Land Rover Freelander voltará como um elétrico chinês

Fruto de uma parceria britânico-chinesa, o Land Rover Freelander irá renascer totalmente diferente
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19.06.2024 às 18:45
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Fruto de uma parceria britânico-chinesa, o Land Rover Freelander irá renascer totalmente diferente

O Land Rover Freelander está em vias de voltar ao mercado quase uma década depois de ser descontinuado, ou pelo menos algo assim. Isso porque foi oficializado que as marcas Jaguar, Chery e Land Rover irão produzir uma nova linha de SUVs elétricos para o mercado chinês, a qual justamente será batizada de Freelander.

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Com fabricação na China, o plano é que os produtos Freelander sejam inicialmente ofertados para o mercado interno, e posteriormente cheguem ao exterior. As plataformas usadas serão provenientes justamente do integrante chinês da parceria, a Chery, que oferecerá as arquiteturas M3X e E0X, esta última atualmente presente no Chery Tiggo 9.

 

Vale lembrar que a parceria entre as montadoras não é de hoje, e já tem mais de 12 anos, visto a joint-venture criada pelas três com nome de CLJR em 2012, com atuação principal justamente na China. A fábrica do compartilhada começou suas operações em 2014 dentro do território chinês.

A produção dos novos Freelanders atuarão independentemente da marca JLR, e serão ofertadas dentro de “um portfólio avançado de veículos elétricos”. Mas, como esses novos SUVs farão uso das tecnologias da Chery? Como será esse novo SUV elétrico?

Como será o novo Freelander?

A nova linha foi descrita como “veículos elétricos convencionais”, o que sugere produtos com preços competitivos para o mercado. Na verdade, suspeita-se até mesmo se a nova linha Freelander se limitará apenas a carrocerias SUVs ou se também se estenderá para outros segmentos.

Os detalhes do produtor ainda não foram revelados, mas como já falado já se sabe que ele poderá fazer uso de duas arquiteturas M3X e E0X. A começar pela tecnologia E0X, ela é capaz de suportar sistemas de alta tensão de 800 V, além de possuir um consumo de energia de 12 kWh/100km e comportar extensores de bateria. Além disso, a arquitetura conta com sistema avançado de direção autônoma e suspensão pneumática.

 

Já a M3X chama atenção por conseguir suportar trens de força não só elétricos, mas também conjuntos motores híbridos e híbridos plug-ins. Nos produtos da Chery, a arquitetura é equipada com o sistema Super Hybrid da montadora, o qual é ligado a uma transmissão de 11 marchas e possui uma autonomia elétrica superior a 1.000 km.

A produção da linha será feita na cidade de Changshu, no leste da China, na própria fábrica da CLJR. Como já comentado, não existem detalhes sobre como serão esses SUVs e nem quando eles serão lançados, e o que resta neste momento é relembrar o antigo Land Rover Freelander.

O Land Rover Freelander “original”

Lançado no ano de 1997, o modelo chegou aos mercados como uma inovação para sua montadora, pelo fato de ser o primeiro SUV compacto monobloco da Land Rover. O veículo era inicialmente ofertado em duas opções, uma de três e outra de cinco portas.

A segunda geração do Land Rover Freelander foi lançada em 2006, com uma arquitetura, também monobloco, derivada da Ford. Sua produção chegou ao fim em 2015 para dar lugar ao seu sucessor, o Land Rover Discovery Sport, que chegou aos mercados em 2016 e é até hoje um dos principais produtos da montadora.

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