Chevrolet Silverado elétrica imita F-150 e agora abastece residências
Aqui no Brasil, o mercado de carros elétricos está ainda engatinhando em relação a outros lugares do mundo, uma prova disso são as picapes elétricas que aqui no Brasil são representadas apenas pela JAC iEV-330P.
No entanto, no mercado mundial as duas principais fabricantes americanas já possuem picapes elétricas, a Ford possui a F-150 Lightning que compete com a Chevrolet Silverado EV, a Silverado chegou a ser lançada recentemente no Brasil, contudo, somente com motor a combustão.
O principal destaque da F-150 perante a concorrência era a possibilidade de a picape funcionar como um gerador, fornecendo energia para uma casa toda. A Mobiauto já trouxe mais detalhes sobre a picape e essa funcionalidade.
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Agora, a Chevrolet Silverado também passou a ter a capacidade de gerar energia para residências, foi o que informou a fabricante em nota oficial. O sistema chama-se PowerShift – não confundir com o câmbio da Ford, e é fruto entre a General Motors com a Qmerit, maior empresa de carregadores elétricos dos Estados Unidos.
Resumidamente, o sistema utilizado pela Chevrolet é semelhante ao adotado pela Ford, e envolve a possibilidade de inversão do fluxo de corrente em até 9,6 kWh e pode fornecer tanto energia para toda a casa, quanto também para pontos específicos da residência.
Wade Sheffer, vice-presidente da GM Energy afirmou: “A GM Energy está empenhada em tornar a transição para um estilo de vida totalmente elétrico uma opção ainda mais atraente, simplificando todos os aspectos da gestão de energia pessoal”.
A fabricante ainda completa dizendo que esse é apenas o primeiro modelo de sua frota que recebeu a tecnologia de carregamento bidirecional e que até 2026 outros modelos que utilizam a plataforma Ultium, própria para carros elétricos da marca, também poderão carregar residências.
Valores
Ao compararmos os valores da tecnologia da Chevrolet com a da Ford, a marca da gravata dourada sai perdando. O carregador PowerShift sai por US$ 1.699, enquanto a ativação bidirecional é tabelada em US$ 5.600. A Chevrolet oferece um combo dos dois por US$ 7.299, ou seja, sem nenhum desconto.
Já o equipamento da Ford custa US$ 5.205, os valores não são baratos e ainda possui o preço de instalação baseada normalmente na complexidade do serviço.
Jornalista Automotivo