Nova Fiat Toro: os principais problemas, segundo os donos
A Fiat Toro, picape compacta-média, foi lançada em 2016, com quatro versões e um preço que partia de R$ 76.500 (saudades...). O intuito da Fiat, na época, era angariar clientes que não fossem, necessariamente, donos de picapes antes, mas sim de SUVs e sedans.
Em 2021, chegou a nova Fiat Toro, com visual renovado e a estreia do motor 1.3 turbo flex de até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, em substituição ao contestado 1.8 E.torQ de 139 cv. Tal configuração passou a ser conhecida como Turbo 270, enquanto as versões 4x4 a diesel seguiram usando o propulsor 2.0 MultiJet de 170 cv e 35,7 kgfm.
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Em sua reestilização, a Fiat Toro manteve a plataforma Small Wide 4x4 e os traços de modernidade e robustez, que agradam diferentes perfis de motoristas. Em princípio, a Fiat Toro tinha como concorrente principal a Renault Oroch. Atualmente, a Toro tem como rival, também, a Chevrolet Montana.
Além do motor turbo flex, a Fiat Toro renovada incorporou novos equipamentos para continuar desbancando seus rivais. O motor, no entanto, é controverso, já que (para muitos consumidores) ele não entrega a economia em consumo de combustível prometida e ainda ganhou fama por conta de alguns problemas.
Atualmente na linha 2024, a Nova Fiat Toro possui as seguintes versões:
- Fiat Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 2024: R$ 149.900
- Fiat Toro Freedom Turbo Turbo 270 Flex AT6 2024: R$ 164.190
- Fiat Toro Volcano Turbo Turbo 270 Flex AT6 2024: R$ 178.590
- Fiat Toro Volcano Turbodiesel 4x4 AT9 2024: R$ 192.390
- Fiat Toro Ranch Turbodiesel 4x4 AT9 2024: R$ 209.990
- Fiat Toro Ultra Turbodiesel 4x4 AT9 2024: R$ 210.990
Em abril de 2023, a Fiat Toro chegou à marca de 400 mil unidades vendidas no Brasil. O modelo é líder em seu segmento. A Fiat batizou a Toro, assim que foi lançada, de SUP (Sport Utility Pick-Up), o que seria uma mistura de SUV com picape – o que explica a ideia de atrair novos perfis de consumidores ao modelo.
Nova Fiat Toro - Motorização
A Nova Fiat Toro só é oferecida com motores turbo desde 2021. Nas versões que possuem tração dianteira, o motor é 1.3 turbo flex, de 180 cv de potência com gasolina e 185 cv de potência com etanol, sendo 27,5 kgfm de torque com qualquer combustível.
Nessas versões, o câmbio é automático da Aisin e possui seis marchas. Apesar da tração 4x2 apenas dianteira, a picape já conta com bloqueio eletrônico do diferencial, que ajuda a vetorizar o torque de acordo com a demanda.
Já as versões da Fiat Toro com tração nas quatro rodas carregam o motor 2.0 Multijet turbodiesel de até 170 cv de potência e 35,5 kgfm de torque. O câmbio, nessas opções, é automático de nove marchas fornecido pela ZF, com tração 4x4 sob demanda e reduzida.
Nova Fiat Toro – As principais reclamações de proprietários
1. Baixa de óleo
Existem algumas reclamações relacionadas ao baixo nível de óleo da Fiat Toro Turbo 270, especialmente unidades ano-modelo 2022, as primeiras a contarem com o motor 1.3 GSE T4. Tal comportamento pode causar a degradação do motor a médio e longo prazo.
Em julho do ano passado, a Stellantis emitiu uma nota afirmando que "algumas bombas de óleo, rastreadas e identificadas, poderiam sofrer um desgaste fora do padrão”. A questão, teoricamente, não afeta mais usuários da picape a partir da linha 2023.
Os donos dos modelos Turbo 270 afetados, fabricados entre janeiro e abril de 2022, não foram chamados para recall, já que, segundo a fabricante, o problema não gerava “diminuição da vida útil do motor e nem desligamento do veículo sem aviso". Portanto, não gerava risco de acidentes ou danos físicos aos ocupantes do veículo.
Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4
2. Consumo de combustível
A partir de 2022, a Fiat prometeu mais desempenho, eficiência e economia para as novas Fiat Toro com motor 1.3 turbo no lugar veterano 1.8 E.torQ. A Fiat destaca em seu site que o motor Turbo 270 flex possui baixo consumo de combustível, além de entregar um alto desempenho.
Na prática, a afirmação é um pouco diferente do que relatam os donos do modelo em fóruns e no Reclame Aqui. Os principais relatos são de que a média de consumo não difere muito da antiga Toro 1.8, embora o desempenho tenha, de fato, evoluído.
Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5
3. Central multimídia
A central multimídia da Fiat Toro 2024 possui 10 polegadas e a tela é posicionada na vertical. O sistema que promete bastante tecnologia, mas é criticado pelos usuários da picape. Eles alegal que ela apresenta problemas constantes de conexão, desligamento involuntário, travamento da tela de toque e outros defeitos de fábrica com pouco tempo de uso.
Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7
Nova Fiat Toro – Recalls
1. Fechos dos cintos de segurança traseiros
O chamado envolve todas as unidades ano-modelo 2023, para substituição dos fechos dos cintos de segurança do banco traseiro dos veículos convocados. Uma falha pode gerar o risco de corte da fita do cinto, potencializando a ocorrência de danos físicos em caso de frenagem brusca. Número dos chassis envolvidos (não sequenciais): PKF14087 a PKF24215.
2. Bomba de combustível
Envolve unidades ano-modelo 2022 e 2023, para análise e possível substituição do conjunto da bomba de alta pressão de combustível. Foi identificada a possibilidade da quebra do parafuso de fixação sob risco de vazamento de combustível e incêndio. Número dos chassis envolvidos (não sequenciais): NKD97699 a PKE96432.