Sistema que promete economizar 80% de combustível é acusado de golpe

Clientes registram dezenas de reclamações contra o dispositivo Econoflex no Reclame Aqui. Vendas estão suspensas, mas anúncios do produto nas redes sociais bombam
Vinicius Moreira
Por
31.10.2023 às 17:00 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Clientes registram dezenas de reclamações contra o dispositivo Econoflex no Reclame Aqui. Vendas estão suspensas, mas anúncios do produto nas redes sociais bombam

Dificilmente um dono de carro popular no Brasil não buscou um modo de economizar combustível. Seja guiando de uma forma menos arrojada ou procurando o melhor posto, o consumidor até apelou para as soluções da internet. Algumas delas, já manjadas de motoristas mais antenados, são os famigerados economizadores de combustível.

Um que feito barulho na internet no momento é o Econoflex, dispositivo instalado externamente na flauta dos bicos injetores de combustível do veículo. Conforme ilustrado em alguns vídeos nas redes sociais, o mecanismo funciona como uma espécie de filtro e promete reduzir a injeção de combustível.

Você também pode se interessar:

Além do Econoflex, outras marcas também vendem dispositivos similares, sempre com a promessa de queda no consumo. A porcentagem de economia varia para cada anunciante, mas o site da Econoflex diz garantir ao consumidor até 80% de diminuição.

Entretanto, as promessas das propagandas da marca conflitam com os registros de insatisfação com parte dos consumidores. Até o momento, só o site Reclame aqui já registra mais de 26 reclamações não respondidas da Econoflex Brasil, isso apenas nos últimos seis meses.

As demandas variam desde produto não entregue até a acusação de golpe após o dito economizador de combustível não funcionar. A seguir, alguns relatos de consumidores. Decidimos respeitar a escrita original dos textos. Confira:

"Comprei o produto, demorou 16 dias para chegar, ok chegou, [mas] não é igual. [...] Instalei no meu carro, fazia 12 [km/l] na cidade com Gasolina, agora com econometria faz 6.5 km/l. Meu carro é [um] Prisma 1.4 2015. Tentei contato, ele [vendedor] me bloqueio, resumo, perdi R$ 320. Gente, não compra, não funciona", relata um comprador do Econoflex no Reclame aqui.

"Comprei o prometido economizador de combustível de empresa Econoflex, o produto não funciona e ainda danificou meu motor. Estou falando com meu advogado para ver como vamos proceder, mas deixo aqui meu recado que não caiam na mesma história que cai", afirma outro, no mesmo site.

"Realizei a compra do produto, anunciado no Instagram, ao chegar o produto imediatamente fiz o teste colocoquei no carro, e fui testar, o carro não consegue andar, quando vó e aperta o acelerador o carro morre, entrei em contato com o vendedor falando que não estava prestando no meu carro, que queria devolver pq não ia ficar com um produto que não cumpri o que promessas, eles falam que o carro não perde força que só dá economia de combustível, o mesmo falou que não ia devolver nada, e começou a dizer as coisas e bloqueou no Instagram e no whatsapp e fiquei com o prejuízo da peça!"", reclamou um terceiro.

"Comprei o produto, não funciona e o mecânico me disse que remove esse tipo de produto diariamente, sob reclamação de redução brusca no rendimento do motor do veiculo. Não consigo falar com o vendedor! Simplesmente desapareceram! Não comprem! Por favor!", avisou outro cliente da empresa.

Comentários bloqueados

No Instagram, a Econoflex Brasil possui 104 mil seguidores e, logo na bio da página, o anunciante alega que o produto pode economizar de 40% a 80% de combustível. Além disso, o perfil possui várias publicações com vídeos de instalação do produto, assim como possíveis números de vendas para alegar sua confiabilidade.

Outro ponto para chamar a atenção dos possíveis compradores são os relatos de supostos clientes satisfeitos com o dispositivo. Entretanto, os comentários estão desativados em todas as publicações da empresa no Instagram.

Aliás, quem acessar o site da Econoflex nesta segunda-feira (30) não vai conseguir comprar o economizador de combustível. Isso porque as vendas do produto foram pausadas.

Em um posicionamento no perfil do Instagram, a Econoflex alega: "Atenção, estamos com nossa central de atendimento totalmente congestionada, pedimos a compreensão de todos e estamos dando prioridade aos clientes que já compraram e ainda não receberam os códigos de rastreio".

Além disso, entramos em contato com a empresa pelos canais disponíveis, mas até o momento não recebemos uma resposta.

Economizador de combustível funciona?

Pensando no funcionamento do dispositivo vendido na internet, a Mobiauto consultou a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) sobre o Econoflex. Referência no segmento de soluções automotivas, a AEA foi taxativa no posicionamento: “A entidade recomenda não utilizar produtos não homologados pelos fabricantes de veículos Automotores”.

Durante os picos de aumento do combustível no país, é comum ver anúncios, principalmente na internet, de fórmulas, sistemas e dispositivos com soluções milagrosas para o motorista poupar dinheiro ao encher o tanque. Até mesmo chips ou conectores na central de injeção eletrônica são vendidos com a promessa de uma melhor eficiência no consumo.

Vale a pena ressaltar que existem formas mais seguras e comprovadas de se economizar combustível. Antecipar frenagens e desacelerações, não deixar o tanque na reserva, assim como respeitar os limites para troca de marcha são formas de garantir uma economia no consumo. Por outro lado, a falta de atenção com a calibragem dos pneus e manutenção das velas são duas formas de elevar os níveis de gasto com combustível. Sempre bom lembrar da velha “banguela”, que durante um bom tempo permaneceu no imaginário social como mecanismo para usar menos combustível, mas que o com o advento da injeção eletrônica caiu de vez.


Comentários