Jeep Gladiator: picape mais legal da Stellantis é a que menos vende
O mundo nem sempre é justo. Tal axioma também vale para a indústria automobilística e a Jeep Gladiator é um exemplo cristalino de R$ 500.000. Ou R$ 499.990, mais precisamente Porque, e talvez você não concorde com esta afirmação, ela é a picape mais legal entre as várias que a Stellantis comercializa no Brasil. Ao mesmo tempo, é a que menos vende.
Em 2022, foram meras 130 unidades emplacadas, e nem podemos culpar o preço. Afinal, as Ram 1500, 2500 e 3500 apresentam esse mesmo volume por mês e custam praticamente a mesma coisa. Ou seja, é a própria fabricante que a usa mais como instrumento de imagem da marca Jeep do que como um produto para efetivamente fazer volume.
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Mas tudo bem. Se o brasileiro não conhece os predicados da Gladiator, não sabe o que está perdendo. A Mobiauto teve a oportunidade de avaliar uma ao longo de uma semana e pôde constatar que, não fosse a caçamba, o entre-eixos longo e o ângulo de saída limitado, ela seria capaz de subir paredes tanto quanto o irmão de plataforma Wrangler.
Jeep Gladiator Rubicon 2023 – Preço: R$ 499.990. Não há opcionais.
Desempenho e dirigibilidade
Uma das perdas que as futuras gerações terão com o fim do carro a combustão será o prazer de dirigir qualquer veículo com motor em V. No caso dos V6, até mais que os V8, o funcionamento linear, elástico e o ronco gostoso, mesmo em uma picape com excelente isolamento acústico.
Apesar de pesar mais de 2 toneladas, a Gladiator acelera com boa dose de vigor. Nada escandaloso ou exagerado, mas o suficiente para uma condução prazerosa. A direção eletro-hidráulica é mais pesada do que uma de assistência puramente elétrica. Seria um defeito em qualquer outro carro de luxo de meio milhão, mas no caso dela se torna um charme.
É óbvio que seu porte exagerado atrapalha algumas coisas. A Gladiator não chega a ser tão larga ou alta quanto um Ram, o que é até um alívio, mas manobrá-la com seus 13,6 metros de diâmetro de giro e quase 3 metros e meio de entre-eixos vira exercício hercúleo.
Também elementar dizer que, por ser um veículo construído com carroceria sobre chassi, a Gladiator é uma picape relativamente mole, com propensão a inclinar em curvas de estrada e embicar longitudinalmente nas acelerações ou frenagens. Entrementes, sua suspensão traseira multilink faz com que a caçamba não quique tanto quando está vazia.
Motor: 3.6, dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24V, aspirado, gasolina, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente, admissão variável
Taxa de compressão: não divulgada
Potência: 284 cv a 6.350 rpm
Torque: 35,4 kgfm a 4.300 rpm
Peso/potência: 7,9 kg/cv
Peso/torque: 63,8 kg/kgfm
Câmbio: automático de 8 marchas
Tração: 4x4 com acionamento por bloqueio de diferencial e reduzida por alavanca
0 a 100 km/h: 8,1 segundos
Velocidade máxima: não divulgado
Dimensões: comprimento, 5.591 mm; entre-eixos, 3.488 mm; largura, 1.894 mm; altura, 1.905 mm; caçamba, 1.000 litros; tanque de combustível, 83 litros; peso em ordem de marcha, 2.261 kg; capacidade de carga, 674 kg.
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Consumo
A conta de se andar com um veículo alto, pesado, de pouca aptidão aerodinâmica e com motor V6 a gasolina vem no consumo de combustível. Na semana que passamos com ela rodamos cerca de 60% na estrada, 35% em cidade e 5% em estradas de terra. Sempre com ar-condicionado ligado. O resultado? Sequer alcançamos as médias do Inmetro. Confira:
Consumo Inmetro: Cidade 6,5 km/l – Estrada 7,44 km/l
Consumo Mobiauto: 5,2 km/l em ciclo misto
Capacidade off-road
Difícil imaginar quem vai precisar de um veículo tão grande para fazer trilhas. Talvez o melhor seja apostar em um Wrangler, mas se a necessidade é carregar cargas de maior porte na caçamba, saiba que a Gladiator é capaz de acessar terrenos deveras inacessíveis.
Como já dissemos, o entre-eixos muito longo requer cuidado em trajetos com muitas transposições, mas a tração 4x4 com bloqueio de diferencial e reduzida, os pneus de uso misto e a carroceria sobre chassi fazem da Gladiator uma opção dignamente valente para um off-road mais pesado.
Ela permite a torção e a tração necessária para trafegar por depressões, inclinar-se com boa dose de segurança. O acesso à tração 4x4 fica em uma alavanca que nos lembra os jipes do passado. Para acionar o bloqueio do diferencial e a reduzida, é preciso colocar o câmbio em N e ter uma boa dose de força, como os maias e astecas faziam.
Mesmo em um dia de forte chuva dentro de São Paulo capital, a capacidade de imersão acima de 75 cm se mostrou bem-vinda para encarar uma zona de alagamento e não ficar ilhado. Apenas nossa Gladiator e alguns ônibus conseguiram transpor o ponto de enchente naquele momento. Ademais, há robustos ganchos para reboque nos dois para-choques.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo Multi-link (dianteira e traseira); barra estabilizadora com desconexão eletrônica; bloqueio eletrônico dos diferenciais; freios a disco ventilados (dianteira) e disco sólido (traseira); vão livre do solo, 268 mm; ângulo de ataque, 43°; ângulo central, 20°; ângulo de saída, 26°; capacidade de imersão, 760 mm; diâmetro de giro, 13,6 m; pneus 245/75 R17.
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O que mais a Jeep Gladiator tem de peculiar
1) Desmonta como Lego: A fim de aprimorar a experiência off-road, a Gladiator permite que se desmonte quase toda a carroceria. As duas chapas de fibra de vidro no teto, sobre os vidros dianteiros, são encaixados por presilhas e saem fácil. O resto, incluindo teto, portas laterais, capô e até o para-brisa, só com ferramental específico que vem junto com a picape.
Até o subwoofer localizado sob o banco traseiro dá para remover e usar como caixa de som. A boa notícia é que, aparentemente, essa característica de Lego não interfere na impermeabilidade da cabine contra a água da chuva, e olha que chegamos a encarar torrentes fortes em alguns dias de teste. Mas comprometem em alguma medida o isolamento acústico.
2) Interior espaçoso e raiz: Há muito espaço para os cinco ocupantes nas duas fileiras, além de um assoalho quase todo atapetado. Sob o assento traseiro, um porta-objetos que permite carregar pequenas sacolas. E é atrás disso que fica o porta-ferramentas e a caixa de som removível.
Ao olhar para o painel, vemos um desenho retrô, reforçado pela alavanca de tração e as redinhas que fazem as vezes de porta-objetos nas portas laterais. Todo esse clima raiz é completado pelos ajustes manuais dos bancos e volante.
No caso do banco do motorista, há uma alavanca, uma roldana e uma alça, responsáveis pelas regulagens de altura do assento, encosto lombar e rebatimento.
Outra peculiaridade é a presença das teclas dos vidros elétricos no centro do painel, ao lado de um... acendedor de cigarros! Soluções que, de novo, seriam imperdoáveis em qualquer outro veículo de R$ 500.000, mas na Gladiator a gente deixa passar.
3) Caçamba: com 1.000 litros de capacidade, funciona quase como um porta-malas gigante, especialmente porque a capota marítima possui boa vedação. Há iluminação interna e até uma tomada de 110 Volts (em padrão americano), mas ela vem sem protetor.
Diferentemente de outras capotas de lona, esta é aberta através de duas travas que ficam posicionadas junto a uma das três barras transversais de sustentação que ficam embutidas na própria peça.
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Jeep Gladiator Rubicon 2022 - Principais itens de série
Visual: faróis e luzes diurnas em LED com acionamento automático; faróis de neblina; lanterna em LED; rodas de liga leve aro 17 polegadas com acabamento preto brilhante.
Conforto e acabamento: chave com sensor presencial; partida do motor por botão; travas elétricas; vidros com função “um-toque” e antiesmagamento; volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade; retrovisor eletrocrômico; ar-condicionado de duas zonas e bancos com revestimento em couro.
Tecnologia: central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay; sistema de som Alpine com caixa traseira removível; sensores de traseiros; câmera de ré com gráficos e câmera frontal para off-road.
Segurança: controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; monitoramento de pressão dos pneus; quatro airbags (frontais e laterais); controle de descida; piloto automático adaptativo; aviso de colisão frontal com frenagem de emergência; detector de tráfego cruzado e monitor de ponto cego.
Vale a pena comprar a Jeep Gladiator?
O fato de ser a picape mais legal não significa que seja a mais funcional da Stellantis no Brasil. Falta na Gladiator a racionalidade de uma 2500 ou 3500, que possuem motor a diesel e maior autonomia para uso no interior do Brasil. E talvez o status e imponência da 1500, uma caminhonete movida tão a gasolina quanto ela.
Mas a Jeep Gladiator Rubicon é um produto um tanto especial, de características únicas. Um Lego de quase 5,60 metros de comprimento, que custa meio milhão de reais com motor V6 e capaz de ir a alguns rincões inacessíveis: quem não se divertiria com um brinquedo assim?
Imagens: Murilo Góes/Mobiauto
Jornalista Automotivo