Chevrolet Onix LT 1.0 2024: 5 motivos para comprar e 5 para não comprar
O Chevrolet Onix chegou à linha 2024 há poucos meses e tem um problemão no segmento: todos os seus rivais já renovaram o visual. O hatch é o único que mantém a mesma cara desde que a segunda geração foi lançada aqui, em 2019, sendo que apenas a versão de tipo, Premier, foi atualizada com uma nova roda.
Dessa forma, o modelo segue no mercado desatualizado visualmente para enfrentar a concorrência e aposta no bom conjunto mecânico e boa fama para vencê-los. E tem dado certo, tanto que o Chevrolet Onix é o modelo mais vendido do segmento somando quase 30 mil unidades entre janeiro e abril deste ano.
Na versão LT de 2024, o hatch é oferecido com um bom motor 1.0 aspirado de 78/82 cv de potência (gasolina/etanol) e 9,6/10,6 kgfm de torque (gasolina/etanol). O propulsor é gerenciado por uma caixa manual de seis marchas, que é o ponto-chave do prazer ao dirigir do modelo, e que tem importante participação no consumo elogiado.
Chevrolet Onix LT 1.0 MT 2024: R$ 91.960 + pacote R6T de R$ 3.300. Total: 95.260
Confira cinco motivos para comprar e cinco para não comprar o Onix
5 motivos para não comprar
- Carro baixo: com pouca distância do solo é comum raspar o Onix em algumas lombadas. Não só isso, o balanço dianteiro generoso faz o hatch raspar bastante em subidas de rampa e valetas.
- Preço: o modelo sempre teve preço competitivo, mas a chegada do novo VW Polo 1.0 TSI colocou isso em cheque. Afinal, o Chevrolet oferece motor aspirado e pede pouco mais de R$ 90 mil nessa versão, enquanto o Volkswagen cobra o mesmo e tem motor turbinado.
- Visual: sem mudanças desde 2019, o hatch é o que tem o visual mais antigo do mercado em sua categoria, atualmente. Com concorrentes como 208, novo Polo e HB20, ele sai perdendo em um quesito importante desse segmento.
- Porta-malas pequeno: Com 275 litros de capacidade ele fica abaixo da média do mercado e perde para todos os seus concorrentes diretos.
- Falta alguns itens de série: pode parecer bobagem, mas o fato de ele não vir de série com farol de LED já é um ponto negativo. Não só isso. Ele não tem rodas de liga leve de fábrica, só comprando pacote adicional, e deixa de lado kit conveniência com iluminação de porta-malas e porta-luvas.
5 motivos para comprar
- Consumo: a melhor média do segmento é do Onix. São 16,6 km/l na estrada e 13,8 km/l na cidade com gasolina, em suas melhores médias.
- Revisão: considerando revisões até 60.000 km, o Chevrolet também vai bem. Não tem a melhor média de preços da categoria, mas os pouco mais de R$ 3.900 é apenas R$ 200 mais caro que a do HB20.
- Motor confiável: já são quatro anos de mercado e o propulsor aspirado sempre mostrou ser uma ótima opção pela economia e também por não contar com problemas crônicos.
- Multimídia: uma das melhores do mercado. Intuitiva, prática e simples, a My Link 8 conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio e não dá dores de cabeça para o usuário fazer a conexão.
- Boa revenda: Onix é um modelo de sucesso desde que chegou ao mercado, sempre aparecendo entre os mais vendidos. O bom volume de vendas e a boa fama do hatch fazem dele um carro certeiro para vender com facilidade depois.
Visual ultrapassado
O Chevrolet Onix parou um pouco no tempo e isso é um fato. O modelo segue sem atualizações relevantes desde que chegou ao mercado, e seu visual já completa quatro anos. Enquanto isso, todos os seus rivais mudaram. O Hyundai HB20, por exemplo, principal concorrente, mudou ano passado, corrigindo o design controverso apresentado em 2019.
Isso não quer dizer que o modelo tenha um design ruim, mas que está um degrau abaixo dos demais da categoria. Na versão LT, por exemplo, temos luzes halógenas para os faróis, e as rodas que aparecem nas fotos são de um pacote adicional. Originalmente, ele sai de fábrica com rodas de aço.
O interior segue interessante para a faixa de preço e categoria. Simples, mas visualmente bonito, principalmente por causa da tela de 8 polegadas da multimídia. Os bancos também são um ponto positivo, afinal o tecido é de boa qualidade e não torna a cabine tão simples.
Dimensões e espaço interno
Ele é um dos maiores da categoria em comprimento e poderia ter um pouco mais de entre-eixos. O espaço dentro da cabine é bom para o segmento, mas com essa dimensão maior, além de superar os rivais nessa questão, o Onix acabaria com o problema de ter uma frente muito comprida. É justamente esse balanço alongado, somado à altura do solo pequena, que faz o hatch raspar em valetas e rampas.
O porta-malas é um dos menores da categoria. Ele ainda fica à frente do Peugeot 208 e o Honda City Hatch, mas o modelo da marca japonesa tem artimanhas de compartimento dentro da cabine, que o salva nisso. Ou seja, podemos considerar que o Onix, na prática, vence apenas o Peugeot.
A largura acima da média contra os rivais ajuda a levar três adultos na segunda fileira de bancos, e garante mais conforto para quem vai nos bancos da frente. Em contrapartida, a altura comedida dificulta a vida dos mais altos.
Dimensões: 4.163 mm de comprimento, 2.551 mm de entre-eixos, 1.730 mm de largura, 1.476 de altura, 275 litros de porta-malas e 44 litros de tanque.
Desempenho
Geralmente não esperamos muito de carros 1.0 aspirado, mas o Onix surpreende dentro da cidade. O motor entrega até 82 cv de potência e mais de 10 kgfm de torque e trabalha muito bem com o câmbio de seis marchas. Os engates rápidos tornam a condução mais prazerosa e as primeiras marchas mais curtas deixam o propulsor com giro mais alto para melhorar arrancadas.
Dentro da cidade, ele é um leão e atinge os 60 km/h com facilidade, que é a média de velocidade de boa parte das vias em grandes centros. Na estrada, a sexta marcha dá um gás a mais para a usina. Enquanto a maioria dos 1.0 de cinco marchas chegam a 100 km/h com giro alto, o Onix consegue conter mais o ponteiro. Além de garantir mais conforto acústico, ajuda também no consumo.
E o Chevrolet tem as melhores marcas da categoria nesse assunto. São 9,4 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina, na cidade, e 11,6 km/l com etanol e 16,6 km/l com gasolina, na estrada.
Vale ressaltar que, quando o assunto é dirigibilidade, a gente perdoa um pouco o vão livre do chão. Por ter boa largura e ser mais baixo, a condução é prazerosa. Ele vai bem nas curvas e a carroceria não pende demasiadamente.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, comando de válculas: duplo no cabeçote e injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 78/82 cv a 6.400 rpm
Torque: 9,6/10,6 kgfm a 4.100 rpm
Peso/potência: 12,79 kg/cv
Peso/torque: 99 kg/kgfm
Câmbio: manual, 6 marchas
Tração: 4x2, dianteira 0 a 100 km/h: 13,3 segundos
Velocidade máxima: 167 km/h
Dados técnicos: direção elétrica; suspensões do tipo Independente do tipo McPherson (dianteira) e eixo rígido torção (traseira); freios a disco (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro: 10,4 m.
Consumo: 9,4 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina, na cidade; 11,6 km/l com etanol e 16,6 km/l com gasolina, na estrada
Tecnologias e segurança
Por ser uma versão de entrada, ele fica devendo alguns equipamentos de segurança. O fato de ter seis airbags, acendimento automático de faróis, assistente de partida em rampa e câmera de ré, contam bastante a favor. Mas, tirando isso, o veículo não agrega mais tanta coisa.
A multimídia My Link é quem deixa o interior mais interessante. Com 8 polegadas e conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ela torna a cabine mais sofisticada e tecnológica. Pensando que estamos falando de uma configuração de entrada, é um belo atrativo.
Chevrolet Onix LT 1.0 2024 - lista de equipamentos
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
- Antiesmagamento e fechamento de abertura automática pela chave.
- Ar-condicionado
- Assistente de partida em aclive
- Aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros
- Bluetooth e entrada USB dupla
- Chave tipo canivete computador de bordo
- Conjunto de alto falantes, controlador de limite de velocidade
- Controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva
- Rádio AM/FM Stereo, MP3/WMA player
- Rodas de aço aro 14″ com calotas integrais
- Sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”)
- Transmissão manual de seis velocidades
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”
- Volante multifuncional
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente
- Câmera de ré, chave com sensor de aproximação
- Central multimídia MyLink de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio
- OnStar
- Partida sem chave
- Retrovisores externos elétricos
- Roda de aço de 15″ com calotas esportivas em dois tons
- Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos
Vale a pena levar para casa?
O Chevrolet Onix 2024 na versão LT é um carro que já ultrapassa os R$ 90 mil. Com os valores de hoje, não há mais carros em conta e dá para dizer que se trata de um custo-benefício. Mesmo que ele não tenha uma lista generosa de equipamentos, oferece um bom pacote com motor confiável, econômico e de baixo custo de manutenção. Para o dia a dia é sim uma boa escolha.
Mas lembre-se que estamos falando de um 1.0 aspirado de até 82 cv. O desempenho dele é o que esperamos de um carro com essa usina. No entanto, com o valor bem próximo, você pode levar um Polo 1.0 TSI manual para casa, que tem mais apetite que o Chevrolet e que entrega uma dinâmica de condução tão boa quanto – se não melhor.
Imagens: Renan Bandeira / Mobiauto
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.