Novo Toyota Camry será sempre híbrido, mais potente e a cara do Prius
A Toyota acaba de apresentar a nona geração do Camry. O sedan grande passa a contar com um visual muito parecido com o do atual Prius, modelo que, no Brasil, só será encontrado via importação independente e por quase R$ 400.000.
Mas voltemos a falar do novo Toyota Camry. A montadora japonesa revelou as primeiras imagens do sedan grande produzido nos Estados Unidos. Apesar da preferência pelo Toyota Corolla, o Camry tem seu público no Brasil com um perfil mais luxuoso. Ao que tudo indica, ao nona geração do sedan tem boas chances de chegar ao Brasil em 2025, com poucas unidades.
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Construído sobre a plataforma TNGA-K, o novo Camry também traz novidades no trem de força. Por exemplo, a Toyota aposentou de vez a motorização a combustão, o que significa que ele sairá de fábrica apenas híbrido. E não vai contar mais com o clássico motor V6 que o acompanhou ao longo de vários anos.
Ganho de potência
A Toyota já tinha preterido o motor V6 do Camry em 2021. Para o lugar dele, a marca optou por uma combinação híbrida dotada de um motor 2.5 naturalmente aspirado, de ciclo Atkinson, com quatro cilindros e 16 válvulas. Sozinho, rende 178 cv de potência e 22,5 kgfm de torque, mas vem aliado a dois motores elétricos.
A boa notícia é que esse conjunto teve seus dados revisados, ficando mais potente. Na versão com tração apenas dianteira, o sedan gera um total de 228 cv de potência combinada. Já na versão AWD, com tração integral, um terceiro motor sobre o eixo traseiro faz a potência combinada alcançar 235 cv. O torque máximo não é divulgado.
Em 2023, o Camry voltou a ser vendido no Brasil com motor híbrido, após uma ausência de dois anos no mercado, porém ainda em sua oitava geração. Contava com um conjunto motriz de 211 cv. Como comparação, essa motorização híbrida é a mesma usada no RAV4.
Todavia, ele segue sendo híbrido convencional (HEV) nesta nova geração. Até o momento, a Toyota não divulgou a capacidade da bateria de ions de lítio do sistema híbrido. O que permanece da geração anterior é a plataforma TNGA-K, porém com novos amortecedores e soluções estruturais.
Visual do Prius
O que também chamou atenção nas imagens do novo Camry é a semelhança com o Toyota Prius de quinta geração. O modelo híbrido plug-in (PHEV) da marca japonesa possui as mesmas linhas do novo sedã com espaço no mercado de luxo no Brasil.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.