Novo Chery Tiggo 9 começa a ser vendido com preço de Chevrolet Onix

Maior que O Tiggo 8, SUV tem quase cinco metros e capacidade para levar até sete passageiros
Diego Dias
Por
20.06.2024 às 18:31
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Maior que O Tiggo 8, SUV tem quase cinco metros e capacidade para levar até sete passageiros

Já registrado no Brasil desde o ano passado, o Chery Tiggo 9 teve seus preços revelados para a linha 2024 do outro lado do mundo. Com porte grande, o SUV chinês é até maior que o Tiggo 8 comercializado no mercado brasileiro e sem dúvidas pode pintar por aqui, mas enquanto isso não acontece, vamos aos preços da variante comercializada na China

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O novo Chery Tiggo 9 2024 é comercializado com preços competitivos que variam entre de 152.900 a 203.900 yuans, o que em uma conversão direta nos leva a preços que seriam um sonho no Brasil: de R$ 114.860 a R$ 153.172, respectivamente, sempre em conversão direta livre de impostos. Ainda assim, o preço se assimila ao das versões topo do Chevrolet Onix e ainda é mais barato que um Chevrolet Tracker, por exemplo.

O utilitário tem bom desempenho no mercado chinês, tanto que somente em 2024 já vendeu o total de 19.615 unidades (só em maio foram 3.614 carros emplacados).

Como é o Chery Tiggo 9?

O Chery Tiggo 9 tem dimensões grandes como prova na ficha técnica, contando com seus 4.820 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.699 mm de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em longos 2.820 mm. Para efeito de comparação, o maior SUV vendido pela Caoa Chery no Brasil, o Tiggo 8 PHEV, mede 4.722 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.747 mm de altura e 2.710 mm de entre-eixos.

Já quando pegamos seus possíveis rivais no mercado nacional, o Jeep Commander também é razoavelmente menor e tem seus 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura, 1.700 mm de altura e entre-eixos de 2.794 mm. Quando pegamos o tamanho do porta-malas, o Tiggo 9 tem 717 litros, enquanto o Tiggo 8 PHEV tem 650 litros e o Jeep Commander 661 litros – isso sempre considerando quando a terceira fileira de bancos está rebatida.

Visualmente, o Tiggo 9 segue muito do que vemos na linha Tiggo no Brasil, mas com uma dose mais de agressividade no desenho, principalmente na dianteira. Isso porque chama a atenção a imensa grade, que traz o característico formato octogonal com barras verticais, enquanto os faróis são mais afilados e com iluminação full-LED. Nesse ponto a grade difere da versão PHEV, essa com grade fechada.

O utilitário ostenta ainda enormes rodas de 20 polegadas, cujo desenho remete a turbinas de avião. Na lateral destaque para os vincos bem demarcados nas xaisas de rodas e nas portas, enquanto uma linha interliga os faróis as lanternas. Na traseira, aliás, temos as lanternas horizontais inteiriças com acabamento fume e que trazem o nome “Chery” em cromado.

Na cabine o Tiggo 9 a combustão lembra bastante o Tiggo PHEV vendido no Brasil, principalmente pelas linhas horizontais e o painel de instrumentos integrado à central multimídia – ambos com display LCD de 12,3 polegadas. As saídas de ar são retangulares, enquanto o console central elevado tem comandos giratórios e acabamento que lembra aço escovado.

Entre os equipamentos para o Tiggo 9 vendido na China, temos piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, leitor de placas de trânsito, alerta e assistente de manutenção em faixa, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento, entre outros.

Motor Chery Tiggo 9

Enquanto a versão híbrida plug-in (PHEV) do Tiggo 9 vem equipada com motor 2.0 turbo atrelado a um propulsor elétrico traseiro que, combinados, têm 366 cv e 40,8kgfm de torque, o Tiggo 9 a combustão utiliza um motor 2.0 turbo de 264 cv e 40,8 kgfm. Neste caso, vem sempre com um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas (o PHEV usa um automático de oito posições).

Vale lembrar que o Tiggo 9 foi registrado no Brasil na versão PHEV, que traz alguns detalhes diferentes na grade frontal e na traseira. Isso indica que o SUV grande pode ser o novo modelo topo de linha no mercado nacional, podendo ainda ser um rival mais interessante para brigar com os conterrâneos BYD Song Plus e GWM Haval H6 PHEV, já que terá como vantagem seu maior porte. A expectativa é que ele chegue por aqui em 2025.

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