Kia confirma sedan com visual futurista para brigar com Corolla no Brasil
Um ano depois de encerrar a importação do Cerato devido ao baixo volume de vendas, a Kia confirma que voltará a vender um sedan médio no Brasil, em 2025, para competir contra Toyota Corolla e Nissan Sentra. A informação foi antecipada pelo presidente da marca sul-coreana no país, José Luiz Gandini, durante entrevista ao podcast do canal A Roda.
O Kia K4 tem o visual futurista como um dos trunfos para fazer frente aos rivais, de aparência mais conservadora. O sedan chama a atenção pelos faróis que invadem parte dos para-lamas e são interligados por uma estreita grade pintada de preto brilhante.
Você também pode se interessar por:
- Nova Kia Tasman é picape polêmica prevista para o Brasil
- Kia K3 é rival de VW Virtus com motor híbrido do Hyundai Creta
- Kia EV5: SUV elétrico chega com 6 trunfos contra Volvo XC40 e BMW iX1
- Hyundai e Kia usam gambiarra para evitar que seus veículos sejam roubados
De perfil, o K4 mostra sofisticação nas maçanetas das portas traseiras embutidas nas colunas, que formam o estilo de cupê ao integrar o caimento do teto com a tampa do porta-malas.
A traseira, por sua vez, também aposta no conjunto óptico integrado por uma fina barra que atravessa horizontalmente toda a tampa do compartimento de bagagens para interligar as lanternas em formato de “L” invertido.
Por dentro, o K4 segue a atual identidade da Kia, com duas telas de 12,3 polegadas cada cumprindo as funções do painel de instrumentos e da central multimídia. Uma tela menor, de 5”, concentra os comandos do ar-condicionado.
De acordo com a ficha técnica, o Kia K4 é ligeiramente maior que o Toyota Corolla, medindo 4,71 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos.
Gandini, no entanto, não confirmou qual motorização será trazida ao Brasil. No México, o K4 é vendido com motor 2.0 aspirado a gasolina de 147 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas ou automático CVT com simulação de oito velocidades.
Há também a opção do 1.6 turbo de 190 cv e 26,9 kgfm, que no Brasil equipa o recém-lançado Hyundai Creta Ultimate. Este propulsor é associado a uma caixa automática de oito marchas.
Kia K3, rival de City e Virtus, vai atrasar
A Kia também tem planos de trazer ao Brasil o sedan compacto K3, mas Gandini disse que o modelo deve atrasar para se adequar às normas de emissões do Proconve L8, que começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2025. A marca estuda adotar o motor 1.0 turboflex do Hyundai HB20 ou um sistema híbrido-leve, adequação que demanda tempo.