Efeito BYD: preços de elétricos e híbridos despencam até R$ 100.000
A vontade de ter um carro híbrido ou elétrico ganhou contornos mais palpáveis recentemente. Quando a montadora chinesa BYD anunciou o preço do modelo elétrico Dolphin por R$ 149.800, o setor automotivo logo pensou em se tratar de alguma promoção. Não era. Da mesma forma, a GWM anunciou o híbrido Ora 03 Skin por R$ 150.000.
O ponto de virada ou sinal de alerta para as montadoras ganhou dados sólidos no início do segundo semestre deste ano. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o BYD Dolphin registrou 1.036 emplacamentos no mês de setembro. Foi a primeira vez que um veículo elétrico superou as 1.000 unidades emplacadas em um único mês no Brasil. Ao todo, o compacto chinês vendeu 1.503 unidades até o nono mês do ano.
Você também pode se interessar:
- Carro híbrido importado aguenta 50.000 km de Brasil? Veja um desmontado
- O que a GWM tem a ver com o novo Mini Cooper elétrico
- GWM Ora 03 ganha versão com autonomia que chega a 420 km
- BYD Dolphin é 1º elétrico no Brasil a vender mais de 1.000 carros por mês
Seja no acabamento ou no desempenho, fato é que carros como o GWM Ora 03 e o BYD Dolphin chegaram com toda força, e não estamos falando somente da potência e autonomia do motor elétrico ou combinado a combustão. O pacote oferecido, até mesmo nas versões de entrada, parece ter cativado o consumidor.
A chegada dos modelos fez com que os preços dos rivais despencassem até R$ 100.000. Curiosamente, a readequação de valores canibalizou até veículos da própria BYD, como o híbrido Song Plus. Veja a tabela:
Carros híbridos e elétricos que reduziram os preços após BYD Dolphin e GWM Ora 03
Modelos |
Antes |
Depois |
Redução |
R. Kwid
E-Tech |
R$ 149.990 | R$ 139.990 |
R$ 10.000 |
Caoa Chery
iCar |
R$ 149.990 |
R$ 119.990 |
R$ 30.000 |
JAC E-JS1 |
R$ 145.900 |
R$ 139.900 |
R$ 6.000 |
Hyundai Kona
EV |
R$ 289.990 |
R$ 189.990 |
R$ 100.000 |
Peugeot
e-2008 |
R$ 269.990 |
R$ 219.990 |
R$ 50.000 |
Peugeot
208-GT |
R$ 249.990 |
R$ 219.990 | R$ 30.000 |
Mini Cooper
SE |
R$ 259.990 |
R$ 229.990 | R$ 30.000 |
Hyundai Ioniq |
R$ 199.990 |
R$149.990 | R$ 50.000 |
Peugeot e-208 |
R$ 276.990 |
R$ 235.990 | R$ 41.000 |
C. Chery
Tiggo 8 |
R$ 209.900 |
R$ 199.900 | R$ 10.000 |
Tiggo 8 Pro |
R$ 194.900 |
R$ 189.900 |
R$ 5.000 |
BYD Song Plus |
R$ 269.990 |
R$ 229.800 |
R$ 40.190 |
A queda de preços não vale apenas para o segmento de elétricos. A Hyundai também anunciou recentemente descontos de até R$ 15.400 para Hyundai HB20, HB20S e Creta até o final do mês de outubro. No caso do HB20 Sense Plus 2024, o preço de tabela teve um abatimento de R$ 7.900, caindo provisoriamente de R$ 82.290 para R$ 74.990. Já o Creta Comfort viu sua etiqueta cair de R$ 135.390 para R$ 119.990.
Claro que entre esses veículos existem mais de uma categoria e o gosto por um SUV ou hatch compacto ainda podem influenciar na compra. Mas para quem prefere uma plataforma e design luxuoso ainda vem mais novidade.
Volvo EX30 elétrico promete por menos de R$ 220 mil
Dependendo do local onde se trafega, não é tão comum ver um Volvo. Esse cenário pode mudar com a chegada do EX 30 elétrico 2024, o novo elétrico de entrada da marca sueca. O SUV médio de luxo já está em pré-venda e pode ser adquirido por menos de R$ 220.00,00 na versão E40 Core Single Engine. Com essa versão, o SUV já oferece 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, além de um 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
A bateria da opção básica ainda garante 344 km de autonomia, enquanto nas outras três versões, EX30 E60 Core Single Extended Range (R$ 239.950), EX30 E60 Plus Single Extended Range (R$ 264.950) e EX30 E60 Ultra Single Extended Range (R$ 279.950) são 476km após uma carga completa. Ambas as análises são do ciclo WTLP. O PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro ainda não informou os dados.
Nesse contexto, o posicionamento da Volvo com o EX30 tem potencial para fazer cair ainda mais os valores dos híbridos e elétricos no Brasil. Bom para o consumidor, que poderá ter acesso, além da tecnologia na motorização, a mais pagando menos.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.