Como BYD Song Pro pode ajudar o King na briga contra o Corolla híbrido

SUV da BYD terá conjunto que pode estar no sedan chinês para complicar a vida do rival japonês
Vinicius Moreira
Por
28.11.2024 às 14:46
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SUV da BYD terá conjunto que pode estar no sedan chinês para complicar a vida do rival japonês

Depois de algum suspense, a BYD finalmente confirmou que o primeiro carro híbrido flex da marca no Brasil será o BYD Song Pro, inclusive com fabricação nacional em Camaçari (SP). Mas o SUV pode representar o início da extensão dos modelos híbridos plug-in flex da marca chinesa.

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Para ficar mais claro, o Song Pro é vendido por aqui nas versões GL e GS, ambas possuem o motor a combustão 1.5 DM-i aspirado a gasolina de 98 cavalos de potência e 12,4 kgfm de torque, combinado com motor elétrico de 197 cv e 30,5 kgfm de torque, o qual é abastecido por uma bateria de 12,9 KWh. A potência combinada é de 225 cv.

 

Acontece que, o BYD Song Plus e o King também são equipados com o mesmo 1.5 DM-i aspirado. Como o Song Pro vai passar a ser flex, tanto o Song Plus como King estão aptos para receber também a atualização para o etanol.

Mas no que isso ajuda o King contra o Corolla?

Assim como o Song Pro, o King é vendido nas versões GL e GS, com preço de R$ 175.800 e 187.800, respectivamente. Por conta da faixa de preço e da motorização híbrida plug-in, o sedan chinês compete diretamente com as versões híbridas do Toyota Corolla, Altis Hybrid (R$ 188.590) e Altis Hybrid Premium (R$198.890).

Pelo Inmetro, o King GS faz 44 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada, já a variante GL 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada, no modo híbrido sempre abastecido com gasolina. Somente rodando com o motor elétrico são 80 km e 32 km de autonomia respectivamente.

Sem o auxílio do motor elétrico, a calibração do 1.5 DM-i do King GL e GS é de 110 cv e 13,7 kgfm de torque, com consumo de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, já na GS 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

No Corolla, o motor a combustão tem 101 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) e 14,5 kgfm de torque para as duas versões híbrida, que também contam com motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Combinados, eles rendem 122 cv.

O consumo do sedan híbrido japonês é de 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol e 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. No Corolla, o sistema híbrido é leve e o próprio motor a combustão contribui para reenergizar a bateria que abastece a usina elétrica.

Caso a BYD escolha estender a motorização híbrida flex para os outros modelos, o King poderá ter uma arma a mais para competir com o Corolla. Desde o seu lançamento em maio deste ano, o King soma 1.912 unidades emplacadas e, com isso, é o 5º sedan mais vendido até outubro de 2024. O Corolla soma 30.861, mas sendo uma soma de todas as versões, sem especificar o desempenho das versões híbridas. Mesmo assim, o King ainda tem um longo caminho para percorrer e o etanol, curiosamente conhecido por ser menos eficiente no consumo, pode ser o responsável por encurtar esse caminho.

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