Volkswagen Up!: os principais problemas, segundo os donos
Inovador para a época, o Volkswagen Up! foi lançado no Brasil em 2014 com a missão de elevar o nível de qualidade de construção e eficiência dos compactos vendidos no país. Construído a partir de uma moderna plataforma, o Up! foi o primeiro modelo da categoria a tirar nota máxima nos testes de impacto do Latin NCAP (pela antiga metodologia da entidade) e foi o precursor do motor 1.0 TSI no país.
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Concebido para atender aos elevados padrões europeus, o Up foi prejudicado comercialmente pelas qualidades inerentes à construção mais sofisticada do que o mercado nacional estava acostumado. Ou seja, o compacto chegou custando mais caro que o esperado para um carro de entrada e com custo-benefício menos vantajoso que os consagrados Gol e Fox.
O visual um tanto simplório do Up também não caiu no gosto do público brasileiro, que geralmente coloca o status como um dos principais requisitos na hora de comprar um carro.
No entanto, o Up conquistou fãs durante os seus sete anos de vida no mercado brasileiro. O compacto é sempre elogiado pela dirigibilidade bem acertada, típica de carros alemães, e eficiência dos motores 1.0 de três cilindros.
A motorização MPI aspirada entrega 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, combinada ao câmbio manual de cinco marchas. A transmissão automatizada I-Motion, também de cinco velocidades, chegou a ser oferecida durante um tempo como opção a quem queria descansar o pé esquerdo.
A famigerada 1.0 turbo (mais tarde rebatizada de 170 TSI) começou a ser oferecida em 2015 com foco na economia de combustível. Porém, esse propulsor de 105 cv e 16,8 kgfm é conhecido pelo desempenho (bem) acima da média para um carro compacto, proporcionando aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos, sempre com o câmbio manual.
Apesar dos atributos, o Volkswagen Up não está livre de críticas. No site Reclame Aqui há vários relatos de donos do modelo se queixando de defeitos mecânicos, do atendimento da rede de concessionárias e da dificuldade para agendar o atendimento do recall do airbag.
Principais problemas
Demora para fazer recall dos airbags
A Volkswagen anunciou em 2023 um recall para a substituição dos airbags frontais do Up, fornecidos pela fabricante japonesa Takata. Os componentes fazem parte do enorme lote que gerou um imenso recall a nível global, uma vez que, se forem acionados em um acidente, esses airbags podem projetar fragmentos e provocar ferimentos graves ou até fatais aos ocupantes do veículo. A maioria das queixas no Reclame Aqui refere-se à dificuldade para agendar o reparo dos componentes. Alguns consumidores dizem que as concessionárias não conseguem fazer o serviço por falta de peças.
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4
Bicos injetores
O problema mecânico mais recorrente está relacionado aos bicos injetores do motor 1.0 TSI. Os clientes afirmam que se trata de um defeito crônico que afeta o funcionamento dos veículos, mesmo os com pouco tempo de uso.