Fiat Strada e Toro vendem mais que Saveiro, Hilux, S10, Montana e Ranger juntas
O mês de maio confirmou uma estatística ruim para marcas rivais do Grupo Stellantis, especificamente da Fiat. Conforme números de vendas divulgados pela Fenabrave, a Fiat Toro e Strada emplacaram 4.315 e 10.973 unidades, respectivamente, ao todo 15.288. Isso representa mais que Volkswagen Saveiro (3.557), Toyota Hilux (3.393), Chevrolet S10 (2.311), Chevrolet Montana (2.306) e Ford Ranger (2.306) juntas (total de 13.873).
Você também pode se interessar:
- Os 30 carros mais vendidos do mês de maio em 2024
- Por que as picapes e SUVs a diesel desvalorizam tanto?
- Avaliação: Fiat Strada Ultra Turbo atrai quem não procurava por uma picape
- Fiat Strada 2024 mais barata ultrapassa os R$ 100 mil; veja preços
Claro que a Fiat Strada é considerada uma picape compacta e
teoricamente rivaliza somente com a Saveiro deste grupo acima. Já a Toro atua
no segmento das picapes intermediárias, como a Montana. S10, Hilux e Ranger são
rivais diretas da Fiat Titano, esta última uma decepção em emplacamentos até o
momento.
Por isso, nosso comparativo aqui serve apenas para mostrar a distância que a dupla de picapes da Fiat tem em números de vendas no mercado de comerciais leves. Strada e Toro ocupam as primeiras posições do ranking. Ainda ficou de fora dessa a Ram Rampage, que pertence ao grupo Stellantis também.
Voltadas inicialmente para o trabalho, Strada e Toro aproveitaram a mudança de visão nas picapes como somente carros “pegar no pesado”. Tanto que a Strada foi o carro mais vendido em 2023 com mais de 120 mil unidades e tem revezado com o VW Polo neste ano o posto de veículo mais vendido nas listas mensais da Fenabrave.
Percursora no Brasil quando o assunto é picape compacta, a Fiat lançou lá nos anos 70 a versão picape do Fiat 147. Mas foi anos depois com o lançamento da Fiat Strada, baseada na plataforma do Uno, que a montadora abriu espaço para um novo segmento.
Hoje, mais de duas décadas depois, a Strada é líder e possui até motorização turbo. Vendida em duas versões de cabine simples, a picape oferece mais quatro configurações em cabine dupla. Os preços variam de R$ 103.990 a E$ 137.990.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.