Fiat Pulse usado é SUV compacto mais barato que Argo 1.0 zero quilômetro
O Fiat Pulse foi lançado em outubro de 2021 com a missão de introduzir a marca italiana no concorrido segmento de SUVs compactos no mercado brasileiro. O modelo estreou cheio de pompa, com direito a nome escolhido em votação na internet e revelação ao público durante o reality Big Brother Brasil.
Atualmente, o Pulse figura na nona posição da categoria, com pouco mais de 35.100 emplacamentos registrados no acumulado do período de janeiro a novembro, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).
Você também pode se interessar por:
- Segredo: Nissan Kicks atual sobreviverá no Brasil e a culpa é da Fiat
- Fiat Pulse 1.3 S-Design 2025: o que você deve saber antes de comprar
- O que o Fiat Panda antecipa de Strada, Pulse e Fastback?
- Fiat Pulse 2024: quanto custa manter o SUV por ano?
Baseado no Argo, o Fiat Pulse é fabricado em Betim (MG) sobre a plataforma MLA. Apesar de utilizar a mesma carroceria do hatch, o SUV compacto se vale de suspensões preparadas para elevar a altura livre do solo (224 mm) e ampliar os ângulos de entrada e saída. Essas características, além de enquadrarem o Pulse como um SUV nos parâmetros do Inmetro, favorecem na hora de transpor obstáculos urbanos, como lombadas e asfalto esburacado.
O Pulse mede 4,09 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos de 2,53 m é 1 centímetro maior que o do Argo devido às mudanças na suspensão.
No entanto, não é possível afirmar se o porta-malas de 370 litros do Pulse é maior que o bagageiro de 300 litros do Argo, pois a Fiat usa metodologias diferentes para medir as capacidades dos compartimentos do SUV e do hatch.
As versões de entrada do Fiat Pulse são equipadas com o motor Firefly 1.3 flex aspirado de 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT com sete marchas simuladas.
As configurações Audace e Impetus levam sob o capô o 1.0 turboflex de três cilindros de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre combinado à transmissão automática CVT.
Essas duas versões ganharam na linha 2025 a tecnologia híbrida-leve, que combina o motor 1.0 turboflex a um sistema elétrico de 48 volts para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Um pequeno motor elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio que fica sob o banco do motorista, cumpre as funções do alternador e do motor de partida. Ele está ligado por uma correia ao virabrequim do motor a combustão. Diferentemente de um híbrido convencional, esse sistema não movimenta o carro apenas com eletricidade.
Por fim, a variante esportiva Abarth é movida pelo 1.3 turboflex de quatro cilindros de 185 cv e 27,5 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas. Para lidar com desempenho consideravelmente superior, o SUV conta com direção mais direta e suspensões preparadas de fábrica.
Desempenho e consumo do Fiat Pulse
Pulse 1.3 MT
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos
Consumo urbano: 9 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina
Consumo rodoviário: 10,4 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina
Pulse 1.3 CVT
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,4 segundos
Consumo urbano: 8,8 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina
Consumo rodoviário: 10,6 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina
Pulse 1.0 turbo CVT
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4
segundos
Consumo urbano: 8,4 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
Consumo rodoviário: 12,1 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina
Pulse Hybrid 1.0 turbo CVT
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Consumo urbano: 9,3 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina
Consumo rodoviário: 10,2 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina
Pulse Abarth 1.3 turboflex AT
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Consumo urbano: 6,8 km/l com etanol e 10 km/l com gasolina
Consumo rodoviário: 10 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina
Principais equipamentos do Fiat Pulse
Desde a versão Drive 1.3 manual, o Fiat Pulse traz airbags frontais e laterais; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; Isofix; controle de cruzeiro; sensor de estacionamento traseiro; direção elétrica; ar-condicionado automático digital; vidros, travas e retrovisores elétricos; monitoramento de pressão dos pneus; painel com tela digital de 3,5 polegadas; central multimídia de 8,4” compatível com Android Auto e Apple CarPlay; chave canivete; faróis e lanternas em LED; racks de teto; rodas de liga leve de aro 16”.
A Drive 1.3 CVT e a Drive 1.0 turbo CVT adicionam maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria; console central com apoio de braço, porta-copos e porta-objetos; câmbio automático CVT com modo Sport.
A Audace 1.0 turbo CVT agrega câmera de ré; carregador de celular por indução; chave presencial; paddle shifters para trocas de marchas no volante revestido de couro; partida remota do motor; banco traseiro bipartido; frenagem autônoma de emergência; alerta de mudança de faixa; farol alto adaptativo; retrovisor interno fotocrômico; sensor de chuva; acendimento automático dos faróis e rodas de liga leve aro 16” com acabamento escurecido.
Na Impetus 1.0 turbo CVT são acrescentados bancos de couro; painel digital de 7”; faróis de neblina com iluminação em curvas; GPS nativo; retrovisores com rebatimento elétrico e luz de cortesia; sensor de estacionamento dianteiro; teto pintado de preto; volante com regulagem de altura e profundidade; multimídia de 10,1” e rodas de liga leve de 17”.
A versão Abarth 1.3 turbo automática conta com os itens da Impetus, mais acabamento interno na cor preta com detalhes vermelhos; freio de estacionamento eletrônico; rodas de liga leve de 17” com desenho exclusivo; grade frontal em preto brilhante; para-choques exclusivos; direção e suspensão com acerto esportivo.
Pontos fortes do Fiat Pulse
- Consumo de combustível
- Desempenho na cidade
- Altura em relação ao solo
- Desempenho da versão Abarth
Pontos fracos do Fiat Pulse
- Espaço interno
- Consumo excessivo de óleo dos motores turbo
- Ausência de airbags de cortina
Preços do Fiat Pulse na Tabela Fipe
Linha 2022
- Pulse Drive 1.3 flex MT – R$ 84.368
- Pulse Drive 1.3 flex CVT – R$ 89.643
- Pulse Drive 1.0 turbo flex CVT – R$ 88.030
- Pulse Audace 1.0 turbo flex CVT – R$ 91.937
- Pulse Impetus 1.0 turbo flex CVT – R$ 104.303
Linha 2023
- Pulse Drive 1.3 flex MT – R$ 89.724
- Pulse Drive 1.3 flex CVT – R$ 91.969
- Pulse Drive 1.0 turbo flex CVT – R$ 90.261
- Pulse Audace 1.0 turbo flex CVT – R$ 96.383
- Pulse Impetus 1.0 turbo flex CVT – R$ 109.886
- Pulse Abarth 1.3 turbo flex AT – R$ 124.138
Linha 2024
- Pulse Drive 1.3 flex MT – R$ 93.320
- Pulse Drive 1.3 flex CVT – R$ 99.592
- Pulse Audace 1.0 turbo flex CVT – R$ 106.128
- Pulse Impetus 1.0 turbo flex CVT – R$ 116.481
- Pulse Abarth 1.3 turbo flex AT – R$ 132.411
Linha 2025
- Pulse Drive 1.3 flex MT – R$ 101.745
- Pulse Drive 1.3 flex CVT – R$ 107.018
- Pulse Audace 1.0 turbo flex CVT – R$ 111.190
- Pulse Tributo 125 1.0 turbo flex CVT – R$ 116.091
- Pulse Audace Hybrid 1.0 turbo flex CVT – R$ 116.842
- Pulse Impetus 1.0 turbo flex CVT – R$ 128.699
- Pulse Impetus Hybrid 1.0 flex CVT – R$ 133.754
- Pulse Abarth 1.3 turbo flex AT – R$ 136.789