ventilados
  • Aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros laterais
  • Banco traseiro bipartido e rebatível para assoalho plano
  • Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 11.3", navegador integrado, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo e com sistema Google Assistente
  • Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo
  • Sistema de áudio com 6 alto-falantes
  • OnStar gratuito (13 meses do plano Protect & Connect)
  • Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos

Chevrolet Equinox Turbo RS 2025 – R$ 267.000

  • Itens da configuração anterior+
  • Painel central com acabamento premium preto, moldura 3D vermelho/preto e saídas de ar vermelha
  • Roda de alumínio aro 20" com acabamento exclusivo para a versão RS
  • Volante de direção com revestimento premium, base reta e emblema RS
  • Teto na cor Preto

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