Fiat Fastback: os principais problemas, segundo os donos

Com pouco tempo de mercado, cupê da Fiat já é alvo de diferentes tipos de reclamações por parte dos proprietários; confira
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04.01.2024 às 14:39 • Atualizado em 12.11.2024
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Com pouco tempo de mercado, cupê da Fiat já é alvo de diferentes tipos de reclamações por parte dos proprietários; confira

O Fiat Fastback chegou ao mercado em setembro de 2022. Na época, a versão de entrada do veículo era vendida a R$ 129.990. O modelo inédito chamou a atenção do mercado. Pouco mais de um ano depois de seu lançamento, o Fastback atingiu a marca de 50 mil unidades produzidas pela Fiat.

O veículo, no entanto, conta com reclamações dos proprietários, mesmo com pouco tempo de mercado. As reivindicações vão de barulho no motor até diferentes casos de pane elétrica.

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Os rivais do Fastback

Apesar da proposta visual ao estilo BMW, o cupê nacional da Fiat chegou para rivalizar com o SUV Volkswagen Nivus. Além do Nivus, cupê da Fiat chegou tendo como oponentes (em faixa de preços) o Jeep Renegade, o Hyundai Creta e o Volkswagen T-Cross.

O Nissan Kicks e o Chevrolet Tracker também fazem frente ao Fastback.

O cupê da Fiat possui, atualmente, quatro versões. São elas:

  • Fastback Turbo 200 Flex AT 2024 – R$ 121.990
  • Fastback Audace Turbo 200 Flex AT 2024 – R$ 140.490
  • Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT 2024 – R$ 150.990
  • Fastback Limited Edition Turbo 270 Flex AT 2024 – R$ 154.990

Motorização do Fastback

O Fiat Fastback traz duas configurações de motor. A primeira é do Turbo 200, 1.0 turbo de 3 cilindros em linha e 12 válvulas, presente nas versões de entrada e na Impetus.

A motorização 1.0 turbo gera 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina, com torque máximo de 20,4kgfm em ambos os combustíveis.

A segunda versão de motor do Fastback é a T270 flex, 1.3 turbo de quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Esse motor gera 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina. Nessa, o torque máximo é de 27,5 kgfm com os dois combustíveis.

Visual do cupê da Fiat

Pulse metido a BMW? O cupê da Fiat chama bastante atenção, principalmente pelas suas linhas elevadas e robustas na parte traseira, que são inéditas na Fiat e fazem lembrar o estilo de cupê da BMW.

Na frente, apesar de ser parecido com o Pulse, o Fastback possui uma dianteira mais alta e sua grade frontal transmite robustez e um estilo bem arrojado para os padrões da Fiat.

A versão 2024 do Pulse Limited Edition traz acabamento cromado nos para-choques, nas rodas de liga leve de 18 polegadas diamantadas e nos emblemas.

As outras versões também ganharam retoques visuais. Na Impetus, o Fastback ganhou para-choques e emblemas escurecidos, por exemplo.

Principais problemas do Fiat Fastback, segundo os proprietários

Apesar de seu pouco mais de um ano de mercado, o Fiat Fastback já possui diversas reclamações por parte dos proprietários. As mais comuns estão ligadas a barulhos internos, problemas no motor e panes elétricas.

Pane elétrica no Fiat Fastback

Reclamações sobre luz de injeção eletrônica acesa no painel e diferentes tipos de pane elétrica são comuns entre os donos do Fastback.

Existem reivindicações sobre disparo involuntário do alarme, ar-condicionado ligando sozinho, impossibilidade de desligamento do automóvel, retrovisor elétrico não rebatendo ao bloquear o carro, entre outras.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6

Barulhos no Fastback

Reclamações sobre intensos barulhos na parte interna e no motor também são corriqueiras entre donos do cupê da Fiat. O problema ocorre logo nos primeiros meses de uso, segundo relatos dos proprietários no “ReclameAqui” e em fóruns.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5

Problemas mecânicos

Para além dos barulhos na parte interna, no motor e as panes elétricas, o Fastback também é alvo de falhas mecânicas. O carro, que possui motor turbo em todas suas versões, tem reclamações sobre baixo nível de óleo repentino, problemas ao dar a partida e motor morrendo sem motivo aparente.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5

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