Hyundai Creta usado é SUV espaçoso e bem equipado com preço de hatch
O Hyundai Creta foi lançado no Brasil em 2017 como o primeiro SUV realmente fabricado pela marca no país, pois os modelos Tucson e ix35 eram montados pelo Grupo Caoa em Anápolis (GO) sob licença da montadora sul-coreana.
Desde sempre o Hyundai Creta é construído sobre uma plataforma derivada da arquitetura do sedan Elantra. Diferentemente da maioria dos SUVs compactos, que são baseados em hatches, o Creta se beneficia da estrutura de carro médio para proporcionar espaço interno e porta-malas um pouco maiores que a média do segmento.
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Bem equipado e espaçoso, não demorou para o Hyundai Creta cair no gosto dos consumidores e se tornar um dos principais competidores do segmento, então dominado pelo Honda HR-V e, posteriormente, Volkswagen T-Cross – tanto que nunca vendeu menos de 40 mil unidades anuais desde o seu lançamento.
Mas foi em 2021 (como modelo 2022) que o Creta elevou seu patamar. O SUV passou por uma profunda reestilização (chamada pela Hyundai como nova geração), que atualizou o visual quadradão com a nova e controversa identidade da marca, motivo de críticas pela mescla de linhas arredondadas com faróis separados em quatro elementos e grade frontal de tamanho avantajado.
No entanto, essa “renovação” deixou o Creta mais sofisticado em termos de acabamento interno e nível de equipamentos. As versões mais caras contam com teto solar panorâmico e assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência, assistente de direção, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), entre outros itens.
Embora tenha mantido a plataforma, o “novo” Hyundai Creta teve um ganho de 2 centímetros na distância entre-eixos, que passou para 2,61 metros. O porta-malas, por sua vez, teve a capacidade reduzida de 431 litros para 422 litros.
Além da mudança visual e de conteúdo, o Creta passou a ser equipado com o motor TGDI 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Esse propulsor substituiu o antigo 1.6 16V aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm das versões de entrada e intermediárias.
A configuração topo de linha Ultimate manteve o 2.0 flex aspirado de quatro cilindros de 167 cv e 20,5 kgfm.
Independentemente da versão, o Hyundai Creta é sempre dotado de câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais.
Desempenho e consumo
De acordo com a Hyundai, o Creta equipado com motor 1.0 turboflex acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.
O consumo médio, segundo o Inmetro é de 8,3 km/l / 9,1 km/l na cidade e 11,9 km/l / 12,6 km/l na estrada (etanol/gasolina).
A versão Ultimate com motor 2.0 faz de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chega aos 190 km/h de velocidade final.
Com esse propulsor, o SUV obteve médias de 7,7 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol. As médias com gasolina são de 11,1 km/l em trecho urbano e 12,4 km/l em percurso rodoviário.
Principais equipamentos
Desde a versão de entrada, Comfort, o Hyundai Creta é equipado de série com seis airbags; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; freios a disco com ABS nas quatro rodas; direção elétrica; ar-condicionado; trio elétrico; controlador de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade; monitoramento de pressão dos pneus; central multimídia de 8 polegadas; luzes diurnas em LED; barras de teto; rodas de liga leve de 16”; painel de instrumentos com tela de 3,5”; chave canivete; bancos de tecido; câmera de ré, entre outros.
Faróis de neblina, rodas de 17”, volante revestido de couro, sensor de estacionamento traseiro, ar digital, carregador de celular por indução, chave presencial, aletas para trocas de marchas no volante, saída de ar para o banco traseiro, rebatimento elétrico dos retrovisores e grade dianteira cromada são itens da versão Limited.
A Platinum adiciona teto solar panorâmico, bancos de couro, painel digital de 7”, câmera com visão em 360°, central multimídia de 10,25”, câmeras de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico e seletor de modos de condução.
Por fim, a topo de linha Ultimate acrescenta o motor 2.0, frenagem de emergência, ACC, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto adaptativo, assistência de permanência e centralização de faixa, detector de fadiga do motorista, bancos revestidos de couro bicolor e rodas de 18”.
Pontos fortes do Hyundai Creta
- Espaço interno
- Bom nível de equipamentos
- Assistências de condução da versão Ultimate
- Aceitação no mercado de usados
Pontos fracos do Hyundai Creta
- Consumo do motor 2.0
- Recorrência de defeitos na injeção direta do motor 1.0 turboflex
- Preço de compra
Preços do Hyundai Creta na Tabela Fipe
Linha 2022
- Creta Comfort 1.0 turboflex Aut: R$ 111.765
- Creta Limited 1.0 turboflex Aut: R$ 116.023
- Creta Platinum 1.0 turboflex Aut: R$ 126.519
- Creta Ultimate 2.0 flex Aut: R$ 135.883
Linha 2023
- Creta Comfort 1.0 turboflex Aut: R$ 116.147
- Creta Limited 1.0 turboflex Aut: R$ 122.041
- Creta Platinum 1.0 turboflex Aut: R$ 131.244
- Creta N Line 1.0 turboflex Aut: R$ 141.926
- Creta Ultimate 2.0 flex Aut: R$ 143.299
Linha 2024
- Creta Comfort 1.0 turboflex Aut: R$ 119.716
- Creta Comfort Plus 1.0 turboflex Aut : R$ 117.909
- Creta Limited 1.0 turboflex Aut: R$ 129.377
- Creta Limited Safety 1.0 turboflex Aut: R$ 131.564
- Creta Platinum 1.0 turboflex Aut: R$ 144.176
- Creta Platinum Safety 1.0 turboflex Aut: R$ 145.481
- Creta N Line 1.0 turboflex Aut: R$ 152.197
- Creta Ultimate 2.0 flex Aut: R$ 154.525
- Creta N Line Night Edition 2.0 flex Aut: R$ 156.579