Tesla Cybercab: como é o novo carro da marca que ninguém pode dirigir
Após criar polêmica com a Justiça brasileira sobre questões envolvendo a sua rede social X (antigo Twitter), o bilionário Elon Musk volta a chamar a atenção no mundo automotivo. Desta vez, o dono da Tesla apresentou de uma só vez um carro autônomo e uma van elétrica.
Você pode se interessar por:
- BYD Seal ganha tecnologia da Tesla para dirigir e manobrar sozinho
- Toyota, Ferrari, Tesla: quanto vale uma marca de carros?
- Carros mais vendidos do mundo em 2024: Tesla vende mais que Toyota
- Perda de R$ 2,5 trilhões acende luz amarela para a Tesla
De acordo com Musk, o Tesla Cybercab será lançado a partir de 2027 com a proposta de assumir completamente a função do motorista. O carro de dois lugares não possui volante e nem pedais de acelerador e freio, uma vez que a única tarefa dos ocupantes será definir na tela da multimídia a rota que o veículo deverá seguir.
As portas do tipo “tesoura”, que se abrem verticalmente como em alguns modelos da Lamborghini, são os elementos mais ousados da carroceria com linhas minimalistas e silhueta de cupê. O Cybercab segue o estilo da picape Cybertruck, com faróis e lanternas interligados horizontalmente por uma faixa de LED.
A Tesla não divulgou detalhes técnicos do modelo, mas diz que o Cybercab é capaz de rodar um dia inteiro sem precisar parar para recarregar. Antes de ser lançado, o carro autônomo precisa ser homologado pelas autoridades norte-americanas.
Van elétrica para 20 passageiros
Já a van elétrica Robovan se destaca pelo visual que remete a um trem de alta velocidade. Capaz de transportar até 20 passageiros, o veículo também tem condução autônoma, que elimina a necessidade do posto do motorista.
A Robovan também não teve detalhes técnicos e de autonomia divulgados, mas a Tesla diz que ela fará parte do projeto de mobilidade urbana Tesla Network, que ainda não tem previsão de ser lançada.