Jeep Commander Overland: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
Por Fernando Vasconcellos
Um dos principais lançamentos da Stellantis no Brasil em 2021, o Jeep Commander foi apresentado no final de agosto. O primeiro SUV da marca desenvolvido fora dos Estados Unidos começa a chegar às concessionárias em outubro nas versões Limited e Overland, ambas com opção de motorização turboflex ou turbodiesel.
O Commander ficará posicionado entre o Compass e o Grand Cherokee no portfólio da Jeep, com a missão de brigar contra Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan no segmento de SUVs médios de sete lugares a gasolina. Já a configuração 4x4 diesel encara Mitsubishi Outlander, Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
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Para desenvolver o Commander, a Jeep se baseou no Compass, um dos seus produtos de maior sucesso em nosso mercado. O novato é construído a partir de uma variante esticada da plataforma Small Wide Body, que também serve ao SUV compacto Jeep Renegade e à picape Fiat Toro.
Do Compass, o Commander também herdou alguns componentes das suspensões, freios, elementos do acabamento interno e motorizações. Falando em motores, o Commander leva sob o capô os mesmos propulsores de Compass e Toro.
O primeiro é o GSE 1.3 turboflex de quatro cilindros, dotado de injeção direta e variação inteligente no comando das válvulas de admissão. Ele entrega 180/185 cv de potência (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque (com qualquer um dos combustíveis), conectado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin. A tração dianteira possui bloqueio eletrônico do diferencial.
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A outra motorização é a Multijet 2.0 turbodiesel, também de quatro cilindros com injeção direta. A unidade manteve os 170 cv de potência, mas sofreu uma recalibração e recebeu novos componentes para entregar 38,7 kgfm de torque (3 kgfm a mais do que Renegade, Compass e Toro). Neste caso, a transmissão é automática de nove velocidades da ZF, com tração 4x4, reduzida e bloqueio dos diferenciais central e traseiro.
Além disso, o SUV chega com um bom pacote de itens de tecnologia, como o sistema Adventure Intelligence controlado via Alexa, central multimídia de até 10,1 polegadas com projeção de celulares sem fio, Wi-Fi a bordo, carregador de celular por indução e quadro de instrumentos 100% digital. Há ainda assistências semiautônomas de condução.
Desde a versão Limited, o Commander é equipado de série com: sete airbags; controles de estabilidade e tração; ar-condicionado automático de duas zonas; faróis full-LED com acendimento e ajuste automático do facho alto; sensor de chuva; sistema de reconhecimento de placas de trânsito; piloto automático adaptativo; frenagem autônoma com reconhecimento pedestres e ciclistas; detector de fadiga do motorista; assistente ativo de manutenção em faixa; sensor de ponto cego; abertura elétrica do porta-malas; bancos parcialmente revestidos de couro e camurça; banco do motorista com regulagem elétrica; carregador de celular por indução (sem fio), entre outros.
Na configuração Overland, são adicionadas: rodas de 19 polegadas; bancos em couro com faixas em camurça marrom; teto solar panorâmico; ajustes elétricos do banco do passageiro; abertura do porta-malas por gestos; sistema de som Harman Kardon com nove alto-falantes e subwoofer.
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As versões Limited e Overland equipadas com motorização turbodiesel ainda são dotadas de seletor de terrenos, controle de velocidade em descida e aplicativo Offroad Pages.
O Jeep Commander chega às concessionárias com os seguintes preços: Limited T270 turboflex (R$ 205.990), Overland T270 turboflex (R$ 227.990), Limited T380 turbodiesel (R$ 265.990) e Overland T380 turbodiesel (R$ 287.990).
Quanto custa manter o Jeep Commander Overland 2022
Levantamos os custos de manutenção e revisões da versão mais equipada do Jeep Commander. Reunimos os valores das revisões até os 50.000 quilômetros. Essas inspeções são feitas a cada 12.000 quilômetros rodados no caso da motorização turboflex ou 20.000 km para o propulsor turbodiesel. Confira:
Commander Overland T270 turboflex
12.000 km: R$ 589
24.000 km: R$ 688
36.000 km: R$ 759
48.000 km: R$ 709
60.000 km: R$ 1.193
Total: R$ 3.938
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Commander Overland T380 turbodiesel
20.000 km: R$ 1.026
40.000 km: R$ 1.078
60.000 km: R$ 1.643
Total: R$ 3.747
Além dos custos das revisões, levantamos também os preços das cestas de peças formadas pelos seguintes componentes:
Farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. A soma chegou nos seguintes valores:
Commander Overland T270 turboflex: R$ 14.338,97
Commander Overland T380 turbodiesel: R$ 14.596,45
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Jeep Commander Overland – cotação de seguro
Também pesquisamos o valor médio de seguro para o SUV, utilizando o seguinte perfil: homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.
As cotações têm assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros.
Para o Commander Overland T270 turboflex, o preço médio das apólices ficou em R$ 5.523,46, com valor médio de franquia de R$ 11.822,21.
O valor mais baixo foi apontado pela Azul Seguros: R$ 4.191,76, com franquia de R$ 16.748, mais carro reserva durante sete dias e cobertura de R$ 50 mil para danos corporais e materiais. A apólice mais cara ficou em R$ 7.441,33, com franquia de R$ 7.156,92, carro reserva e indenizações de R$ 75 mil (Plano Top da Liberty Seguros).
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No caso do Commander Overland T380 turbodiesel, a cobertura mais em conta foi oferecida pela Porto Seguro: R$ 5.252,13, com franquia de R$ 20.772, mais carro reserva durante uma semana e cobertura de R$ 50 mil para danos corporais e materiais. O plano mais caro foi de R$ 7.440,13 (franquia de R$ 9.524,15), também com veículo reserva e indenizações de R$ 75 mil, pela Sompo Seguros.
Jeep Commander Overland – consumo (Inmetro)
Consumo Commander Overland T270 flex: 6,9 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina) na cidade / 8,3 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 61 litros): 506 km (etanol) / 720 km (gasolina)
Consumo Commander Overland T380 diesel: 10,3 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada
Autonomia rodoviária (tanque de 61 litros): 787 km
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