GWM Haval H6 GT 2024: o que saber antes de comprar um
O segmento de SUV cupê teve seu início em meados de 2007 quando foi lançado mundialmente o primeiro BMW X6. De início esse nicho do lucrativo mercado de utilitários ficou limitado para o segmento premium, mas de lá para cá tivemos muitas mudanças e os SUVs cupês chegaram ao mercado de entrada, vide VW Nivus e Fiat Fastback. Mas o que o GWM Haval H6 GT tem a ver com isso, você deve estar se perguntando.
Lançado no ano passado, o GWM Haval H6 GT é figura carimbada nas ruas de algumas cidades, como São Paulo (SP). Mesmo contando com preço acima da faixa de R$ 300.000, o SUV cupê parece ter conquistado seu espaço no mercado de veículos híbridos plug-in, tanto que hoje o SUV cupê representa quase 20% das vendas da família Haval H6.
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Agora
a Mobiauto conta o que você precisa saber antes de adquirir um Haval H6 GT em
mais um artigo do quadro “O que saber antes de comprar um.” Veja abaixo:
GWM Haval H6 GT – Características
1) Motor: 1.5 turbo híbrido plug-in com dois propulsores elétricos da GWM com 393 cv e 77,7 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático DHT, 2 marchas físicas e 9 modos de tração
3) Dimensões: 4.727 mm de comprimento, 2.738 mm de entre-eixos, 1.940 mm de largura, 1.729 mm de altura, 515 litros de porta-malas, carga útil 420 kg, 55 litros de tanque de combustível, 2.050 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km*: R$ 4.215,27
*Revisões da GWM a cada 12.000 km ou 1 ano, mas somente até 48.000 km.
GWM Haval H6 GT - Pontos positivos
1) Potência e torque de sobra
Quem não está acostumado com um carro híbrido plug-in ou mesmo com motor turbo vai se surpreender com o desempenho do Haval H6 GT, que utiliza basicamente a mesma motorização do Haval H6 PHEV 34. Estamos falando do 1.5 turbo que trabalha junto de dois motores elétricos, cuja potência combinada é de 393 cv e o torque máximo de 77,7 kgfm, maior até mesmo do que um Ford Mustang GT Performance, por exemplo, que tem 56 kgfm em seu V8 5.0.
O que sem dúvidas se destaca são suas acelerações, que de acordo com dados de fábrica acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Em nosso contato o SUV cupê causou sorrisos nessas situações, embora a dianteira acabe levantando consideravelmente nesses momentos, mas nada que desabone. Ou seja, quem levar o Haval H6 GT para casa estará bem servido quando o assunto é desempenho.
2) Visual
Com estilo que certamente não passa despercebido, o Haval H6 GT acaba passando longe quando o assunto é discrição. Sua dianteira traz desenho próprio para os faróis com dois projetores retangulares, enquanto o para-choque ostenta um desenho mais agressivo com linhas vincadas, bem diferente do estilo degradê do convencional H6 PHEV34.
Logicamente é a carroceria de SUV cupê que chama ainda mais atenção, seja pela caída acentuada do teto até o porta-malas, ou pelo recorte reto da tampa traseira para o para-choque traseiro. É uma altura considerável dessa região até a base da carroceria, algo que revela o estilo esportivo-abrutalhado do H6 GT, que certamente caiu no gosto dos brasileiros. Mesmo que tenha sido lançado no ano passado, o H6 GT virou pescoços pelas ruas nos dias de avaliação.
3) Espaço interno
Com
4,72 metros de comprimento e 2,73 m de entre-eixos, espaço interno realmente
não é um problema para o novo GWM Haval H6 GT. Seja qual for o tamanho do
motorista, quem se acomodar no banco traseiro vai contar com um amplo espaço para
as pernas e também para ombros, afinal, estamos falando de um SUV cupê de porte
médio-grande com quase 2 m de largura. Interessante também que mesmo
passageiros mais altos se acomodam bem, já que mesmo sendo um SUV cupê, o
modelo tem um teto alto.
4) Acabamento
Um dos chamarizes do Haval H6 GT, além de todo o apelo de SUV cupê, é o seu acabamento interno diferente do restante da linha Haval H6. Isso porque, embora divida o mesmo design interno com o mesmo painel, painéis de portas e console central, ele traz acabamento diferenciado que deixa claro sua proposta mais esportiva (por mais que compartilhe a motorização com a versão PHEV34). Seus bancos trazem acabamento em suede, assim como as portas, fazendo nos lembrar daqueles esportivos da linha RS da Audi. Além disso, tem console central que exibe uma boa imitação em fibra de carbono, bem mais interessante que o acabamento do Haval H6 convencional.
5) Segurança
O pacote de equipamentos do Haval H6 GT é idêntico ao do Haval H6 PHEV34, mas não tem como deixar de falar dos recursos de segurança, que são bem úteis. O mais interessante deles é o sistema de câmeras com visão 360 graus composto por cinco câmeras, que não só exibem imagens em alta qualidade, como são sobrepostas por gráficos. Explico: em saídas de garagem ou manobras de baliza, por exemplo, na imagem é mostrado qual a distância em centímetros que você está do obstáculo, seja um carro ou um muro. Além disso, o SUV cupê tem o chamado desvio inteligente, que afasta do carro em 30 cm durante ultrapassagens por caminhões.
6) Head-up display
Destaque ainda para o sistema head-up display, que projeta as informações no para-brisa para o motorista não tirar os olhos da via. É um recurso que vem de certa forma se popularizando na indústria, mas que no SUV cupê é muito bem executado, seja pela legibilidade dos gráficos ou pela possibilidade de configuração.
GWM Haval H6 GT - Pontos negativos
1) Visibilidade
Como todo SUV cupê que se preze, a visibilidade não é das melhores, afinal nem sempre design (forma) e função andam juntos. O vidro traseiro é estreito e serve basicamente para enxergar um pouco de quem trafega nesse sentido, mas em manobras de estacionamento pouco ajuda e, felizmente, os 12 sensores de estacionamento cumprem sua função junto das câmeras. Algo que ajuda tanto pela pouca visibilidade quanto pelo tamanho do Haval H6 GT.
2) Delay no acelerador e freio “borrachudo”
Embora seja um carro com desempenho surpreendente, principalmente em acelerações e retomadas para ultrapassagens, o Haval H6 GT tem um certo delay no pedal do acelerador que incomoda um pouco. Existe uma ligeira demora entre o momento em que se pisa no pedal do acelerador e a resposta do SUV cupê, algo que talvez seja devido ao tempo do trabalho em conjunto do 1.5 turbo e os dois motores elétricos, dispostos um em cada eixo. Incomoda ainda o freio, que tem a característica de ser um pouco “borrachudo”, algo que não agrada em um SUV de 2 toneladas.
3) Volante grande
O estilo do volante do Haval GT é até bonito quando se trata de design, mas é razoavelmente grande para os padrões brasileiros. Sem contar que o aro é fino, não trazendo um apoio muito confortável para as mãos e deixando meio desconexo da proposta mais tecnológica do carro. Quem sabe em um futuro facelift o SUV não ganha um volante novo.
4) Preço
Vendido hoje por R$ 319.000, o GWM Haval H6 GT não se trata de um negócio tão racional assim, afinal, ele tem basicamente o mesmo motor 1.5 turbo híbrido plug-in do Haval H6 PHEV34 e praticamente o mesmo pacote de equipamentos. Com isso, fica claro que ele é uma compra emocional mesmo.
GWM Haval H6 GT 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação em admissão e escape
Taxa de compressão: não divulgada
Potência combinada: 393 cv
Torque combinado: 77,7 kgfm
Motor elétrico: dual motor, dianteiro e traseiro
Potência motor elétrico: não divulgado
Torque motor elétrico: não divulgado
Peso/potência: 13,67 kg/cv
Peso/torque: 87,6 kg/kgfm
Câmbio: automático DHT, 2 marchas físicas e 9 modos de tração
Tração: integral
0 a 100 km/h: 4,8 s
Velocidade máxima: 180 km/h
Bateria elétrica: 34 kWh
Consumo Inmetro: 11,7 km/l na cidade; 10,4 km/l na estrada
Autonomia elétrica: 113 km (Inmetro)
Recarga: AC em 6,6 kWh e DC (rápida) em 48 kWh
Dimensões e capacidades: 4.727 mm de comprimento, 2.738 mm de entre-eixos, 1.940 mm de largura, 1.729 mm de altura, 515 litros de porta-malas, carga útil 420 kg, 55 litros de tanque de combustível, 2.050 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 18,1 cm; ângulo de ataque, 19,8°; ângulo de saída, 24,9°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 235/55 R19; kit de reparo emergencial.
GWM Haval H6 GT 2024 – Itens de série
- Faróis de LED com projetores e ajuste manual de altura do facho
- Lanternas de LED
- Console central de dois andares
- Controle de estabilidade e tração com assistente de subida em rampas
- Chave presencial com destravamento automático das portas
- Partida do motor por botão
- Volante multifuncional com ajuste manual de altura e profundidade
- Porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands free
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos
- Quatro portas USB do tipo convencional
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Apoia braço traseiro com porta copos
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas com computador de bordo integrado
- Central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Carregador de celular por indução
- Freio de estacionamento eletrônico
- Retrovisores externos elétricos
- Câmera 360° para auxílio a manobras
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90º
- Assistente de manobra à ré por até 50 metros
- Alerta de ponto cego
- ACC (controle de cruzeiro adaptativo)
- Frenagem automática de emergência
- Assistência de permanência em faixa
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
- Seis airbags
- Alerta de perigo em abertura de portas
- Smart Dodge (ajusta o veículo ao passar ao lado de caminhões)
- Smart Cornering (usa o ACC para identificar o raio da curva, faz a redução automática da velocidade e, ao sair dela, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro)
- Teto solar panorâmico com abertura por comando de voz
- Retrovisor interno antiofuscante
- Iluminação interna ambiente
- Porta-revistas traseiros
O que saber antes de comprar um
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.