Fiat Pulse: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
O Fiat Pulse é o primeiro SUV compacto da marca italiana fabricado no Brasil. Produzido em Betim (MG) a partir de uma evolução da plataforma do hatch Argo, chamada MLA, o novato estreou no segundo semestre de 2021 para competir contra Caoa Chery Tiggo 3X e Volkswagen Nivus.
O Pulse é comercializado com duas motorizações. Nas versões de entrada, é movido pelo motor Firefly 1.3 flex aspirado de quatro cilindros, que entrega 98/107 cv de potência e 13,2/13,7 kgfm de torque (gasolina/etanol). Somente a versão de entrada, Drive 1.3 (R$ 89.990), é dotada de câmbio manual de cinco marchas.
A partir da Drive 1.3 CVT, a transmissão é sempre a automática de variação contínua, fornecida pela Aisin, com simulação de sete marchas. A partir da configuração Drive Turbo 200, o SUV leva sob o capô o novo propulsor GSE T3, 1.0 turboflex de três cilindros, com injeção direta de combustível e sistema MultiAir III, de variação inteligente das válvulas de admissão, de 125/130 cv e 20,4 kgfm.
Desde a versão mais básica, o Fiat Pulse é equipado de série com: quatro airbags (dois frontais e dois laterais); controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; alarme antifurto; alerta de não afivelamento do cinto de segurança; sensor de estacionamento traseiro; monitoramento de pressão dos pneus; direção elétrica.
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O pacote inclui, ainda: volante multifuncional com regulagem de altura; ar-condicionado automático digital; central multimídia com tela de 8,4” com Android Auto e Apple CarPlay e espelhamento sem fio do celular, portas USB Tipo A e Tipo C; computador de bordo; faróis, lanternas e luzes diurnas em LED; controle de cruzeiro; vidros e travas com acionamento elétrico em todas as portas; abertura elétrica do bocal de abastecimento; rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros.
Na topo de linha Impetus Turbo 200 CVT, o Fiat Pulse ainda conta com: assistente de permanência em faixa; alerta de colisão frontal; frenagem autônoma de emergência; faróis em LED com acendimento e comutação automáticos do facho alto; sensor de chuva; faróis de neblina em LED; luzes de cortesia nos espelhos retrovisores; painel digital de 7”.
Por fim, acrescenta: central multimídia com tela de 10,1”; carregador de celular sem fio; volante com regulagem de altura e profundidade; chave presencial; rodas de liga leve de 17”; bancos e volante revestidos de couro; pintura bicolor (o teto pode ser cinza ou preto).
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Quanto custa manter um Fiat Pulse?
Reunimos os valores das revisões até 60 mil quilômetros das versões Drive 1.3 CVT (R$ 98.290) e Impetus Turbo 200 (R$ 125.590), ambas equipadas com o câmbio automático de variação contínua. As manutenções do Fiat Pulse são feitas anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro). Confira:
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT - plano de revisões
10.000 km: R$ 476
20.000 km: R$ 532
30.000 km: R$ 540
40.000 km: R$ 1.324
50.000 km: R$ 512
60.000 km: R$ 716
Total: R$ 4.103
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 CVT - plano de revisões
10.000 km: R$ 556
20.000 km: R$ 568
30.000 km: R$ 652
40.000 km: R$ 732
50.000 km: R$ 580
60.000 km: R$ 1.092
Total: R$ 4.180
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Fiat Pulse – cesta de peças
Além dos valores das revisões até os 50 mil quilômetros, também levantamos os preços da cesta de peças formada pelos seguintes componentes: farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível.
Para a versão Drive 1.3 CVT, a cesta saiu por R$ 7.505,89, enquanto para a configuração Impetus Turbo 200 CVT o valor foi de R$ 7.931,99.
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Fiat Pulse – cotação de seguro
Também pesquisamos o valor médio de seguro para o SUV, utilizando o seguinte perfil: homem de 37 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.
As cotações têm assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros.
Para o Pulse Drive 1.3 CVT, o preço médio das apólices ficou em R$ 4.306,51, com valor médio de franquia de R$ 5.819,58. O valor mais baixo foi apontado pela Sompo Seguros (R$ 2.256,08), com franquia de R$ 8.097,07, carro reserva durante sete dias e cobertura de R$ 50 mil para danos corporais e materiais.
O mais caro foi o plano Top da HDI Seguros: R$ 6.367,41, com franquia de R$ 3.204,25, carro reserva e indenizações de até R$ 75 mil.
Para o Pulse Impetus Turbo 200 CVT, o valor médio das apólices é de R$ 5.098,55, enquanto o custo médio da franquia é de R$ 6.230,30. A cotação mais em conta foi de R$ 2.717,83 (Plano Básico da Sompo), com franquia de R$ 10.211,25, carro reserva e indenização de R$ 50 mil para danos corporais e materiais.
Os valores mais altos foram cotados no Plano Top da HDI Seguros: R$ 7.877,98, mais franquia de R$ 4.40,89, carro reserva e indenização de até R$ 75 mil para danos corporais e materiais.
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Fiat Pulse – consumo (Inmetro)
Consumo Pulse Drive 1.3 CVT: 9,2 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina) na cidade / 10,4 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 60 litros): 489 km (etanol) / 672 km (gasolina)
Consumo Pulse Impetus Turbo 200 CVT: 8,5 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina) na cidade / 10,2 km/l (etanol) e 14,6 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 47 litros): 479 km (etanol) / 686 km (gasolina)
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Jornalista Automotivo