Peugeot 208: os principais problemas, segundo os donos

Bonitão e com comportamento dinâmico apurado, hatch da marca francesa carrega defeitos pontuais nesta segunda geração
FM
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22.11.2022 às 12:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Bonitão e com comportamento dinâmico apurado, hatch da marca francesa carrega defeitos pontuais nesta segunda geração

A Peugeot sempre se destacou pelo design dos seus carros. Desde o 206 é assim. Com a segunda geração do 208, a marca francesa quis repetir a quebra de paradigmas no segmento de compactos, calcada no estilo bastante arrojado e percepção de acabamento superior. Porém, o 208 não é só uma carinha bonita nem nas qualidades, nem nos defeitos.

Em mais uma reportagem da série da Mobiauto com “Os principais problemas, segundo os donos”, vamos destrinchar alguns defeitos recorrentes do novo 208. No site do Reclame Aqui e em sites e grupos de discussão do hatch da Peugeot, são comuns as queixas a respeito de central multimídia, câmbio automático e suspensão traseira.

Justiça seja feita, são poucas as reclamações em relação ao carro se comparada com outros modelos recentemente lançados. Tem mais reclamação de falta de peças de reposição ou de carros que saíram sem a ponteira dupla de escapamento ou sem o spoiler traseiro prometidos nas versões vendidas do que de defeitos que seriam crônicos. 

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Bonitão e com comportamento dinâmico apurado, hatch da marca francesa carrega defeitos pontuais nesta segunda geração

Peugeot 208: felino arrojado a despeito dos problemas

Lançado em meio à pandemia, em setembro de 2020, esta geração do 208 atraiu olhares pelo design arrojado, evidenciado pelos faróis auxiliares que lembram garras de um felino. O modelo, contudo, trouxe o já manjado conjunto mecânico com motor 1.6 de 118/115 cv e câmbio automático de seis marchas, oriundo daquele 206 já citado…

A despeito do desempenho mais do mesmo e consumo pouco animador, o 208 se destaca pela dirigibilidade. Feito na Argentina sobre a plataforma modular CMP, o hatch compacto tem acerto dinâmico mais firme e entre-eixos curto (2,53 metros), o que dá uma dose de esportividade curiosa ao carro. 

Dentro, o acabamento inspira cuidado.O conceito do i-Cockpit, com destaque para o painel 3D e o volante destacado em estilo manche, realçam uma pretensa esportividade do 208. Mas a conta vem no espaço, bastante reduzido no banco traseiro e no porta-malas, de tímidos 243 litros.

O modelo começou patinando nas vendas, mas o advento do Grupo Stellantis - em janeiro de 2021 - começou a mudar o destino do compacto. Os emplacamentos aumentaram e, em maio de 2022, o 208 ganhou versões mais em conta com o motor 1.0 Firefly de origem FCA - Fiat Chrysler Automóveis.

Vendido em cinco versões, com preços entre R$ 79.990 e R$ 109.990, o hatch hoje passou das 24 mil unidades emplacadas de janeiro a outubro de 2022, e já figura entre os 20 carros mais comercializados do país. Veja agora, os principais problemas do Peugeot 208, segundo os donos.

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Os principais problemas do Peugeot 208 de 2ª geração

1. Central multimídia

Bonitão e com comportamento dinâmico apurado, hatch da marca francesa carrega defeitos pontuais nesta segunda geração

A rainha das queixas em relação ao novo 208 é a central multimídia. São diversos os relatos do equipamento que deixa de funcionar em carros com menos de um mês de uso e que sequer chegaram a 100 km rodados.

Em muitas reclamações, há indícios de problemas no 208, segundo os donos, especialmente na câmera de ré, que trava todo o sistema quando acionada. Tela cinza e “congelamento” do equipamento também são recorrentes. Boa parte ainda não foi respondida.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6

2. Câmbio automático

A caixa Aisin de seis velocidades nem de longe remete aos problemas recorrentes com a antiga transmissão AL4 do 208 de primeira geração. Mesmo assim, a transmissão é motivo de queixa de alguns donos do atual hatch compacto importado da Argentina.

Há depoimentos que dizem que o câmbio trava ou apresenta trancos excessivos. Em outros, barulhos recorrentes vindos da transmissão em veículos que saíram da concessionária não tem um mês. Alguns casos foram respondidos.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

Leia também: Avaliação: Peugeot 208 com motor Fiat é o melhor 1.0 do Brasil

3. Freios

Bonitão e com comportamento dinâmico apurado, hatch da marca francesa carrega defeitos pontuais nesta segunda geração

As queixas que dizem respeito aos freios são variadas. Algumas envolvem barulhos estranhos na hora de acionar o sistema de frenagem, outros de trepidação excessiva no pedal. Em alguns casos, as próprias concessionárias diagnosticaram falhas no sensor do freio, que foram resolvidas em boa parte das ocorrências.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

4. Suspensão

A suspensão traseira é uma fonte recorrente de problemas que envolvem o Peugeot 208, segundo os donos. São casos de barulhos insistentes em modelos com menos de 5 mil km rodados. Os relatos envolvem desde rompimento do suporte do amortecedor, até mesmo troca precoce da referida peça. Muitos dos casos foram respondidos pela marca.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4 

Recalls do Peugeot 208

O Peugeot 208 teve dois chamados desde o lançamento. Um para troca da bomba de combustível de modelos produzidos em julho de 2021 e outro, em unidades feitas entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, para verificação e possível substituição do eixo traseiro, que apresentava riscos de ruptura.

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