Novo Hyundai Creta: os principais problemas, segundo os donos
O Hyundai Creta é um dos SUVs mais queridos do consumidor brasileiro. Prova disso é que o ele está há anos entre os cinco modelos mais vendidos do segmento em 2022. Fabricado em Piracicaba (SP), o Creta chegou ao Brasil em 2016, mas trocou de geração em 2021, como linha 2022.
Nessa mudança, o novo Hyundai Creta herdou o motor 1.0 turbo flex de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque da família HB20. Na versão de topo, Ultimate, preservou o motor 2.0 aspirado flex de 167 cv e 20,5 kgfm. Em todos os casos, o câmbio é automático de seis marchas.
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Ao longo dos anos, o Creta se tornou um SUV compacto muito visado por quem busca conforto, bom espaço interno e acabamento correto. Sempre equipado com direção elétrica e rodas de liga leve, o novo Hyundai Creta conta com versões que variam entre R$ 135.000 (Comfort 1.0 TGDi) e chegam a R$ 180.000 (Ultimate 2.0).
Apesar disso, não deixa de possuir reclamações por parte dos donos. Até a publicação deste artigo, já passou por três recalls. Entre os principais rivais da categoria, o novo Creta disputa espaço no mercado com Chevrolet Tracker, VW T-Cross, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Caoa Chery Tiggo 5X, entre outros.
Confira abaixo os principais problemas do novo Hyundai Creta, segundo os donos, coletados em fóruns como grupos de proprietários do Facebook e o site Reclame Aqui.
Barulho
É comum, em grupos de redes sociais e no Reclame Aqui, encontrar consumidores reclamando de barulhos tanto na parte interna quanto na parte externa do Hyundai Creta. Mas eles nem sempre estão ligados à parte mecânica do veículo.
Há relatos sobre ruídos e estalos perto da central multimídia e do volante, por exemplo. Outros reclamam de barulhos na parte traseira, que estariam ligados à manutenção das bucha de suspensão. Em alguns casos, os relatos surgem com pouco tempo de uso do SUV.
Veja exemplos de relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5
Perda de força do motor
A perda de potência de unidades ano-modelo 2022 é uma das principais reclamações por parte dos donos do novo Creta. As contestações estão relacionadas a perda repentina de potência, dificuldade de partida, luz de injeção acesa no painel e eventual falha no motor.
Como mencionado anteriormente neste artigo, a Hyundai abriu um recall para o Creta Action 2022, ainda com carroceria antiga e motor 1.6 aspirado flex da família Kappa, relacionado ao problema de força do motor.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5
Alarme
Outro caso comum entre donos do Novo Creta é o disparo do alarme. No Reclame Aqui, donos de exemplares da linha 2022 reivindicam ações por parte da Hyundai para a solução do problema de disparo de alarme aleatório do Novo Creta.
Relatos: Caso 1, Caso, Caso 3, Caso 4, Caso 5
Novo Hyundai Creta: recalls
1) Troca do cilindro mestre do freio
O primeiro recall foi realizado para troca do cilindro mestre de freio e do fluido de freio em unidades produzidas em 2020, de chassis número 9BHGB811BLP179040 a 9BHGB812BLP181272 não sequenciais.
Neste primeiro caso, segundo informou a Hyundai, foi identificada a contaminação do fluido de freio utilizado na linha de produção de um lote de veículos, que poderia afetar o funcionamento do cilindro mestre do freio desses automóveis. Dessa forma, o desempenho de frenagem do Creta seria reduzido, com o acionamento do pedal de forma suave por parte do motorista.
2) Módulo de gerenciamento do motor
No modelo Creta Action 2022, a Hyundai abriu novo chamado por risco de falha no módulo de gerenciamento do motor 1.6 flex. Os novos Creta Action 2022 de chassis número 9BHGA811BNP268970 a 9BHGA811BNP271604, não sequenciais, teriam que comparecer a uma concessionária Hyundai para realizar a substituição do Módulo de Gerenciamento do Motor (ECU) de forma gratuita.
Segundo a Hyundai, o módulo de gerenciamento do motor com configuração incompatível poderia reduzir o desempenho do motor. A montadora destacou, entretanto, que não havia perda de capacidade de controle na condução do veículo. Dessa forma, o problema não envolve risco de segurança.
3) Painel do assoalho
Já o recall da Hyundai para proprietários do Creta, realizado neste ano, teve como intuito a inspeção e o possível reparo do painel do assoalho central do banco dianteiro do passageiro. Donos de Cretas fabricados entre 10 de janeiro de 2022 e 23 de março de 2023, de chassis não sequenciais 9BHPB81BBNP025037 a 9BHPB81BBPP070935.
De acordo com a Hyundai, em caso de colisão em veículos fabricado no período acima, do modelo Creta, existe a possibilidade do banco dianteiro do passageiro se deslocar, aumentando riscos de danos materiais e lesões físicas graves ou até fatais.
Imagens: Divulgação