BYD King: 7 truques para enfrentar o Toyota Corolla

Mais novo lançamento de sua marca no Brasil, o BYD King quer estar bem equipado contra a concorrência
DR
Por
19.06.2024 às 00:40
Compartilhe:
Mais novo lançamento de sua marca no Brasil, o BYD King quer estar bem equipado contra a concorrência

O setor de sedans médios eletrificados brasileiro pode estar em risco, mas acaba de se tornar maior graças ao lançamento do BYD King. O veículo já havia sido mostrado na em programas de TV, mas foi apresentado de fato na terça-feira (18), assim como seus preços foram também oficialmente revelados.

 Você pode se interessar por: 

Mesmo antes do lançamento, o BYD King já havia sido ofertado com desconto de R$ 6 mil, o qual é válido até quarta-feira (19). Além do bônus, o carro com alguns outros truques que sua montadora preparou para que ele consiga ser competitivo. Mesmo sem ter todas suas especificações reveladas, já se tem uma boa ideia de quais serão os truques do BYD King contra seu principal rival, o Toyota Corolla híbrido, confira-os abaixo:

Conjunto híbrido plug-in

Inicialmente é importante ressaltar que apesar de ambos os veículos possuírem trens de força híbridos, o sedan chinês conta com um conjunto híbrido plug-in, diferentemente do seu concorrente japonês, que possui um sistema somente híbrido.

Assim, o motor elétrico do King pode ser carregado em fontes de carregamento externas, ao contrário do Corolla. A composição do conjunto motriz em si é feita por três propulsores, um a combustão e dois elétricos, dentre os quais um atua como gerador e o outro é responsável pela tração dianteira. O trem de força faz uso da tecnologia DM-I da BYD que permite algumas melhorias de desempenho ao modelo.

Rendimento motor

Ainda sobre o conjunto motriz do King, o motor 1.5 aspirado a gasolina de ciclo Miller tem rendimento máximo de 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. Aliado aos propulsores elétricos, o sistema é capaz de chegar a 209 cv na configuração de entrada e a 235 cv na variante de topo (o torque ainda não foi revelado). De acordo com a montadora, o carro é capaz de ir de 0 a 100 km/h em sete segundos.

Para efeito de comparação, o Corolla híbrido oferece uma potência de 122 cv e torques respectivos de 14,5 kgfm e 16,6 kgfm para o motor aspirado e elétrico (a montadora não oferece o número total). O sedan japonês acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos, o que se configura como uma desvantagem de 5 segundos em relação ao King.

Consumo e autonomia

A BYD tem a pretensão de que o consumo do carro chinês seja seu maior chamativo. Os seus 25,6 km/l são consideravelmente menores que as mais eficientes do Corolla híbrido (gasolina da cidade), de 18,5 km/l.

Ambas as configurações do modelo são vendidas com bateria blade de 8,3 kWh ou 18,3 kWh, com autonomias elétricas respectivas de 55 km e 120 km. O alcance elétrico total do veículo, ao considerar seu tanque de 48 litros, é de 1.200 km, com tanque cheio e baterias totalmente carregadas.

Visual chamativo

Assim como a maioria dos eletrificados provenientes da China, o King aposta em seu visual “diferentão” para chamar atenção dos consumidores. Inspirado no design dos SUVs da marca, o sedan possui uma grade frontal com linhas horizontais afiladas, assim como os seus faróis, com detalhes tridimensionais.

Atrás, o modelo conta com um vinco bem-marcado, além de lanternas inteiriças, ou seja, interligadas, e um porta-malas avantajado. O caimento de sua coluna traseira dá um caráter de cupê ao sedan. Nas laterais as rodas são de 17 polegadas. A marca espera que o design apelativo do carro seja o suficiente para derrotar o tradicional visual do Corolla.

Medidas e porta-malas

Em relação ao seu tamanho, o três volumes chinês conta com 4,78 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, além de um porta-malas de 488 litros. Assim, ele é um pouco maior que o sedan da Corolla, precisamente com 15 centímetros a mais de comprimento e dois de entre-eixos. Além disso, o King também bate a capacidade volumétrica do porta-malas de seu concorrente do Japão, que conta com 470 litros.

Isso ocorre pois é normal que os veículos produzidos na China tenham medidas maiores que seus rivais de segmento vindos do Ocidente. Deste modo, pode-se dizer que o King fica entre um sedan médio e um sedan grande.

Interior padrão BYD

Por dentro o híbrido plug-in segue a linha já estabelecida da maior parte dos produtos da montadora, tanto em visual quanto em itens presentes. Assim, o veículo conta com as conhecidas central multimídia giratória e painel de instrumentos digital, com 12,8 e 8,8 polegadas, respectivamente.

Apesar de não possuir sistema ADAS, o carro vem com equipamentos de série que chamam atenção, como: 6 airbags, 4 portas USB-A, carregador de indução para smartphone, teto solar e câmera 360 graus. Para a variante mais cara, o veículo ainda conta com mais saídas para ar-condicionado, mais alto-falantes para o sistema de som, iluminação ambiente e ajustes elétricos para o banco passageiro.

Preço competitivos

Por fim, e talvez o que pode ser o maior diferencial do King, são seus preços. As duas configurações têm nome de GL e GS, e saem respectivamente por R$ 175.800 e R$ 181.800, consideravelmente mais em conta que as opções híbridas do Corolla.

O sedan japonês é vendido em duas variantes, a AltisHybrid e a Altis Hybrid Premium, as quais saem com valores respectivos de R$ 190.120 e R$ 200.910. Deste modo, o BYD King chega a ser R$ 20 mil mais barato que seu concorrente, e além disso apresenta um bom custo-benefício no mercado brasileiro de híbridos no geral.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários