Renault Oroch 1.3 turbo: os principais problemas, segundo os donos
Pioneira do segmento de picapes intermediárias (ou compactas-médias), a Renault Oroch foi lançada em 2015 com a proposta de atender atividades de lazer ou comerciais oferecendo mais espaço interno e conforto que os modelos compactos e maior praticidade no uso urbano em comparação com as picapes médias feitas com chassi de longarinas.
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Construída com estrutura monobloco a partir da plataforma B0 da primeira geração do Duster, a Oroch é elogiada pela robustez da mecânica compartilhada com o SUV. Uma particularidade do seu projeto é a suspensão traseira independente do tipo multilink, que proporciona dirigibilidade consideravelmente superior ao sistema de eixo rígido do Duster.
A picape foi lançada inicialmente com os motores aspirados flex 1.6 de até 115 cv de potência, com câmbio manual de cinco marchas, e o veterano F4R 2.0 de 148 cv com caixa manual de seis.
Em 2016, o 2.0 passou a ser oferecido com o câmbio automático de quatro marchas que chegou a equipar a minivan Scénic nos anos 2000, mas bastante ultrapassado para um carro que tentava fazer frente à Fiat Toro, que lidera com folga as vendas da categoria há anos.
A única atualização da Renault Oroch foi introduzida em 2022, quando a picape ganhou visual retocado, melhorias no acabamento interno e novos equipamentos para ficar mais competitiva, uma vez que as novas Fiat Strada e Chevrolet Montana elevaram o nível de concorrência entre as picapes menores que as médias.
A grande novidade foi a oferta do motor TCe 1.3 turboflex no lugar do antigo 2.0 aspirado na versão topo de linha Outsider. O novo propulsor gera 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático CVT com simulação de oito marchas.
Principais problemas da Renault Oroch Outsider
A Mobiauto já mostrou anteriormente reclamações de proprietários de outras versões da Renault Oroch. Desta vez, pesquisamos no site Reclame Aqui as queixas referentes à versão equipada com a nova motorização. Segundo os clientes, a picape apresenta problemas diversos, como defeitos na bomba de combustível de alta pressão, infiltração de água na cabine e desgaste prematuro de batentes da suspensão. Porém, os defeitos mais recorrentes estão relacionados à caixa de direção e ao sistema de injeção de combustível do motor.
Caixa de direção
A Renault Oroch Outsider é dotada do sistema de direção com assistência eletro-hidráulica. Ou seja, combina um motor elétrico a uma bomba hidráulica para reduzir o esforço do motorista ao esterçar o volante em manobras. O sistema, por sua vez, motivou um recall no começo deste ano para corrigir a calibração da assistência.
No entanto, muitos donos da Oroch Outsider reclamam que a direção da picape fica pesada com o passar do tempo sem motivo aparente. Um dos consumidores chegou a relatar que o seu carro voltou a apresentar o problema mesmo depois de ter trocado a caixa de direção.
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6, caso 7
Injeção direta
O novo motor TCe 1.3 turboflex – assim como a maioria dos propulsores sobrealimentados – utiliza a injeção direta para otimizar o seu desempenho e, consequentemente, melhorar o consumo e reduzir as emissões. O sistema opera com pressão muito superior ao convencional para potencializar a queima da mistura de ar e combustível, injetada diretamente no interior da câmara de combustão do motor.
Donos da Oroch Outsider relatam no Reclame Aqui que os seus carros apresentaram problema na injeção direta com pouco tempo de uso dos veículos, que também apresentam elevado consumo de combustível.
“Comprei um carro da marca Renault modelo Oroch Outsider com apenas 11 mil quilômetros rodados e revisões feitas na concessionária. Uso o veículo apenas para ir de casa para o trabalho ou em viagem em rodovia - ou seja, nada ao extremo. Porém, ja é a segunda vez que o carro apresenta defeito na injeção. O aparelho raster (scanner automotivo) indicou quatro defeitos no motor. Outra reclamação é o consumo, que não chega nem perto do que a Renault anuncia”, conta um cliente de Tatuí (SP).
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3
Recalls
A Oroch já passou por seis chamados para o reparo ou troca de componentes:
- Airbag do motorista – Oroch fabricadas entre 14/09/2016 até 19/06/2019, chassis envolvidos (não sequencial): HJ499387 até HJ589223, KJ526365 até KJ799840 e LJ002342 até LJ998632
- Mangueira de alta pressão da direção hidráulica – Oroch fabricadas entre 29/07/2016 até 24/08/2016, chassis envolvidos (não-sequencial): HJ246869 até HJ557912
- Parafusos de fixação do eixo traseiro e berço dianteiro do motor – Oroch fabricadas entre 03/08/2016 até 29/09/2016, chassis envolvidos (não-sequencial): HJ246869 até HJ589223 & JJ582317
- Vedação do servo freio – Oroch fabricadas entre 23/08/2017 até 08/03/2018, chassis envolvidos (não sequencial): J000117 até JJ999496 e KJ209921 até KJ311299
- Orifício do compartimento de alimentação do motor – Oroch fabricadas entre 24/07/2019 até 21/01/2020, chassis envolvidos (não-sequencial): LI097432 até LI194484
- Cilindros de ignição – Oroch fabricadas entre 14/02/2020 até 31/08/2020, chassis envolvidos (não-sequencial): J382925 até J549677
- Caixa de direção da versão Outsider 1.3 turbo – unidades fabricadas entre 07/02/2022 até 14/12/2022, chassis envolvidos (não-sequenciais): J280122 até J303847