Fiat 500e: elétrico com porte de Mobi será mais caro que a Toro

Subcompacto volta ao Brasil como o primeiro carro elétrico da marca à venda e cheio de sacadas, só que custando R$ 240.000
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03.08.2021 às 19:21 • Atualizado em 12.11.2024
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Subcompacto volta ao Brasil como o primeiro carro elétrico da marca à venda e cheio de sacadas, só que custando R$ 240.000

O grupo Stellantis apresentou nesta terça-feira (3) o primeiro carro elétrico da marca Fiat a ser lançado no Brasil. Trata-se da nova geração de um velho conhecido dos brasileiros, o subcompacto 500, que passou a se chamar 500e para reforçar a proposta 100% elétrica de um carro prioritariamente voltado a uso urbano.

Por aqui, o modelo será vendido em versão única de acabamento, a Icon, oferecida a R$ 239.990. Com isso, o 500e chega como o carro mais caro da marca em nosso mercado, mais até do que uma Toro Ranch ou Ultra 4x4 diesel, que custa menos de R$ 200.000. 

Em relação a outros elétricos disponíveis, como o Renault Zoe e o Nissan Leaf, o preço está compatível, mostrando como a realidade dos carros "verdes" ainda é para poucos em nosso país. Serão quatro as opções de cor: Cinza Minerale, Verde Oceano, Branco Ghiaccio e Preto Onice.

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Subcompacto volta ao Brasil como o primeiro carro elétrico da marca à venda e cheio de sacadas, só que custando R$ 240.000

O 500e já está em pré-venda e poderá ser reservado pelo site oficial, mediante pagamento de sinal. Porém, apenas dez concessionárias de nove cidades estão aptas a entregá-lo: duas em São Paulo (SP) e uma em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Recife (PE).

Os 20 primeiros compradores ganharão um carregador rápido wallbox de 7,4 kW, que posteriormente será vendido como acessório e promete um carregamento integral em até seis horas. Outro wallbox oferecido pela marca, de 11 kW, promete recuperar a carga integral da bateria em quatro horas. De série, o 500e trará um cabo bivolt para carregamento doméstico. 

De acordo com a Stellantis, unidades de test-drive estarão disponíveis nas revendas mencionadas a partir da semana que vem. O primeiro lote de unidades importadas de Turim (Itália) terá 120 unidades e há expectativa de vendê-lo até o fim este ano. Caso a demanda seja maior, a empresa afirma que é possível ampliar a oferta. 

A garantia para o conjunto elétrico será de oito anos ou 160.000 km rodados, mas a do veículo no geral é de três anos, como acontece em outros modelos da marca.

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Como é o 500e Icon

Subcompacto volta ao Brasil como o primeiro carro elétrico da marca à venda e cheio de sacadas, só que custando R$ 240.000

O 500e é empurrado por um motor elétrico dianteiro capaz de render 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, que o leva de 0 a 100 km/h em 9 s e a uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria, de 42 kWh brutos e 37,3 kWh utilizáveis na prática, proporciona uma autonomia de aproximadamente 320 km no rigoroso ciclo WLTP.

Entretanto, segundo a Fiat, é possível expandir a autonomia a até 460 km de acordo com o tipo de uso. Serão três os modos de condução: Normal, Range (com foco em regeneração de energia através das frenagens regenerativas) e Sherpa, que limita a ação do acelerador e seria o equivalente um modo Eco.

Em um posto ultrarrápido DC de até 85 kW, é possível recarregar 80% das baterias do 500e em 25 minutos. Já em um carregador doméstico com porta tipo 2 de 11 kW AC, a recarga integral ocorre num prazo de quatro horas.

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Subcompacto volta ao Brasil como o primeiro carro elétrico da marca à venda e cheio de sacadas, só que custando R$ 240.000

Como já seria de se esperar, as dimensões são extremamente compactas, quase tanto quanto as do nacional Fiat Mobi. São 3.632 mm de comprimento, 1.683 mm de largura, 1.527 mm de altura e 2.322 mm de entre-eixos. O primo de segundo grau feito em Betim (MG) mede até 3.596 mm, 1.666 mm, 1.552 mm e 2.307 mm, respectivamente.

Apesar de um pouco maior, o 500e tem apenas duas portas e é homologado para quatro passageiros. A boa notícia é que o posicionamento das baterias no assoalho aprimora o espaço interno para as pernas. O porta-malas tem capacidade de 185 litros no método VDA de medição, enquanto o peso é de 1.465 kg.

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500e Icon – principais itens de série

Subcompacto volta ao Brasil como o primeiro carro elétrico da marca à venda e cheio de sacadas, só que custando R$ 240.000

Visual: faróis full-LED com desenho arredondado e efeito 3D; maçanetas integradas às portas;
lanternas traseiras trapezoidais em LED com efeito 3D; teto solar panorâmico; rodas de liga leve aro 16”.

Segurança: sete airbags; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); controles de estabilidade e tração; frenagem autônoma emergencial; assistente de manutenção em faixa; assistente de estacionamento autônomo; leitor de placas de velocidade; detector de fadiga; aviso sonoro externo para pedestres e ciclistas.

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Tecnologia e conectividade: quadro de instrumentos digital de 7”; central multimídia de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegador GPS integrado; carregador de celular sem fio; chip nativo para Wi-Fi a bordo, com conexão simultânea de até oito celulares (serviço pago à parte); sistema Fiat Connect Me, com destravamento das portas, partida remota via aplicativo no celular, carregamento programável da bateria, informações do veículo em tempo real e localizador de postos de recarga. 

Acabamento e conforto: chave com sensor presencial; partida remota do motor para pré-climatização; freio de estacionamento eletrônico; assistente de partida em rampas; retrovisores externos com desembaçadores; volante e bancos revestidos em couro sintético; botões de abertura das portas no lugar de maçanetas internas; sistema Eco Coaching para auxílio à condução econômica.

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