Kia Tasman 2025 é picape de gosto duvidoso contra Hilux

Caminhonete tem motores a gasolina e turbodiesel, além de muita beleza interior
Diego Dias
Por
29.10.2024 às 17:49
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Caminhonete tem motores a gasolina e turbodiesel, além de muita beleza interior

Passados muitos flagras e teasers ao redor do mundo, a inédita Kia Tasman 2025 é revelada para o mundo como a primeira picape média da marca sul-coreana. Com visual um tanto “diferentão” do que estamos acostumados a ver no segmento, a caminhonete será a aposta da marca para brigar com modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e VW Amarok, dependendo do mercado.

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Estilo controverso

À primeira vista, a nova Kia Tasman chama a atenção por conta do desenho pouco tradicional para o segmento de picapes, com os faróis sendo posicionados nas extremidades da dianteira, mais especificamente nos para-lamas. Os faróis também são pouco usuais com desenho na vertical, enquanto os para-lamas não trazem pintura e lembram “bigodes” – algo que promete bastante polêmica a julgar pelos comentários nas redes sociais.

Já a grade dianteira da nova Kia Tasman traz cinco filetes verticais, enquanto o capô é bastante elevado e alto, ficando separado dos para-lamas em busca de uma inspiração em picapes mais antigas. O para-choque frontal, por sua vez, remete um pouco a modelos da Jeep, idem para a cabine com para-brisa mais reto. As rodas podem ser de 17 a 18 polegadas.

Quando reparamos na traseira, não tem como deixam de lembrar da Jeep Gladiator – a picape derivada do jipão Wrangler. As lanternas são quadradas e fica alocadas também bem nos para-lamas. Já a tampa traseira da caçamba traz um logotipo da Kia gigante em baixo relevo, que vem acompanhado do nome Tasman logo abaixo.

Baseado em chassi longarina, a nova Kia Tasman tem 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em 3,27 m. Destaque também para a caçamba com ampla capacidade volumétrica de 1.173 litros, enquanto a capacidade de carga varia de 1.000 kg a 1.190 kg. A capacidade de reboque, por sua vez, chega a nada menos do que 3.500 kg.

Interior minimalista

Enquanto a carroceria traz um visual pouco usual, a cabine da Kia Tasman aposta num estilo minimalista e também mais convencional. Temos um painel mais chapado e horizontal, que destaca o painel de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia do mesmo tamanho. As saídas de ar ficam escondidas no desenho do painel, que traz uma abertura ao redor de toda a peça.

Boa notícia é que a marca não abriu mão dos botões para os comandos utilizados mais vezes, principalmente para climatização. No imenso console central a Kia Tasman traz os comandos para a operação da tração 4x4 e reduzida, bem como o acionamento do bloqueio de diferencial, câmeras, sensores de estacionamento, entre outros. Fator positivo da cabine, que pelas imagens divulgadas aparenta trazer um amplo espaço, é que o encosto do banco traseiro pode ser reclinado de 22 a 30 graus.

Motorização

O motor da nova Kia Tasman vai variar dependendo do mercado em que será comercializada. Vale lembrar que a caminhonete será vendida em países da Oceania, África e América Latina, além da Ásia, claro, na Coréia do Sul. Uma das opções será o motor 2.5 a gasolina de 281 cv e 43 kgfm de torque. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h chama a atenção por ser cumprida em apenas 8,5 segundos.

A segunda opção de motorização passa por um 2.2 turbodiesel de 210 cv e 45 kgfm de torque, cuja prova de aceleração é feita em 8,5 segundos. O câmbio pode ser manual de seis marchas e automático de oito velocidades, com opções com tração 4x2 e 4x4.

Vale lembrar que a Kia Tasman será produzida no Uruguai, na fábrica da Nordex, como bem antecipou o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos. Com isso, é possível que a inédita picape da marca sul-coreana também desembarque no Brasil em algum momento, nem que acabe demorando para isso.

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