Novo VW Golf GTI: como é o esportivo que vem para o Brasil em 2025
Confirmado para ser lançado no Brasil em 2025, o novo VW Golf GTI sem dúvidas é um dos modelos mais icônicos da marca, sendo o carro mais importante na história depois do Fusca, isso segundo o próprio Ciro Possobom, CEO da Volkswagen Brasil durante anúncio do balanço da marca neste final de ano.
Além do VW Golf GTI, vale lembrar que a marca ainda contará com outros dois esportivos na gama: o inédito Nivus GTS e o Jetta GLI reestilizado que foi apresentado há alguns meses nos Estados Unidos. Voltando ao hot hatch, estamos falando da oitava geração que foi apresentada ao mundo em 2020 e que nesse meio tempo já passou por uma discreta atualização visual, sendo conhecido pela alcunha de Golf mk8,5.
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Agora, confira como deverá ser o novo Golf GTI, modelo este que foi vendido pela última vez no Brasil entre 2013 e 2021 em sua sétima geração, que inclusive foi produzida no país na fábrica de São José dos Pinhais (PR). A oitava geração, por sua vez, virá importada da Europa.
Visual
O desenho da oitava geração do VW Golf GTI ditou muito do que vemos nos lançamentos recentes da marca para o mercado europeu e até mesmo para o Brasil, principalmente quando olhamos para o Polo GTS com seus faróis recortados e luzes de LED, inclusive no para-choque com assinatura em LED disposta em quadrados. O esportivo mantém o famoso friso vermelho na dianteira, mas agora na parte superior dos faróis e grade em vez de ficar na parte debaixo como o modelo antigo.
As lanternas que invadem a tampa do porta-malas chamam a atenção também pelos recortes, bem como a assinatura em LED que vai garantir um belo visual à noite quando chegar por aqui. O modelo apresentado a jornalistas neste ano contava ainda com um acabamento fumê, mas fica a dúvida se ele chegará assim no país. Vale destacar ainda que a principal assinatura de design do Golf continua lá: a coluna traseira larga, bem como as duas saídas de escape.
A unidade apresentada na fábrica Anchieta da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) tinha o diferencial de contar não com as rodas de liga-leve de 17 polegadas Richmond padrão do GTI, que são calçadas com pneus 225/45. No lugar delas, o esportivo trazia rodas maiores de 19 polegadas Estoril, que vinham com pneus 235/35. Ainda não está nada certo quanto a configuração que a VW vai trazer para o mercado brasileiro, mas na Europa o modelo dispõe de rodas de 17, 18 ou 19 polegadas.
Na cabine o destaque é a famosa padronagem xadrez dos bancos, que combina tons de branco, cinza e vermelho – aparecendo nessa oitava geração até mesmo em uma faixa inferior no painel. O logotipo GTI em vermelho se faz presente no encosto dos bancos, que são do tipo inteiriço e com abas laterais bem pronunciadas. Os entusiastas certamente anseiam por essa configuração, mas não será surpresa se a fabricante trouxer o Golf GTI com acabamento em couro Viena, que traz a parte superior dos assentos em branco e vermelho.
Motor
Debaixo do capô do novo Golf GTI continua o famoso motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888 que se provou mais do que confiável ao longo de todos esses anos. Na configuração da atual geração, esse propulsor entrega bons 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, enquanto o câmbio é o DSG automatizado de dupla embreagem de sete marchas em sua especificação DQ381-7F.
A tração do Gol GTI é sempre dianteira (ao contrário da versão esportiva topo de linha da gama, o Golf R, de tração integral), mas ainda assim o hatch esportivo tem aceleração digna de nota, cumprindo a prova de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a alcançando a velocidade máxima de 250 km/h. Para efeito de comparação, no Brasil o atual Jetta GLI cumpre o mesmo desafio em 6,7 segundos.
Equipamentos
Entre os equipamentos, podemos destacar o bloqueio do diferencial do eixo dianteiro, modos de condução, iluminação ambiente em 30 cores, volante com base achatada, manopla de câmbio em alumínio, ar-condicionado automático digital de três zonas, painel de instrumentos digital com grafismos exclusivos, central multimídia MIB4 com tela de 12,9 com espelhamento sem uso de cabos, faróis de LED com tecnologia ID.Light e freio de estacionamento eletrônico com auto hold.
Itens de assistência ao motorista como piloto automático adaptativo estão disponíveis, assim como alerta de atenção e fadiga do motorista, leitor de placas de trânsito, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Preço
Vale lembrar que a oitava geração do Golf GTI virá importada da Alemanha, com isso podemos esperar um preço um pouco salgado. O hot hatch é comercializado em seu país de origem por 45.655 euros, o que em uma conversão direta nos leva a R$ 286.900, enquanto as rodas Estoril aro 19 saem por 1.735 euros a mais. A soma final fica em R$ 297.803.
Com isso fica fácil imaginar que a nova geração vai desembarcar no Brasil com preço acima dos R$ 320 mil. Porém, vale lembrar que quando a Volkswagen trouxe o Golf GTI mk7 importado da Europa em 2013, o hatch custava mais barato aqui do que na Europa, pois a marca bancava de certa forma a conta para trazer um produto atualizado para o Brasil, que sem dúvidas até hoje é um dos mais desejados da marca.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.