Honda Civic G10 é sedan maior e melhor que o City a partir de R$ 92 mil

Bonita, bem equipada e boa de guiar, penúltima geração do Civic é ótima opção de sedan médio usado
GS
Por
25.10.2024 às 20:05
Compartilhe:
Bonita, bem equipada e boa de guiar, penúltima geração do Civic é ótima opção de sedan médio usado

O Honda Civic foi lançado no Japão há mais de 50 anos, mas chegou ao Brasil somente na década de 1990 por meio de importação independente até ser nacionalizado em 1997. Apenas a carroceria sedan foi produzida no país, com destaque para a imponente décima geração, fabricada em Sumaré (SP) entre 2016 e 2021.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Você pode se interessar por: 

Com vendas em baixa, devido à migração dos consumidores de sedans médios para os SUVs, o Honda Civic nacional saiu de linha para dar lugar à décima primeira geração, importada da Tailândia em versão única, híbrida, com visual mais sisudo e bem mais cara.

Embora tenha sido descontinuado, o Civic de décima geração ainda é um carro muito bem aceito no mercado de usados. Além do visual marcante e da mecânica confiável, o sedan é sempre lembrado pela sua dinâmica muito bem acertada, característica apreciada pelos motoristas que privilegiam o prazer ao dirigir.

Por baixo da bela carroceria, o Civic 10 carrega uma estrutura que demandou muito trabalho por parte da engenharia da Honda. A maior renovação da história do sedan resultou num automóvel mais sofisticado em todos os sentidos quando comparado com as gerações anteriores e os seus concorrentes à época – tanto que serviu de inspiração para a atual geração do arquirrival Toyota Corolla.

Os 2,70 metros de distância entre-eixos favorecem o espaço interno dos ocupantes, que têm à disposição um porta-malas de 519 litros para levar suas bagagens.

A cabine ficou mais espaçosa e ganhou equipamentos, enquanto a segurança foi aprimorada com novos recursos. A elogiada suspensão traseira independente multilink foi mantida, para a alegria dos entusiastas do modelo.

Em termos de motorização, o Civic manteve o longevo motor 2.0 flex aspirado da geração anterior. Esse motor entrega até 155 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, podendo ser combinado a um câmbio manual de seis marchas com engates curtos e precisos, disponível somente na versão de entrada Sport. As demais configurações são dotadas da caixa automática CVT que simula sete velocidades.

Já a versão topo de linha Touring vinha com o 1.5 turbo movido somente a gasolina de 173 cv e 22,4 kgfm, ligado ao câmbio automático CVT.

Na linha 2020, o Civic 10 passou por um discreto facelift, que trouxe melhorias mecânicas e novos equipamentos. Nessa atualização, foram introduzidas as versões LX 2.0 e a esportiva Si.

Versão esportiva

Em 2018, a Honda passou a oferecer a versão esportiva Si, que vinha dos Estados Unidos na bela carroceria cupê. O modelo trazia os detalhes estéticos exclusivos e as modificações mecânicas inerentes à sua proposta voltada ao desempenho, como direção com calibração mais precisa e suspensões mais firmes.

O motor era o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão Touring, mas com aprimoramentos para fornecer 208 cv e 26,5 kgfm, conectado ao câmbio manual de seis marchas.

Desempenho e consumo

De acordo com os dados do Inmetro, o Honda Civic de décima geração com motor 2.0 flex automático faz de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e tem consumo médio de 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol. Abastecido com gasolina, as médias são de 10,5 km/l e 13 km/l, respectivamente.

A versão Sport com transmissão manual, por sua vez, faz 7,1/9,3 km/l na cidade e 10,2/13,4 km/l na estrada (etanol/gasolina).

A Touring 1.5 turbo CVT tem desempenho declarado de aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e consumo médio de 11,5 km/l em uso urbano e 14,4 km/l em percurso rodoviário, sempre com gasolina.

Por fim, o Civic Si cumpria a prova de aceleração em 7,2 segundos sem exagerar no consumo: 11,2 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

Principais equipamentos

Todas as versões do Honda Civic 10 são equipadas de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, rodas de liga leve de 17 polegadas, computador de bordo, entre outros itens. Na EX são adicionados retrovisores com rebatimento elétrico, faróis com acendimento automático e luzes diurnas de LED integradas, bancos de couro e velocímetro digital.

A EXL acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas, multimídia com tela de 7” e painel digital.

O sistema Lane Watch, que mostra o ponto cego do lado direito por meio de uma câmera no retrovisor, faróis full LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, teto solar e botão de partida do motor com chave presencial são itens da versão Touring.

Pontos fortes do Honda Civic 10

  • Dirigibilidade
  • Mecânica confiável
  • Porta-malas
  • Design
  • Desempenho do motor turbo

Pontos fracos do Honda Civic 10

  • Respostas do câmbio CVT
  • Altura em relação ao solo
  • Preço do seguro em algumas regiões

Preços do Honda Civic 10 na Tabela Fipe

Linha 2017

Civic Sport 2.0 flex MT6 – R$ 92.124
Civic Sport 2.0 flex CVT – R$ 95.337
Civic EX 2.0 flex CVT- R$ 99.239
Civic EXL 2.0 flex CVT – R$ 99.917
Civic Touring 1.5 turbo CVT – R$ 117.106

Linha 2018

Civic Sport 2.0 flex MT6 – R$ 97.119
Civic Sport 2.0 flex CVT – R$ 99.419
Civic EX 2.0 flex CVT- R$ 102.993
Civic EXL 2.0 flex CVT – R$ 105.079
Civic Touring 1.5 turbo CVT – R$ 121.221
Civic Si 1.5 turbo MT6 – R$ 158.309

Linha 2019

Civic Sport 2.0 flex MT6 – R$ 99.547
Civic Sport 2.0 flex CVT – R$ 105.243
Civic EX 2.0 flex CVT- R$ 107.819
Civic EXL 2.0 flex CVT – R$ 110.072
Civic Touring 1.5 turbo CVT – R$ 128.046
Civic Si 1.5 turbo MT6 – R$ 179.400

Linha 2020

Civic Sport 2.0 flex CVT – R$ 108.086
Civic LX 2.0 flex CVT – R$ 111.109
Civic EX 2.0 flex CVT- R$ 115.684
Civic EXL 2.0 flex CVT – R$ 118.982
Civic Touring 1.5 turbo CVT – R$ 137.269
Civic Si 1.5 turbo MT6 – R$ 218.395

Linha 2021

Civic Sport 2.0 flex CVT – R$ 116.872
Civic LX 2.0 flex CVT- R$ 117.175
Civic EX 2.0 flex CVT – R$ 121.146
Civic EXL 2.0 flex CVT – R$ 126.642
Civic Touring 1.5 turbo CVT – R$ 150.329

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários