Os cinco principais lançamentos de carros para 2025
O mercado automotivo brasileiro foi tomado por marcas e carros chineses nos últimos anos. Para o ano que vem teremos ainda mais produtos do tipo, mas as marcas tradicionais não querem ficar para trás e preparam lançamentos importantes para 2025. E os cinco mais importantes pertencem a essas marcas.
Além da chegada de novas marcas chinesas, o mercado brasileiro contará com cinco lançamentos importantes de marcas tradicionais. Temos carros da Volkswagen, Toyota, Honda, Nissan e Chevrolet. Conheça-os agora:
Você também pode se interessar por:
- Volkswagen confirma três esportivos para o Brasil em 2025; veja quais são
- Chevrolet prepara ao menos cinco lançamentos para 2025; veja quais são
- Nissan já tem um lançamento preparado para o começo de 2025
- Como a Fiat do Brasil inverteu o jogo e dita o ritmo na Europa
VW Tera
Começando a lista temos o VW Tera, que será o modelo de entrada da marca alemã entre os SUVs. Ele chega para completar o time com T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.
O VW Tera deverá utilizar duas motorizações. Nas versões de topo estamos falando do motor 1.0 170 TSI que rende até 116 cv cv de potência e 16,8 kgfm de torque, juntamente de um câmbio automático de seis marchas.
Já a versão de entrada, segundo a Revista Autoesporte, utilizara o mesmo motor 1.0 aspirado presente no Polo Track que rende 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas.
A expectativa da marca sobre o VW Tera é grande, o modelo terá sua produção na planta de Taubaté (SP) e a expectativa é de que seja fabricado 200 mil unidades do modelo por ano.
Toyota Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross esteve previsto para chegar ao mercado ainda esse ano, mas sua produção acabou sendo atrasada e começará em 2025. A fabricante inclusive retirou de linha recentemente o Yaris Sedan para dar espaço ao novo modelo.
O Yaris Cross é mais um modelo que entra na briga dos SUVs de entrada, chegando ao mercado mais barato do que o Corolla Cross. Contudo, seu maior trunfo para o mercado estará nas versões de topo que serão hibridas.
O modelo é o principal lançamento da marca nos últimos anos e será construído em Sorocaba (SP). Vale lembrar que o SUV já está disponível em alguns países do mercado asiático, mas já desembarcou na América do Sul, sendo vendido no Chile.
Honda WR-V
Ainda seguindo entre marcas japonesas, temos o Honda WR-V. Por aqui o SUV compacto será posicionado entre o City e o HR-V, e chegará no segundo semestre do próximo ano, sem motorização híbrida em um primeiro momento.
Dito isso, o Honda WR-V irá contar com motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático do tipo CVT de sete marchas simuladas.
O interior do WR-V não será tão diferente do que a Honda já oferece no mercado, já que o SUV dividirá peças com Honda City sedan e hatch. Vale lembrar que o SUV compartilha plataforma com hatch e sedan compactos.
Nissan Kicks
Aqui temos o primeiro modelo da lista que já existe em nosso mercado: o Nissan Kicks. O SUV passará por uma troca de geração que chegará no segundo semestre de 2025 ao nosso mercado, mas o maior destaque está no visual futurista do SUV.
Sendo mais robusto, o novo Nissan Kicks utilizará a plataforma CMF-B (Common Module Family – B), a mesma do Renault Kardian. O modelo da Nissan deve seguir os passos do primo da Renault com motorização 1.0 turbo flex no Brasil. Ainda não se sabe se será o mesmo propulsor, mas espera-se que tenha potência e torque parecidos, caso seja um novo produto.
Vale ressaltar, que apesar da nova geração, o atual do Nissan Kicks deverá seguir no mercado, como a Mobiauto já explicou nesse outro artigo.
Suv do Chevrolet Onix
Por último temos o novo SUV de entrada da Chevrolet, também chamado de Onix SUV. O modelo será fabricado em Gravataí (RS) e concorrerá contra Volkswagen Nivus, Citroën Basalt e Fiat Pulse.
Ao que tudo indica, o SUV terá motorização híbrida, unindo o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que rende até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com algum motor elétrico. Vale ressaltar que o SUV ficará abaixo do Chevrolet Tracker que também ganhará novidades no próximo ano, como a Mobiauto já trouxe nesse outro artigo.
Projeção Chevrolet Onix SUV: Kleber SiIva/KDesignAG
Jornalista Automotivo