Ford Equator Sport: sucessor do Territory já está no Brasil pronto para combate
A Ford está pronta para tentar reverter a história do Territory, que não teve sucesso no Brasil. A marca do oval azul vai apresentar na próxima quinta-feira (20) o Equator Sport, um SUV médio rival de Jeep Compass e cia, no Festival Interlagos.
Para entender a ligação do produto com o Territory, vale lembrar que o Equator Sport é vendido como Territory em outros mercados. Sua missão aqui será justamente sucedê-lo, mas adotará outro nome para tentar se desvincular o fracasso do modelo vendido no Brasil desde 2020.
Talvez você também se interesse
- 10 SUVs e carros de família que serão lançados em 2023
- Exclusivo: Ford Maya, o SUV cupê brasileiro que morreu antes de nascer
- Avaliação: Ford Territory vai além da pose de SUV de luxo?
- Ford Bronco Sport: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
O produto chegará ao Brasil posicionado abaixo do Ford Bronco e terá a proposta de ser um modelo de uso mais urbano. Seu motor deve ser um 1.5 turbo a gasolina de 170 cv de potência e 26,5 kgfm de torque aliado a um câmbio automático do tipo CVT.
O visual segue a nova filosofia da Ford para carros de passeio, como vemos no novo Mondeo, por exemplo. O conjunto de iluminação é mais afilado e há uma grande grade na dianteira, com forma octagonal, que toma quase todo o balanço.
Vale ressaltar que a iluminação é dividida em duas partes, tendo as luzes de condução diurna alinhadas ao capô e a caixa com os faróis no para-choque, como vemos em Renault Kwid e Fiat Toro, por exemplo.
De perfil, o SUV ostenta um visual quadradão com linha de teto mais reta e não tão inclinada quanto seus concorrentes. Com isso, o modelo pode garantir até um espaço melhor para cabeças dos ocupantes e mais volume no porta-malas.
A traseira tem lanternas horizontais estreitas e a assinatura Equator Sport virá no centro da tampa do porta-malas, como vemos atualmente nos carros da Volkswagen.
Por dentro, podemos esperar duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o cluster de instrumentos e outra para a central multimídia. Elas ficam integradas e mais próximas ao motorista, à exemplo da composição de telas da nova Chevrolet Montana e de outras marcas premium.
Suas medidas são: 4,62 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,75 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Em relação ao Territory, temos um SUV praticamente de mesma largura e entre-eixos, mas que é 5 cm mais comprido e 8 cm mais alto.
Assim como Bronco e Bronco Sport, o Equator Sport é derivado de um modelo batizado apenas de Equator. Neste caso, é um SUV de sete lugares, mais espichada, que chega a medir 4,90 m. No entanto, aqui no Brasil devemos ficar com a configuração para cinco ocupantes - pelo menos nesse primeiro momento.
O Equator Sport 2024 faz parte do plano da Ford de lançar 10 novidades no Brasil até o fim deste ano. Em 2023, a marca americana já apresentou Ford F-150, nova Ford Ranger e a Ford Maverick híbrida.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.