Licenciamento do carro: entenda as mudanças de calendário em 2022
Como todo ano novo, 2022 chegou trazendo esperança… e boletos. Antes mesmo de as férias terminarem, as contas começam a chegar, algumas delas relacionadas ao carro, como o IPVA.
A boa notícia é que, pelo menos no Estado de São Paulo, o mais populoso no país, o licenciamento de veículos em 2022 ficará para depois das férias de julho, o que ajudará a aliviar o orçamento. Afinal, 13º salário não é só para cobrir despesas, não é mesmo?
Os que não gostam de deixar nada para depois podem fazer o pagamento antecipado do imposto juntamente com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O licenciamento antecipado já está disponível desde o dia 3 de janeiro para todas as placas.
Já quem quiser esperar o vencimento para pagar a taxa de licenciamento de R$ 144,86, os prazos começam no segundo semestre. Os proprietários de veículos com final da placa zero são os mais beneficiados, tendo até 30 de dezembro para fazer o pagamento.
Vencimento do licenciamento 2022 em São Paulo
Placa final 1 e 2: 29/07
Placa final 3 e 4: 31/08
Placa final 5 e 6: 30/09
Placa final 7 e 8: 31/10
Placa final 9: 30/11
Placa final 0: 30/12
Leia também: Isenção do IPVA 2022: carros que deixarão de pagar o imposto
Incentivos para os proprietários
A mudança no calendário de licenciamento em São Paulo tem relação com o aumento de três para cinco parcelas do IPVA 2022. Dessa forma, o vencimento do licenciamento é posterior a data limite do pagamento da última parcela do IPVA.
As alterações tanto do IPVA como do licenciamento foram pensadas para incentivar os proprietários a colocarem a documentação em dia e amenizar o impacto derivados da pandemia no orçamento do consumidor.
O seguro DPVAT, por exemplo, não será cobrado pelo segundo ano consecutivo, por decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Leia também: Calendário IPVA 2022: prazos, descontos e parcelamento no seu Estado
Sem pendências
Vale lembrar que, para fazer o licenciamento do veículo, além do IPVA em dia, o carro não pode ter qualquer pendência, como multas a serem quitadas, bloqueios judiciais, bloqueios administrativos (falta de transferência, apreensão), registro de furto/roubo, ou recall não realizado.
Veículos movidos a GNV (gás natural veicular) devem obrigatoriamente fazer a inspeção de segurança anual antes de realizar o pagamento. Lembrando que o mesmo laudo não pode ser usado para emissão de outro CRLV-e. A exceção é se tiver sido emitido a menos de 60 dias da data do licenciamento.
Leia também: Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA na cidade de São Paulo
Complicações por licenciamento atrasado
O atraso no pagamento do licenciamento é enquadrado como infração gravíssima com penalidade de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Trânsito) e multa de R$ 293,85 de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O carro ser guinchado por conta disso é uma das medidas administrativas, no entanto, os proprietários ganharam o direito a uma segunda chance com a Lei 14.229/21, sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro em outubro de 2021.
Sendo assim, os proprietários que forem flagrados em uma blitz com o licenciamento atrasado serão multados, mas não terão o veículo guinchado. Veja aqui em que situações o carro pode ou não ser apreendido.
Leia também: Apreender carro em blitz por licenciamento atrasado está proibido
Agora o licenciamento (CRLV) é só digital?
Sim! Desde 8 de maio de 2020 o CRLV não é mais impresso em papel moeda. O proprietário pode baixar o documento no celular ou acessá-lo através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Os mais tradicionais e prevenidos podem imprimir o documento em uma folha sulfite A4 para deixá-lo na carteira ou no carro, caso o celular fique sem bateria.
Outra mudança que tivemos é que, desde 4 de janeiro de 2021, o CRLV-e vale como Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Licenciamento Anual (CLA).
Leia também: Digital, documento do carro não chegará mais na sua casa. Como proceder
Como pagar o licenciamento 2022 online?
Se o documento é digital, o processo também é feito inteiramente pela internet. O proprietário só precisa ter em mãos o número do Renavam do veículo.
Basta pagar a taxa de licenciamento através do internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal).
Depois de três dias úteis da realização do pagamento, o documento é disponibilizado para download no site do Poupatempo no APP Carteira Digital de Trânsito.
Você também pode se interessar por:
Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
Multas de trânsito: valores, tipos, gravidade e quais suspendem a CNH
Multa de trânsito: como indicar motorista infrator pela internet
10 atitudes no trânsito que dão multa, mas parecem inofensivas
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.