Renault Oroch: os principais problemas, segundo os donos
A Renault Oroch foi lançada em 2015 a partir da necessidade de a marca francesa ter uma picape leve na América Latina, o que faz dela a pioneira do segmento, uma vez que a Fiat Toro estreou somente no ano seguinte.
Derivada da plataforma da primeira geração do Duster, a Oroch compartilha com o SUV diversos componentes e motorizações. A picape foi lançada inicialmente com os motores aspirados flex 1.6 de até 115 cv de potência, com câmbio manual de cinco marchas, e o veterano F4R 2.0 de 148 cv com caixa manual de seis.
Um ano depois, em 2016, o propulsor mais potente passou a ser oferecido com a arcaica transmissão automática de quatro marchas que chegou a equipar a minivan Scénic nos anos 2000.
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Embora seja a precursora da categoria de picapes desse porte, a Renault Oroch nunca deslanchou nas vendas devido ao maior apelo da Fiat Toro perante os consumidores. Além de ser um pouco maior e ter um visual mais harmônico, a rival da Oroch oferece mais equipamentos de conforto e segurança e pode ser configurada com motorização turbodiesel e tração 4x4 (recurso que a Oroch oferece apenas no mercado argentino).
No primeiro semestre de 2022, a picape da Renault ganhou a sua primeira atualização. Ela recebeu retoques visuais, melhorias no acabamento interno e equipamentos para ficar mais competitiva. Mas a principal novidade foi a introdução do motor TCe 1.3 turboflex na versão topo de linha Outsider no lugar do antigo 2.0 aspirado.
O novo propulsor, que havia estreado no Duster, entrega 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, combinado à transmissão automática de variação contínua (CVT) com simulação de oito marchas.
A motorização SCe 1.6 flex de 120 cv com câmbio manual de seis velocidades, disponível desde 2016, foi mantida na versão de entrada PRO e na intermediária Intense, mais voltadas ao uso comercial.
Novo painel com velocímetro digital, central multimídia atualizada com tela flutuante de 8 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, entre outros itens, contribuíram para deixar a Renault Oroch mais refinada em sua configuração mais completa.
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Para favorecer a dirigibilidade e a segurança, a picape passou a ser equipada com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e sistema anti-capotamento. No entanto, nem a versão topo de gama traz airbags laterais ou de cortina além das obrigatórias bolsas infláveis frontais.
Mesmo com essas melhorias, a Renault Oroch ficou distante da rival Fiat Toro nas vendas em 2022. No ano passado, o modelo registrou apenas 12 mil emplacamentos ante as 49.573 unidades vendidas da concorrente.
Apesar de ser um carro robusto e com mecânica relativamente simples, a Renault Oroch é motivo de queixas por parte dos proprietários. Em grupos de discussão sobre o modelo e no site Reclame Aqui, há relatos diversos que dizem sobre o alto consumo de combustível, o fraco desempenho dos motores 1.6 e a baixa qualidade do acabamento interno.
No entanto, o que realmente mais tem dado dor de cabeça aos consumidores é o mau funcionamento do ar-condicionado e defeitos na transmissão. O atendimento nas concessionárias também é fonte de reclamações dos clientes da picape, que se queixam, principalmente, da demora no envio de peças.
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Principais problemas da Renault Oroch, segundo os donos:
Ar-condicionado não funciona corretamente
Alguns donos da Renault Oroch se queixam de ruídos e mal funcionamento no sistema de ar-condicionado da picape. Os relatos são de unidades novas, com baixa quilometragem. Algumas reclamações foram respondidas e resolvidas pelo fabricante.
Problemas no câmbio
O câmbio, seja manual ou automático, também gerou queixas por parte dos proprietários da Renault Oroch. Apesar de a montadora ter resolvido alguns casos, há relatos de clientes que tiveram de desembolsar altos valores para a troca da transmissão.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3
Recalls
A Oroch já passou por seis chamados para o reparo ou troca de componentes:
Airbag do motorista – Oroch fabricadas entre 14/09/2016 até 19/06/2019, chassis envolvidos (não sequencial): HJ499387 até HJ589223, KJ526365 até KJ799840 e LJ002342 até LJ998632
Mangueira de alta pressão da direção hidráulica – Oroch fabricadas entre 29/07/2016 até 24/08/2016, chassis envolvidos (não-sequencial): HJ246869 até HJ557912
Parafusos de fixação do eixo traseiro e berço dianteiro do motor – Oroch fabricadas entre 03/08/2016 até 29/09/2016, chassis envolvidos (não-sequencial): HJ246869 até HJ589223 & JJ582317
Vedação do servo freio – Oroch fabricadas entre 23/08/2017 até 08/03/2018, chassis envolvidos (não sequencial): J000117 até JJ999496 e KJ209921 até KJ311299
Orifício do compartimento de alimentação do motor – Oroch fabricadas entre 24/07/2019 até 21/01/2020, chassis envolvidos (não-sequencial): LI097432 até LI194484
Cilindros de ignição – Oroch fabricadas entre 14/02/2020 até 31/08/2020, chassis envolvidos (não-sequencial): J382925 até J549677
Jornalista Automotivo