Fiat Cronos: os principais problemas, segundo os donos

Sedã compacto derivado do Argo tem apresentado problemas relacionados ao vazamento do líquido de arrefecimento do motor e mau funcionamento do cinto de segurança traseiro
FV
Por
13.07.2023 às 11:00 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Sedã compacto derivado do Argo tem apresentado problemas relacionados ao vazamento do líquido de arrefecimento do motor e mau funcionamento do cinto de segurança traseiro

O Fiat Cronos foi lançado no Brasil no começo de 2018 como a variante sedã do Argo. Diferentemente do hatch, que é fabricado em Betim (MG), o Cronos é produzido em Córdoba, na Argentina. Desde o seu lançamento, o modelo já superou a marca de 250 mil unidades fabricadas.

Na época do seu lançamento, o Fiat Cronos estreou em três versões equipadas com o motor Firefly 1.3 flex de 109 cv, sendo duas com câmbio manual de cinco marchas e uma com a transmissão automatizada GSR, também de cinco velocidades. Na configuração topo de linha, entrava em cena o motor 1.8 flex de 135 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.

Você também pode se interessar por:

A partir da linha 2023, o Cronos passou a ser vendido com motor Firefly 1.0 aspirado de 75 cv, na versão que assumiu o lugar do Grand Siena. Já o propulsor 1.3 recebeu a combinação do câmbio automático CVT com simulação de sete marchas para substituir o antigo 1.8, descontinuado por não atender as novas leis de emissões.

O Fiat Cronos é elogiado pelo desenho atraente, principalmente na traseira, e o bom espaço do porta-malas de 525 litros. O baixo consumo de combustível dos motores 1.0 e 1.3 também é motivo de elogios dos proprietários.


Já consolidado no mercado, o Fiat Cronos tem recebido queixas em relação ao vazamento do líquido de arrefecimento do motor Firefly 1.3 flex. Há muitos relatos no site Reclame Aqui e em grupos de proprietários sobre esse problema. O mau funcionamento dos cintos de segurança, principalmente os traseiros, também vem causando preocupação aos clientes.

Fiat Cronos: principais problemas

Vazamento no motor

Não se trata de um caso isolado de reclamação sobre vazamento de líquidos no motor. Há queixas de vazamento de óleo e de líquido de arrefecimento. Este último é o maior alvo de críticas, já que tem sido comum entre proprietários, que também reclamam do pós-venda da marca. Seja pelo tempo de espera, falta de cumprimento dos prazos, falta de peças ou por não liberarem um carro reserva de mesmas características do Cronos.

Relatos: Caso 1Caso 2Caso 3Caso 4Caso 5Caso 6Caso 7Caso 8

Cinto de segurança

Os consumidores também reclamam do mau funcionamento do cinto de segurança traseiro. Um dos relatos diz que o item de segurança chegou a se soltar durante uma freada brusca. Outros dizem que o cinto não se recolhe automaticamente após o uso. A Fiat anunciou em maio de 2023 um recall justamente para a troca dos cintos traseiros, que podem apresentar os problemas relatados pelos clientes no Reclame Aqui.

A maioria dos casos aguardam solução da Fiat. Alguns deles foram respondidos pelo fabricante.

Relatos: Caso 1Caso 2Caso 3Caso 4

Recalls do Fiat Cronos

  • Troca dos cintos de segurança do banco traseiro de carros ano/modelo 23/23, de chassis não sequenciais de numeração PU231258 a PU266997.
  • Troca da tubulação de alimentação de combustível de carros ano/modelo 22/23, de chassis não sequenciais de numeração NU195621 a PU231247.
  • Troca da bomba de combustível de carros ano/modelo 21/22, de chassis não sequenciais de numeração MU158281 a NU161868.
  • Troca do eixo intermediário da coluna de direção de carros ano/modelo 18/19, de chassis não sequenciais de numeração 020611 a 040484.

Comentários