Peugeot 2008: os principais problemas, segundo os donos
O Peugeot 2008 é um SUV compacto que chegou ao Brasil em 2015 e passou por um discreto facelift em 2019. Na linha 2024, é comercializado em quatro versões, sendo duas com motor 1.6 aspirado 16V flex de até 118 cv e duas com o 1.6 THP turbo flex de até 173 cv. O câmbio é sempre automático de seis marchas. Veja a lista de versões e preços:
Ao longo dos anos, sempre na mesma geração, que usa a plataforma PF3 da antiga PSA, o Peugeot 2008 passou por mudanças mecânicas pontuais, como a troca do problemático câmbio automático de quatro marchas (AL4) pelo de seis velocidades da Aisin, a extinção de versões manuais e a criação de uma configuração THP automática.
Você também pode se interessar por:
- Peugeot 208 turbo é mais rápido e R$ 19.000 mais barato que o Fiat Pulse
- A hora de comprar um Peugeot sem medo pode ter chegado
- Avaliação: Peugeot 208 Turbo 200 2024 é o hatch mais legal do Brasil
- Avaliação: Peugeot 208 1.6 2024 faz sentido com chegada do turbo?
É claro que um modelo com tantos anos de mercado possui reclamações dos donos em relação aos problemas do carro, em suas mais variadas configurações. De acordo com fóruns do veículo nas redes sociais e registros no site Reclame Aqui, o Peugeot 2008 possui problemas crônicos no sistema de ar-condicionado, no câmbio, na multimídia e também no motor.
Como é o Peugeot 2008
O Peugeot 2008, atualmente, tem como principais rivais, em faixa de preço, Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e o irmão de plataforma Citroën C4 Cactus. Em seu lançamento no Brasil, o carro tinha como rivais Honda HR-V, Jeep Renegade, Renault Duster e o finado Ford EcoSport.
Um ponto interessante sobre a linha 2024 do Peugeot 2008, anunciada em agosto deste ano, é que ele ficou mais baratos. Os preços variam entre R$ 104.990 e R$ 129.990. Já a série especial Roadtrip passou a ser uma versão fixa no catálogo. Nas versões mais equipadas, o SUV ganhou lanternas traseiras de LED, grade cromada, bancos em couro sintético e até teto solar.
As duas configurações mais baratas do Peugeot 2008 chegam com o veterano motor 1.6 aspirado EC5, que pode render até 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque. Nas versões posteriores (Style e Griffe), ele vem equipado com o consagrado motor 1.6 THP turbo flex de até 173 cv e 24,5 kgfm.
Os principais problemas do Peugeot 2008, segundo os donos
1) Ar condicionado
O ar-condicionado do Peugeot 2008 apresenta um "problema crônico", segundo parte dos donos do automóvel. Proprietários afirmam que o ar pode funcionar por pouco tempo após ser ligado ou nem chegar a gelar de forma eficiente, somente ventilando.
Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4
2) Câmbio
O câmbio automático de seis marchas do Peugeot 2008 chegou em 2018 ao SUV, deixando a famigerada caixa automática de quatro marchas para trás. No entanto, os donos das versões mais antigas, até ano-modelo 2018, sofrem com “travas”, problemas nas mudanças de marcha e ruídos da contestada caixa AL4.
Alguns donos reportam, inclusive, acidentes causados pelo travamento do câmbio. Em relação ao motor, alguns poucos donos do automóvel relatam barulhos e falhas, o que mostra que os motores 1.6 EC5 e 1.6 THP são mais confiáveis.
Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7
3) Central multimídia
Até a linha 2023, a central multimídia do Peugeot 2008 havia evoluído pouco em relação à tecnologia já existente em outros automóveis. Alguns donos reclamavam da dificuldade de conexão com alguns modelos de smartphones e até problemas com “ghost touch” na multimídia.
4) Barulhos internos
Para além dos problemas citados, os donos de Peugeot 2008 também reclamam sobre barulhos internos vindos da traseira (porta-malas) e nas portas.
Recalls do Peugeot 2008 (H2)
1) Rampa de injeção
Devido à possibilidade de vazamento de combustível no compartimento do motor, com risco de incêndio em casos extremos, a Peugeot convocou proprietários de Peugeot 2008 fabricados entre abril de 2019 e março de 2020 para a substituição da rampa de injeção. Numeração (não sequencial) de chassis: LB000746 até MB502300.
2) Chicote elétrico do limpador de para-brisa
Devido a uma falha na montagem e fixação do chicote elétrico do limpador de para-brisa, sob risco de mau funcionamento e, em casos extremos, risco de acidente com danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros, a Peugeot convocou proprietários de Peugeot 2008 fabricados entre outubro de 2014 e outubro de 2015 para verificação e possível reparo do circuito de alimentação do chicote elétrico. Numeração (não) sequencial de chassis: FB022135 até GB022221.