Fiat 500: os principais problemas, segundo os donos

Icônico Cinquecento tem reclamações recorrentes sobre câmbio, problemas no motor e coluna de direção
JC
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19.02.2024 às 11:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Icônico Cinquecento tem reclamações recorrentes sobre câmbio, problemas no motor e coluna de direção

Um dos modelos mais icônicos da Fiat, o Cinquecento ou simplesmente Fiat 500, foi introduzido ao mercado de automóveis em 1936, com o modelo "Topolino". Já nesta época era o menor veículo do mundo, com 3,2 metros de comprimento, e trazia um ar de modernidade em seu estilo.

Assim como qualquer outro veículo, seu estilo e tradição não foram suficientes para deixar o carro isento de reclamações por parte dos proprietários. Existem alguns fatores que causam transtornos aos donos do Fiat 500. Antes de falar sobre isso, no entanto, vamos à história do veículo.

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Breve história sobre o Fiat 500

O hatch italiano, na versão "Topolino", saiu do mercado em 1955, mas voltou dois anos depois, reestilizado - com o nome de Nuova 500 - e com a aparência bem mais próxima do que conhecemos hoje em dia.

Como principais rivais na época, o Fiat 500 tinha o Volkswagen Fusca (na Alemanha) e o Citroen 2CV e Renault 4CV (na França).

Apesar de hoje em dia ser um carro com mais requintes, o Fiat 500 nasceu como um veículo de design moderno, porém voltado à economia nos materiais e preço modesto aos consumidores.

Somente em 2007, o Fiat 500 - já com a aparência mais conhecida atualmente - foi introduzido ao mercado. Como concorrentes, dessa vez, o veículo já tinha o VW New Beetle e o Mini Cooper. Ou seja, o carro surgiu como uma releitura dos primeiros modelos.

No Brasil, o Fiat 500 C estreou no Salão de São Paulo em 2012. A versão era importada do México. O veículo chegou custando R$ 57.900.

Agora, o Fiat 500 se encontra em sua quinta geração, com motor elétrico e diversas novidades que deixam o carro ainda mais requintado, com uma aparência mais moderna, mas que ainda preserva sua história.

Quando Fiat 500 chegou ao Brasil?

O Fiat 500 chegou ao Brasil no final de 2009, importado da Polônia.

O motor da geração era 1.4, 16V de 100cv, com câmbio manual de seis marchas. Na versão esportiva, o veículo tinha como opcional o câmbio automatizado Dualogic - de cinco marchas - teto solar e bancos de couro.

O veículo chegou em território nacional custando R$ 63.700 - na versão mais básica.

Principais problemas do Fiat 500

O Fiat 500 conta com alguns problemas crônicos e algumas reclamações comuns por parte de seus donos, principalmente da versão polonesa. Isso porque, nesse caso, as peças nem sempre estão à disposição - o que torna a manutenção mais complexa.

O modelo mexicano - que chegou em 2011 - no entanto, é mais confiável (e menos problemático). No entanto, também é alvo de queixas.

Confira os principais problemas do Fiat 500, segundo os donos:

Problemas no motor

Alguns donos do Fiat 500 reclamam de falhas e barulhos no motor, além do vazamento de óleo.

Caso 1; Caso 2; Caso 3; Caso 4; Caso 5 e Caso 6

Câmbio

Outro problema comum está relacionado ao câmbio do Fiat 500. O condutor fica com dificuldades para mudar a marcha, quando acende a luz de motor no painel. Além disso, é possível ouvir ruídos ao trocar a marcha. Os problemas ocorrem tanto em câmbios dualogic quanto em manuais.

Caso 1; Caso 2; Caso 3; Caso 4 e Caso 5

Problemas na direção

Na versão mexicana do Fiat 500, é comum ouvir ruídos e estalos na direção. Para eliminar o problema, é necessário realizar a troca completa da coluna de direção.

Caso 1; Caso 2; Caso 3; Caso 4 e Caso 5

Recalls do Fiat 500

Em 2016, a Fiat convocou os proprietários do Fiat 500 ano/modelo 2012 a 2016, com câmbio manual, números de chassis não sequenciais de 3C3CFBR1C100677 a 3C3AFFAR1GT173711, a agendarem a inspeção e substituição do pedal de embreagem do veículo.

Isso porque poderia haver uma falha no sistema de embreagem, o que impossibilitaria a troca de marchas e levaria a perda de tração do veículo.

Em 2019, a Fiat realizou um recall para o ano modelo 2012 e 2013 do Fiat 500, chassis não sequenciais 128562 a 595770. O recall tinha como objetivo substituir o ajustador do cabo de seleção de marchas

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