Chevrolet Onix LT 2025: testamos o consumo do hatch compacto
Com previsão de renovação, como a Mobiauto adiantou neste outro artigo, o Chevrolet Onix chegou à linha 2025 sem grandes mudanças, mas ainda competitivo no segmento. Por isso, decidimos testar o consumo do hatch compacto para ver como ele se sai nos mais diferentes percursos rodando com gasolina.
Para isso, rodamos 475 km ao todo, dos quais o computador de bordo do Onix apontou 15,2 km/l de média total, em circuito misto, claro. Nas contas da Mobiauto, o hatch apresentou um consumo um pouco diferente.
Você também pode se interessar por:
- Segredo: Chevrolet Onix e Onix Plus vão mudar de visual no Brasil; veja quando
- Chevrolet Onix chega à linha 2025 e só será renovado no ano que vem
- Chevrolet anuncia investimentos e confirma modelos exclusivos para o Brasil
- Nova Chevrolet Spin 2025 tem truque do C3 Aircross nos faróis
Para entender o quão misto foi o trajeto, tivemos 290 km de todo o percurso sendo feito na estrada, enquanto 185 km foi em ciclo urbano. Mobiauto indica que todos os motoristas façam as contas de consumo à mão, que são mais precisas que do computador de bordo dos veículos.
Vale lembrar que o Onix LT vem equipado com motor 1.0 aspirado de três cilindros, que oferta 78 cavalos de potência e 9,6 kgfm de torque na gasolina e 82 cv e 10,6 kgfm de torque no etanol. A transmissão é manual de seis marchas. Tudo isso faz o hatch ser bastante econômico.
Chevrolet Onix LT 2025 – consumo
Para o Inmetro, o Onix tem um gasto com combustível de 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada com gasolina.
Porém, em nossa média, o hatch atingiu um consumo geral de 14,6 km/l. Isso englobando o percurso total de 475 km. Para chegar a esse número, bastou dividir os 475 km rodados pelos 32,51 litros de gasolina gastos durante o trajeto.
Chevrolet Onix 2025 – preços e versões:
- Chevrolet Onix 1.0 2025: R$ 90.190
- Chevrolet Onix LT 1.0 2025: R$ 97.990
- Chevrolet Onix Turbo AT 2025: R$ 105.290
- Chevrolet Onix LT Turbo MT 2025: R$ 107.050
- Chevrolet Onix LTZ Turbo 2025: R$ 117.190
- Chevrolet Onix RS Turbo 2025: R$ 118.990
- Chevrolet Onix Premier Turbo 2025: R$ 122.790
Chevrolet Onix LT 2025 – Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, aspirado, flex, 3
cilindros em linha, injeção multiponto, comando duplo de válvula
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 78/82 cv (Gasolina/Etanol) a 6.400 rpm
Torque: 10,6/9,6 kgfm (G/E) a 4.100 rpm
Peso/potência: 12,79 kg/cv
Peso/torque: 99 /kgfm
Câmbio: manual de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 13,3 segundos
Velocidade máxima: 167 km/h
Dimensões e capacidades: comprimento, 4, 16 metros; entre-eixos, 2,55 m; largura, 1,73 m; altura, 1.47 m; porta-malas de 275 litros; tanque de combustível, 44 litros; peso: 1.049 kg; altura do solo, 12, 8 cm
Dados técnicos: direção elétrica, suspensão independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,4 m diâmetro de giro, pneus 185/65 R15
Chevrolet Onix LT 2025 – Itens de série
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
- Antiesmagamento e fechamento de abertura automática pela chave.
- Ar-condicionado
- Assistente de partida em aclive
- Aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros
- Bluetooth e entrada USB dupla
- Chave tipo canivete computador de bordo
- Conjunto de alto falantes, controlador de limite de velocidade
- Controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva
- Rádio AM/FM Stereo, MP3/WMA player
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente
- Câmera de ré, chave com sensor de aproximação
- Central multimídia MyLink de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio
- OnStar
- Partida sem chave
- Retrovisores externos elétricos
- Roda de aço de 15″ com calotas esportivas em dois tons
- Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos
- Rodas de aço aro 14″ com calotas integrais
- Sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”)
- Transmissão manual de seis velocidades
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”
- Volante multifuncional
Chevrolet Onix LT 2025 – vale a pena comprar?
Com carrocerias hatch e sedan, o Onix como conhecemos está em nosso mercado desde 2019, na sua segunda geração. No trajeto urbano, a versão LT não decepciona e oferece uma dirigibilidade justa, com bons números de consumo e lista de equipamentos. Já na estrada, o motor aspirado mostra que falta um pouco de fôlego, principalmente com mais de dois ocupantes, o que as variantes superiores com trem de força turbo ganham com uma injeção extra de ar da turbina.
O câmbio manual de seis marchas entrega trocas precisas em trajetos mais curtos e, por ter uma troca a mais no escalonamento (seis em vez de cinco marchas de alguns rivais), consegue driblar a falta de força do motor e devolvê-lo para a melhor faixa de torque na estrada, sem deixar o giro subir demais.
Mesmo sem grandes mudanças, o Onix LT não pode ser deixado de lado quando se trata de hatches compactos. A prova disso são as 60.043 unidades até o último mês de agosto desse ano, somente atrás do Volkswagen Polo entre os modelos mais emplacados da categoria no ano.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.