Manter um Bugatti custa um Ford Mustang... por ano
Por Fernando Vasconcellos
Os carros da Bugatti estão entre os mais caros e exclusivos que alguém pode comprar. Mesmo para os mais afortunados, ter um modelo da marca francesa é uma experiência única, uma vez que é necessário entrar numa concorrida de fila de espera antes de desembolsar, no mínimo, US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 13,2 milhões na cotação atual) para usufruir da exclusividade e sofisticação de um hiperesportivo.
Mas os gastos não param por aí. Quem tem um carro sabe que é preciso arcar com despesas de combustível, documentação, manutenção, revisões e seguro. No caso de um modelo tão peculiar e valioso, esses valores acabam se multiplicando bastante.
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Muhammad Al Qawi Zamani, um entusiasta da Bugatti da Malásia, revelou ao site Paultan o quanto pode custar a manutenção de um Bugatti Chiron Pur Sport no período de quatro anos.
De acordo com Zamani, as informações foram divulgadas pela recém-inaugurada concessionária da marca em Cingapura, onde vive. Para facilitar os cálculos, os valores foram convertidos de dólares cingapurianos para dólares norte-americanos, sem contar taxas de transporte e mão de obra dos serviços.
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Manutenção em qualquer lugar do mundo
Para cuidar dos carros de seus clientes, a Bugatti possui um programa de manutenção em que dez técnicos altamente treinados viajam para qualquer lugar do mundo para realizar as revisões e reparos nos modelos Chiron e Veyron. O serviço atende os chamados a qualquer hora em qualquer dia da semana.
Zamani explica que a primeira revisão é feita depois de 14 meses ou 16 mil quilômetros rodados após a compra do carro (o que ocorrer primeiro). Nessa inspeção, os mecânicos trocam o líquido de arrefecimento e o óleo do motor (Castrol Edge Fluid Titamium Technology 10W-60). O filtro de óleo e os 16 bujões do cárter também são substituídos. Preço do serviço: US$ 24.979 (equivalente a R$ 132.175).
Se você achou caro pagar essa pequena fortuna apenas para trocar o óleo do motor, espere até ver o restante da lista.
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A próxima conta é de US$ 58.952 (R$) para substituir os discos de freio feitos de cerâmica e as pinças de titânio. Trocar o fluido, cabos e realizar uma limpeza no sistema responsável pela frenagem do hiperesportivo custa mais US$ 58.951 (R$ 312 mil).
Isso sem contar que a cada 14 meses ou 16 mil km rodados o proprietário precisa trocar o jogo de rodas do carro. O conjunto tem preço tabelado em US$ 49.958 (R$ 264.350).
Já os pneus, desenvolvidos especialmente para os modelos Bugatti, têm de ser trocados num intervalo de 16 a 18 meses. A Bugatti cobra US$ 7.993 (R$ 42.300) pelo jogo, que pode ser das marcas Michelin ou Pirelli.
Há ainda os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R, exclusivos do Chiron Pur Sport. Destinados para o uso em pistas fechadas, obviamente que eles são ainda (bem) mais caros: US$ 41.965 (R$ 222 mil) o conjunto.
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Entre 42 e 48 meses de uso, o hiperesportivo tem de ser submetido à troca dos quatro turbocompressores da marca Garrett. O serviço custa US$ 25.978 (R$ 137.460), mais US$ 21.982 (R$ 116.315) pela substituição dos resfriadores dos dutos de ar.
Em seguida, a manutenção programada também sugere a troca do tanque de combustível, que é feito de borracha vulcanizada e Kevlar. São mais US$ 43.963 (R$ 232.627) na conta. Por fim, o Chiron ainda precisa passar por uma recalibração de US$ 28.576 (R$ 151.200) para continuar extraindo o máximo desempenho dos 1.500 cv do motor 8.0 W16 quadriturbo.
Outros serviços
A substituição do para-brisa, por exemplo, sai por US$ 59.949 (R$ 317.216), enquanto as palhetas do limpador custam US$ 3.797 (R$ 20.100). A pintura da carroceria de fibra de carbono é o serviço mais caro: US$ 55.148 (R$ 292 mil) – por isso a Bugatti sugere para sempre lavar o carro à mão, sem usar jatos d’água de alta pressão.
Considerando que durante quatro anos de uso, o proprietário de um Bugatti Chiron terá de arcar com pelo menos três trocas de óleo, duas de rodas e pneus, um jogo de freios, uma troca dos turbos e dutos, um novo tanque de combustível e uma recalibração do motor.
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No total, essa manutenção toda vai sair por US$ 477.498 (R$ 2,5 milhões). Lembrando que não estão inclusas as taxas de transporte, mão de obra, entre outras despesas não previstas. Ah, o dono do carro também precisa bancar a viagem dos mecânicos até o local onde o seu carro estiver.
Zamani ainda explica que para os clientes que não pretendem usar o carro, mantendo-os guardados em coleções, por exemplo, esses gastos saem bem mais em conta. A Bugatti oferece um serviço de revisões a cada 14 meses, que custa US$ 104.912 (R$ 555.130) apenas para realizar uma inspeção.
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