Jeep Renegade T270 2022: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
O Jeep Renegade chegou à linha 2022 em fevereiro com mais um retoque visual e a mudança mais importante desde que foi lançado, em 2015. Dentre as novidades está o novo motor T270, o 1.3 turboflex já usado pelos irmãos maiores Compass e Commander, além da Fiat Toro.
No caso do Renegade, ele aposentou de uma só vez o veterano 1.8 flex e.TorQ e o MultiAir 2.0 turbodiesel. Isso porque será oferecido tanto em configuração 4x2 com câmbio automático de seis marchas, como nos demais modelos, quanto na inédita opção 4x4 automática de nove velocidades.
São 180/185 cv de potência (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque, atingidos com qualquer um dos combustíveis. Junto às novidades de motorização, o SUV fabricado em Goiana (PE) ganhou um pequeo facelift, o segundo para sua primeira geração, e equipamentos de série mais tecnológicos, como assistências de auxílio à condução.
Nas configurações Sport T270 (parte de R$ 127.590) e Longitude T270 (R$ 142.590), o SUV é dotado de câmbio automático Aisin de seis marchas e tração apenas dianteira, com opção de bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.
Já as topo de linha, Série S e Trailhawk (ambas custam a partir de R$ 169.090), a transmissão automática é de nove velocidades fornecida pela ZF, combinada à tração 4x4 sob demanda, com quatro modos de configuração, reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.
O Jeep Renegade Sport 2022 vem de série com: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); freios a disco nas quatro rodas com ABS; controles de estabilidade e tração; frenagem autônoma emergencial; detector de fadiga do motorista; assistente de manutenção em faixa; sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.
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Traz, ainda: freio de estacionamento eletrônico; faróis full LED; controle de cruzeiro; limitador de velocidade; sistema start-stop; central multimídia Uconnect com tela tátil de 7 polegadas com conexão sem fio e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay; três portas USB (uma do tipo USB-C); rodas de liga leve aro 17”, entre outros itens.
O Renegade Longitude T270 adiciona: borboletas para trocas de marchas no volante; central multimídia de 8,4”; carregador de celular por indução; quadro de instrumentos digital de 7”; ar-condicionado automático digital de duas zonas; sensor de estacionamento traseiro; bancos revestidos de couro; faróis de neblina em LED e rodas de liga leve de 18”.
Já as variantes Série S e Trailhawk acrescentaM: tração 4x4; controle de velocidade em descida; airbag para os joelhos do condutor; sensor de ponto cego; faróis com acendimento automático e farol alto de comutação automática; assistente automático de estacionamento; sensor de chuva; chave presencial; detector de tráfego traseiro; retrovisor interno antiofuscante e revestimento interno na cor preta.
A Série S, especificamente, possui rodas de liga leve de 19” e pode receber teto solar panorâmico como opcional (R$ 8.303).
Já a Trailhawk conta com grafismos exclusivos no quadro de instrumentos, acabamento exclusivo com faixas vermelhas, pneus de uso misto calçados em rodas de 17”, suspensão elevada, proteções no assoalho, modo Rock (pedra) no seletor de terrenos e acabamento interno com costuras vermelhas.
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Quanto custa manter um Jeep Renegade T270 2022?
Reunimos os valores das revisões até 60 mil quilômetros da versão de entrada Sport T270 (R$ 127.590). As manutenções do Renegade 2022 são feitas anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro). Confira:
Jeep Renegade Sport T270 2022 – plano de revisões
10.000 km: R$ 669
20.000 km: R$ 768
30.000 km: R$ 857
40.000 km: R$ 795
50.000 km: R$ 1.297
60.000 km: R$ 983
Total: R$ 5.369
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Jeep Renegade Sport T270 2022 – cesta de peças
Além dos valores das revisões até os 60 mil quilômetros, também levantamos os preços da cesta de peças formada pelos seguintes componentes: farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. Total: R$ 10.284,14.
Jeep Renegade Sport T270 2022 – cotação de seguro
Também foi consultado o valor médio de seguro para o SUV, utilizando o seguinte perfil: homem de 37 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.
As cotações têm assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros.
Para o Jeep Renegade Sport T270, o preço médio das apólices ficou em R$ 6.463,67, com valor médio de franquia de R$ 8.305,71. O valor mais baixo foi apontado pela Sompo Seguros (R$ 3.930,95), com franquia de R$ 10.150,13, carro reserva durante sete dias e cobertura de R$ 50 mil para danos corporais e materiais.
O mais caro foi o plano Top da Porto Seguro: R$ 8.462,08, com franquia de R$ 6.007, carro reserva e indenizações de até R$ 75 mil.
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Jeep Renegade Sport T270 2022 – consumo (Inmetro)
Consumo Renegade Sport T270 automático: 7,7 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina) na cidade e 9,1 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 55 litros): 501 km (etanol) / 704 km (gasolina)
Imanges: Murilo Góes/Mobiauto e Divulgação/Jeep
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Jornalista Automotivo