Novo Honda CR-V é registrado no Brasil e será rival do RAV4 ainda em 2023
A Honda registrou o novo CR-V de sexta geração no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), nesta terça-feira (18). O SUV cotado para chegar neste ano ao Brasil para ser o terceiro híbrido da marca – depois de Accord e Civic e:HEV – aparece em registro com visual um pouco diferente das opções eletrificadas vendidas em Canadá e Estados Unidos.
Aparentemente, para o nosso mercado, o novo Honda CR-V terá rodas do tipo estrela, e não as palitadas e pintadas de preto das versões híbridas vendidas na América do Norte, indicando que não teremos, por enquanto, a opção com visual mais esportivo do SUV.
O visual é o mesmo que já foi apresentado fora do país, com faróis mais afilados, grade mais robusta e lanternas que lembram a da atual geração vendida no Brasil, mas em uma espécie de releitura para ficarem mais modernas.
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Por dentro, o novo CR-V deve entregar muito do que já vemos no Civic e:HEV, com cluster de instrumentos com tela digital colorida de 7”, multimídia flutuante com conexão de Android Auto e Apple CarPlay, painel minimalista com saídas de ar-condicionado escondidas, freio de estacionamento eletrônico, volante de mesmo design do sedan, entre outros detalhes.
Claro que o modelo deve trazer ainda o Honda Sensing, pacote de assistências de condução e segurança que já está presente na família City, e que integra a lista de equipamentos do HR-V, irmão menor, desde as versões de entrada.
Além disso, o SUV deve oferecer também o Honda MyConnect, aplicativo que permite o motorista controlar uma série de funções do carro via celular.
Novo Honda CR-V será híbrido?
Fora do Brasil, o SUV médio é vendido em duas motorizações, sendo as opções mais baratas 1.5 turbo a gasolina de 190 cv e 24,7 kgfm, enquanto as mais caras carregam o trem de força híbrido, com um 2.0 aspirado a gasolina trabalhando em conjunto com dois motores elétricos, que geram, juntos, 207 cv e 34,1 kgfm.
As rodas da versão não são as mesmas das versões e:HEV vendidas em outros mercados, colocando em pauta uma possível opção com motorização turbo, de entrada. No entanto, como a marca também vai lançar por aqui o ZR-V, SUV menor posicionado acima do HR-V, é pouco provável que o CR-V tenha uma configuração desse tipo no mercado brasileiro.
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Vale lembrar ainda que a Honda já havia confirmado - há exatamente um ano - que o CR-V e:HEV desembarcaria no Brasil em 2023. Desde aquele momento, o modelo já era cotado para ser o terceiro híbrido na marca, em sua ofensiva de eletrificação. O Honda Accord foi o primeiro produto desse tipo, e a montadora apresentou, no início deste ano, o Civic com a mesma motorização.
Dessa forma, podemos esperar que a fabricante repetirá a estratégia aplicada no Civic por aqui, vendendo o SUV médio em versão única e híbrida, mesmo que tenha tíquete mais elevado que o dos rivais – e rodas diferentes.
O novo CR-V e:HEV deve ter cifras próximas as que vemos no Toyota RAV4 Hybrid, que hoje parte de R$ 329.390.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.