Renault Sandero segue vivo na Europa e terá até versão elétrica
A Renault está prestes a lançar oficialmente o Renault Kardian, o novo SUV compacto da fabricante está chegando no mercado querendo ser o símbolo da marca no Brasil, algo que já aconteceu com o Sandero.
Enquanto aqui o hatch foi praticamente descontinuado, seguindo apenas a versão Stepway, na Europa, o Sandero foi e continua sendo um sucesso por parte da fabricante francesa, porém, por lá, o modelo representa a marca Dacia, subsidiaria romena da Renault.
No velho continente, o está na sua sétima geração. A novidade é que a Renault começou a dar pistas da oitava geração, que terá direito até a variante elétrica.
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A informação foi confirmada por Denis Le Vot, CEO da Dacia, em entrevista ao portal Automotive News Europe durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça: “A próxima geração do Sandero terá motor de combustão, mas também terá versão elétrica”.
Para termos noção do quão grande é o mercado hatch por lá, o Sandero foi o modelo mais vendido da Dacia em 2023, tendo ao todo 235.839 unidades emplacadas, e segundo dados da Dataforce, o hatch foi o segundo modelo mais vendido da Europa, ficando apenas atrás do Tesla Model Y.
Le Vot ainda comentou o tempo de mercado que esse novo Sandero ficará disponível: “Ele nascerá em 2027 ou 2028 e durará até 2035”, já que em 2035, a União Europeia passará a exigir que os modelos vendidos em seus países sejam apenas elétricos.
O novo Sandero ainda deverá ser uma mistura entre hatch e SUV, como afirmou o CEO: “A próxima geração do Sandero será um carro enorme”. Resta saber qual a referência de tamanho que Le Vot usou. Vale lembrar que a plataforma do atual Sandero, a CMF-B, a mesma do Kardian, permite carros de até quase 5 metros de comprimento.
Jornalista Automotivo