Chevrolet prepara ao menos cinco lançamentos para 2025; veja quais são

Chegada do Chevrolet Equinox antecipa renovações e até possível SUV chinês elétrico
Vinicius Moreira
Por
04.12.2024 às 19:52
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Chegada do Chevrolet Equinox antecipa renovações e até possível SUV chinês elétrico

A Chevrolet fechou o ano de 2024 com o lançamento do novo Chevrolet Equinox a combustão. A chegada da quarta geração do SUV médio foi o sexto lançamento do ano, mas a montadora americana já prepara novos lançamentos para 2025, que são ao menos cinco.

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Durante um encontro com jornalistas, o vice-presidente da General Motors para América do Sul, Fabio Rua, revelou que para o próximo ano serão ao menos cinco lançamentos.

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Alguns deles não são tão segredo assim, outros ainda estão no radar da montadora, além de um modelo elétrico de baixo custo para brigar com o BYD Dolphin Mini, como parte da comemoração dos 100 anos da GM no Brasil.

Novo Chevrolet Tracker

Até a chegada do novo Equinox, que ainda terá de provar seu valor, o Chevrolet Tracker era o único SUV de grande volume da GM no país. Para 2025, o modelo ganhará injeção direta de combustível e, com isso, ficará mais potente, como revelado pela Revista Quatro Rodas.

Equipado com o motor 1.0 turbo e 1.2 Turbo (versão Premier e RS), o Tracker deve obter um salto de 116 cv para 121 cv e de 133 cv para 141 cv, respectivamente, com a mudança na alimentação.

Não só isso, o Tracker com visual renovado e híbrido já foi flagrado em testes no Piauí. Dessa forma, ambos os motores devem receber uma combinação com propulsor elétrico, com foco na diminuição de emissões para 2025.

Novos Chevrolet Onix e Onix Plus

Em agosto desse ano, a Mobiauto revelou que o Onix, tanto o hatch como sedan, será renovado. Assim como o Tracker, os modelos de entrada da Chevrolet também ganharão injeção direta de combustível.

Visualmente, o exterior deve receber algumas linhas mais atualizadas, já no atual padrão de design da marca, como visto inicialmente na Chevrolet Montana, que seguiu para Spin e até mesmo no Equinox. O interior também deve receber atualizações, principalmente no painel de instrumentos, que deve ser digital, e central multimídia.

Além da planta de São Caetano do Sul (SC), a planta da GM em Gravataí (RS), também receberá novidades quanto à tecnologia híbrida, onde é fabricado o Onix. Por isso, podemos esperar algumas alterações futuras para os motores 1.0 aspirado de três cilindros, de até 80 cv e e o 1.0 turbo de 116 cv.

Novo SUV híbrido

Como revelado com exclusividade pela Mobiauto, a Chevrolet deve trazer um SUV inédito com base do Onix e posicionado abaixo do Tracker. O novo modelo será fabricado na planta de Gravataí (RS).

Ainda sobre o novo SUV, a apuração trouxe que a traseira terá uma caída um pouco mais acentuada, o que o coloca com rivais do tipo Volkswagen Nivus, Citroën Basalt e Fiat Fastback, ambos cupês.

Quanto ao trem de força, o SUV com base do Onix terá o já conhecido 1.0 turbo flex de três cilindros, junto de um motor elétrico, o qual não deve elevar muito a potência do propulsor a combustão que é de 116 cv e 16,8 kgfm. O foco do conjunto é o nível de emissões de poluentes, já que o PL8 do Proconve fica mais rigoroso já a partir de 2025.

Substituto do Chevrolet Bolt

Outra apuração exclusiva da Mobiauto foi a chegada de um carro elétrico de baixo custo para o Brasil, inclusive da possibilidade de fabricação nacional. Estamos falando do Baojun Cloud, um modelo que é vendido na China e foi feito em parceria com a SAIC e a Wuling.

Com perfil de valor para brigar com o BYD Dolphin Mini, o Baojun Cloud ganharia outro nome aqui no Brasil e pode dar nova vida aos elétricos da GM, depois do baixo número de vendas do Chevrolet Bolt.

Não é exagero comparar o elétrico da GM com o Dolphin Mini. Afinal, o Baojun Cloud chegaria com mais espaço e um possível preço para brigar até com o BYD Dolphin. O Cloud tem seus 4.295 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.652 mm de altura, 2.700 mm de entre-eixos 382 litros de porta-malas.

Para mover o elétrico, um motor de 100 KW (136 cv) e 20,4 kgfm de torque, abastecido por uma bateria de 37,9 KWh, que gera até 360 km de autonomia ou por outro banco de energia de 50,6 KWh para 460 km, ambos no ciclo chinês.

O que mais pode vir?

A Mobiauto já detalhou onde serão investidos os R$ 7 bilhões anunciados pela General Motors para ciclo 2024 a 2028.

Ao menos dois produtos híbridos flex lançados e feitos no Brasil já foram confirmados por Fabio Rua. O Tracker será um deles como já citado.

Em estudo, também está o uso da tecnologia híbrida plug-in flex, como dito pelo presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro.

“Temos planos de ampliar também a linha de veículos elétricos, já a partir de 2025. Nosso objetivo é atender as mais diferentes necessidades dos clientes’’, completa Chamorro.

Vale ressaltar que o recém-lançado Chevrolet Equinox já é vendido como híbrido plug-in na China. A versão híbrida é feita em parceria com a chinesa SAIC. O conjunto é formado pelo mesmo 1.5 turbo presente no SUV aqui, mas com 180 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado a um propulsor elétrico que atua como gerador, velocidades de cruzeiro e acelerações.

Com tudo isso, centenário da General Motors pode superar facilmente os seis lançamentos da marca de 2024.

Projeção Chevrolet Onix SUV: Kleber SiIva/KDesignAG

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