Ford Ranger: custos de revisão, seguro e peças e manutenção

Terceira picape média mais vendida no Brasil é a única do segmento a oferecer duas motorizações turbodiesel; veja quanto custa mantê-las
JC
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11.01.2022 às 12:22 • Atualizado em 12.11.2024
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Terceira picape média mais vendida no Brasil é a única do segmento a oferecer duas motorizações turbodiesel; veja quanto custa mantê-las

Por Fernando Vasconcellos*

A Ford Ranger desembarcou no Brasil em meados da década de 1990, quando era trazida dos Estados Unidos por importadores independentes. Em 1998, a picape média passou a ser fabricada na Argentina, de onde é exportada para diversos mercados da América Latina.

Após o fechamento das fábricas da Ford em Camaçari (BA) e São Bernardo do Campo (SP), que decretou o fim da produção de Ka, Ka Sedan e EcoSport, a Ranger passou a ser o modelo de entrada da marca americana no mercado brasileiro – o portfólio atual da Ford é formado apenas por veículos importados.

Atualmente, a Ford Ranger é comercializada nas configurações cabine simples e dupla. A primeira é ofertada em versão única, XL 4x4 (R$ 203.190), enquanto a última tem sete opções: XL 4x4 (R$ 213.090), XLS 4x2 AT (R$ 203.790), XLS 4x4 AT (R$ 243.990), Black 4x2 AT (R$ 214.090), Storm 4x4 AT (R$ 246.190), XLT 4x4 AT (R$ 280.090) e Limited 4x4 AT (R$ 304.990).

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Terceira picape média mais vendida no Brasil é a única do segmento a oferecer duas motorizações turbodiesel; veja quanto custa mantê-las

As versões XL, XLS e Black da Ranger são equipadas com o motor Duratorq 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 160 cv de potência a 3.200 rpm e 39,3 kgfm de torque a 1.600 rpm.

Já as configurações Storm, XLT e Limited são movidas pelo Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, também com injeção direta e intercooler. Neste caso, são 200 cv a 3.000 rpm e 47,9 kgfm a 1.750 rpm.

Somente a versão XL é oferecida com o câmbio manual Getrag MT82 de seis marchas. As demais estão disponíveis somente com a caixa automática Getrag 6R80, também de seis velocidades.

O sistema de tração 4x4 temporária, com reduzida e acionamento eletrônico, está presente em praticamente todas as versões, com exceção da XLS 4x2 e da Black (ambas possuem apenas tração traseira).

A Ford Ranger vem de série com: airbags frontais e para os joelhos do motorista; controles de estabilidade e tração; diferencial traseiro blocante; controle adaptativo de carga; assistente de partida em rampas; controle anti-capotamento; computador de bordo; faróis com máscara negra; direção elétrica; ar-condicionado, entre outros.

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A XL cabine dupla adiciona: encostos de cabeça, cintos de três pontos e ganchos Isofix no banco traseiro; tampa traseira com assistente de abertura; FordPass Connect, aplicativo que permite acessar diversas funções do veículo pelo aplicativo para smartphones.

A partir da versão XLS 4x2, a picape conta com: câmera de ré; rodas de liga leve de 16 polegadas; tela multifuncional de 8” no painel central e câmbio automático. A XLS 4x4 acrescenta controle de velocidade em descida; ar-condicionado de duas zonas; rodas aro 17”; central multimídia SYNC 3 e tração nas quatro rodas.

A Ranger Black, por sua vez, acrescenta ao pacote anterior: kit estético na cor preta; santantônio; estribos laterais; racks de teto; bancos parcialmente revestidos de couro; painel com duas telas LCD; piloto automático e rodas de 18”.

Com proposta mais aventureira, a versão Storm 4x4 conta com: motorização mais potente; mais adesivos externos; alargadores de para-lamas na cor preta; estribos laterais; grade dianteira personalizada; lanternas escurecidas; santantônio tubular; pneus de uso misto Scorpion All Terran Plus.

Na Ranger XLT 4x4: os bancos são totalmente revestidos de couro; a picape ganha faróis de LED; grade e maçanetas externas viram cromadas; o painel traz duas telas LCD.

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Por fim, a topo de linha, Limited 4x4, conta com todos os itens citados anteriormente mais: trava elétrica da tampa da caçamba; pacote de assistências de condução incluindo alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, luzes de condução diurna em LED, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de placas de trânsito.

Manutenção e cesta de peças

Terceira picape média mais vendida no Brasil é a única do segmento a oferecer duas motorizações turbodiesel; veja quanto custa mantê-las

Pesquisamos os custos de manutenção da Ford Ranger com as duas motorizações. Reunimos os valores das revisões até os 60.000 quilômetros, sendo que essas inspeções são feitas anualmente ou a cada 10 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro). Confira:

Ford Ranger XLS 2.2 turbodiesel AT 4x4

10.000 km: R$ 1.129
20.000 km: R$ 1.129
30.000 km: R$ 1.429
40.000 km: R$ 1.219
50.000 km: R$ 1.219
60.000 km: R$ 1.649
Total: R$ 7.384

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Ford Ranger Limited 3.2 turbodiesel AT 4x4 

10.000 km: R$ 1.199
20.000 km: R$ 1.199
30.000 km: R$ 1.499
40.000 km: R$ 1.249
50.000 km: R$ 1.249
60.000 km: R$ 1.679
Total: R$ 8.074

Além dos custos das revisões, levantamos também os preços das cestas de peças formadas pelos seguintes componentes:

Farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. As somas chegaram nos seguintes valores:

Ford Ranger XLS 2.2 turbodiesel AT 4x4: R$ 16.055,40 

Ford Ranger Limited 3.2 turbodiesel AT 4x4: R$ 16.031,44

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Consumo

Terceira picape média mais vendida no Brasil é a única do segmento a oferecer duas motorizações turbodiesel; veja quanto custa mantê-las

Ford Ranger XLS 2.2 turbodiesel AT 4x4 (Inmetro): 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada 

Autonomia rodoviária (tanque de litros): 832 km

Ford Ranger Limited 3.2 turbodiesel AT 4x4 (Inmetro): 8,6 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada

Autonomia rodoviária (tanque de litros): 792 km

Seguro

Ainda não havia cotação de seguro online disponível para nenhuma versão da Ford Ranger até a publicação deste artigo.

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